Panorama
 
 
 

POLUIÇÃO PREJUDICA O RIO NA DISPUTA PARA SER SEDE DAS OLIMPÍADAS, ALERTA MINISTÉRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

8 de Agosto de 2008 - Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A chance do Brasil sediar as Olimpíadas de 2016 pode ir por água abaixo se o Rio de Janeiro não melhorar os índices de poluição, principalmente quanto ao esgoto que é lançado sem tratamento nas lagoas e no oceano. O alerta foi feito hoje (8) pela secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira. Ela participou de um encontro para debater os impactos que as mudanças climáticas podem trazer à cidade.

Izabella também chamou atenção para a poluição causada pelos automóveis, que podem deixar o ar da cidade esfumaçado, parecido como o de Pequim, onde se realizam os Jogos Olímpicos.

“Um dos capítulos obrigatórios pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) é a questão ambiental. Hoje, isso é uma variável decisiva, que está no centro das decisões de qualquer iniciativa global. O Rio de Janeiro tem uma beleza natural, que é um valor ambiental fantástico, mas também tem um grande desafio, que é resolver a questão do saneamento”, disse a secretária-executiva do MMA.

Para ela, o problema ambiental também está relacionado ao sistema de transportes na cidade, baseado no uso de veículos movidos à derivados de petróleo, com uma frota de automóveis crescente. “A cidade do Rio tem que caminhar na direção dos transportes coletivos, principalmente o metrô”, sentenciou Izabella.

A secretária de Ambiente do Rio, Marilene Ramos, também alertou sobre a gravidade do problema, pois o Brasil compete com outros países para trazer as Olimpíadas e problemas ambientais podem tirar pontos decisivos na disputa.

“Uma das questões que nós vamos enfocar no plano que apresentaremos no caderno de encargos em fevereiro do próximo ano é o enfrentamento das questões ambientais aqui no estado. Estamos trabalhando fortemente na construção de um pacto pelo saneamento e num plano de enfrentamento de mudanças climáticas para definir o que vamos fazer até 2016 para receber esses atletas com um estado ambientalmente melhor”, disse a secretária.

“Se nós não mostrarmos que temos condições de ter a Baía de Guanabara e as lagoas de Jacarepaguá despoluídas e qualidade do ar adequada, dificilmente nós vamos conseguir nos classificar para termos essas Olimpíadas aqui”, assinalou Marilene.

O Brasil já concorreu duas vezes para sediar as Olimpíadas, em 2004 e 2012, e foram justamente os problemas ambientais que ajudaram a tirar pontos do país.

+ Mais

São Paulo e Porto Alegre representarão Brasil em exposição sobre qualidade de vida

8 de Agosto de 2008 - Mylena Fiori - Enviada especial - Pequim (China) - As cidades de São Paulo e Porto Alegre – e mais 53 no mundo – foram eleitas modelo de práticas urbanas pela organização da Expo Xangai que se realiza em 2010. A participação brasileira na feira universal foi formalizada hoje (8), em Pequim, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com o tema Um Melhor Cidade, Uma Vida Melhor a Expo Xangai 2010 mostrará experiências bem sucedidas e discutirá alternativas de melhoria da qualidade de vida. O Brasil adotará o tema Cidade Melhor, Cidade Feliz e contará com um pavilhão de 3 mil metros quadrados. São Paulo foi incluída na categoria Bons Lugares para Viver, com o destaque do seu sistema de limpeza pública. Porto Alegre entrou na categoria Urbanização Sustentável e exibirá exemplos de harmonia social.

O pavilhão brasileiro também apresentará práticas de outros municípios voltadas para qualidade de vida, meio ambiente, desenvolvimento industrial e avanço científico e tecnológico. O governo brasileiro também pretende aproveitar a visibilidade da exposição para divulgar a Copa do Mundo de 2014 e, caso o Rio de Janeiro tenha sido eleito, os Jogos Olímpicos de 2016, e promover setores de competitividade internacional.

Outros 172 países e 33 organizações internacionais já confirmaram presença na Expo Xangai 2010. A feira universal tem duração prevista de seis meses – de 1 de maio a 31 de outubro de 2010 - e deve receber 70 milhões de visitantes.

Acompanhe a cobertura olímpica multimídia da equipe da Empresa Brasil de Comunicação no site China 2008.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.