Panorama
 
 
 

PLATAFORMA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS TEM COMITÊ GESTOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

(01/08/2008) Embrapa - Pesquisadores que atuam na área de mudanças climáticas se reuniram na quinta-feira (31) na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília (DF). Na ocasião, foi instalado o comitê gestor da Plataforma de Mudanças Climáticas da Embrapa, criada com o intuito de coordenar as discussões e atividades que acontecem na empresa a respeito do tema.

A Plataforma foi articulada pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), a partir de um pedido de avaliação da diretoria executiva da empresa a respeito do estado da arte das pesquisas sobre as alterações ocorridas no clima do planeta e como isso afeta a agricultura. Além de pesquisadores da Embrapa, o comitê gestor tem participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).


“A Plataforma vai funcionar como um comitê assessor”, explica o coordenador do comitê gestor Ladislau Martin Neto, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos – SP). O próximo passo será definir a estratégia de ação e as prioridades de investimentos e de esforços científicos. “O que se pretende estabelecer é uma agenda. Nesta primeira reunião, foram identificados vários itens que esperamos estar executando em breve”, diz.

Ele também se disse satisfeito com as possibilidades de sinergia com outras instituições. A plataforma deve integrar, por exemplo, a Rede de Pesquisa em Mudanças Climáticas, coordenada pelo MCT. “Eles estão vendo [a iniciativa da Embrapa] como um ponto focal para poder motivar, incentivar e alavancar ações importantes no tema das mudanças climáticas globais”, diz.

Estado da arte

Para o chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas - SP), Eduardo Assad, que também faz parte do comitê gestor, a questão das mudanças climáticas já vem sendo trabalhada de forma abrangente pela empresa. “Nós temos 212 projetos de pesquisa em andamento e acabaram de ser aprovados mais 2 projetos. Já foram investidos mais de 30 milhões de reais na Plataforma. Cerca de 100 pesquisadores da empresa estão envolvidos com pesquisas em mudanças climáticas”, diz.

Entre o que já vem sendo estudado a respeito de mudanças climáticas na Embrapa, Assad diz que os trabalhos envolvem diversas frentes de pesquisa. “Temos trabalhado muito com os sistemas de produção e mitigação, alguma coisa de vulnerabilidade também tem sido feita e agora estamos tentando melhorar o balanço de gases de efeito estufa nos sistemas de produção e tentar chamar as ações e estudos de adaptabilidade”, destaca.
Vitor Moreno
Assessoria de Comunicação Social – Embrapa

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.