Panorama
 
 
 

POLÍCIA AMBIENTAL JÁ REALIZOU 49 ANULAÇÕES POR QUEIMA ILEGAL DA PALHA DA CANA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2008

04/08/2008 - Propriedades no interior do estado receberam autuações que somam mais de R$ 1,4 milhão por queima ilegal da palha de cana, entre os meses de junho e julho últimos. A Polícia Militar Ambiental emitiu 49 Autos de Infração Ambiental (AIA) nesse período, para aqueles que fizeram a queima em horário proibido ou que queimaram área não autorizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA).

A queima da palha foi proibida por resolução, pela SMA, no período entre 6h e 20h, entre os dias 1° de junho e 30 de novembro, devido ao tempo seco que o estado registra nesse período, o que agrava a concentração de poluentes e a saúde da população. Além disso, a propriedade precisa de autorização da SMA para realizar a queima da palha da cana, no horário permitido.

Este ano, a Secretaria autorizou a queima de apenas 2,2 milhões de hectares, número 35% menor do que o que foi solicitado. Quando, porém, a umidade relativa do ar do município fica abaixo de 20%, a queima da palha de cana é proibida em qualquer horário. Tal procedimento já ocorreu duas vezes no mês de julho, na região de São José do Rio Preto.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente possui vários mecanismos de controle e fiscalização da queima ilegal da palha da cana. A Polícia Ambiental, que conta com a atuação de cerca de 2.200 policiais para suas diferentes ações no interior do estado, tem sido essencial na verificação da queima em propriedades e horários autorizados.

As denúncias de queima ilegal podem ser feitas pelo Disk PM (0800-0555-190), pelo Disque Meio Ambiente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (0800-11-3560) ou na Agência Ambiental mais próxima.
Texto: Ludmilla Fregonesi Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.