Panorama
 
 
 

PROJETO DE CONDOMÍNIO PREVÊ RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DOS SINOS EM ESTEIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

(07/08/2008) O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes conheceu o projeto de loteamento do Condomínio Ecoville, que prevê obras em torno do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O processo relativo ao empreendimento já está tramitando na Fepam para o licenciamento.

O condomínio será construído em uma área de 60 ha dividido em três, sendo um deles destinado a habitação social que será construída pela Prefeitura de Esteio, englobando um processo de ocupação sustentável da área. Todo o empreendimento situa-se na faixa entre o Arroio Sapucaia ao Norte e a oeste a BR 116.

O projeto prevê a recuperação ambiental de toda a mata ciliar no rio dos Sinos, bem como a recuperação da área, prevendo a construção de um Parque Público de Pesquisa e gestão ambiental das áreas públicas por uma associação comunitária, a ser criada com a participação do terceiro setor.

A apresentação do projeto foi feita pelo arquiteto Oscar Echer, com a presença da prefeita de Esteio, Sandra Silveira; da diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, da diretora técnica da Fepam, Maria Elisa Santos Rosa e empresário Ronaldo Bolonhese.
Foi instituído um grupo de trabalho na Fepam para avaliar a solicitação da Licença Prévia (LP).
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Começa o cadastro on-line de usuários da Bacia do Rio Santa Maria

(05/08/2008) O Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) colocou a disposição em seu endereço eletrônico (www.sema.rs.gov.br), a partir desta terça-feira (05), o cadastro para usuários da água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. O cadastramento on-line será possível até o dia 31 de março de 2009. O DRH alerta que todos os usuários devem fazer o cadastro, tendo outorga ou não.

Conforme o diretor do DRH, Paulo Renato Paim, o cadastramento on-line é um marco dentro do Sistema de Recursos Hídricos, pois a partir disso a outorga de uso da água passa a ser um instrumento concreto de gestão. “A outorga deixa de ser um ato cartorial e passa a ser garantia de acesso à água para todos”, destaca Paim.

A Bacia do Rio Santa Maria foi dividida em 21 sub-bacias e em cada uma delas está sendo criada uma associação de usuários, que farão um pacto de distribuição da água disponível entre os diversos usos. As associações serão mediadas por agentes treinados pela Sema.

O DRH informa que as outorgas precárias (em caráter temporário) com data de validade até 31 de julho deste ano serão prorrogadas até 31 de março de 2009. As outorgas emitidas em 2006 ou em ano posterior, mas de forma não precária, devem obedecer ao seu prazo de validade.

Já as barragens existentes na Bacia do Rio Santa Maria devem ser regularizadas a partir de hoje (11/7) até 30 de janeiro de 2009, em observância às leis 10.350/94 (Lei Gaúcha das Águas) e 2.434/54 (alvará) e aos termos de referência do DRH.

 
 

ASSECOM SEMA/ FEPAM

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.