Panorama
 
 
 

APENAS DUAS DISTRIBUIDORAS DE CERVEJA APRESENTAM PLANO PARA RECOLHER LONG NECK

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2008

Apenas duas empresas distribuidoras de cerveja – Companhia de Bebida das Américas (Ambev) e Kaiser – e um representante dos fabricantes de garrafas long neck – a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) - apresentaram nesta segunda-feira (11) o plano de ação solicitado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Ministério Público Estadual para estimular a reciclagem das garrafas long neck no Paraná.

“Esta era a data final para apresentação do plano informando a quantidade de long necks disponibilizadas no Paraná, a taxa de reciclagem do produto e formas de evitar que este resíduo chegue aos aterros sanitários. Agora as empresas que não apresentaram estão sujeitas à multa”, informou o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues. Em reunião realizada há 30 dias, três fabricantes e cinco empresas distribuidoras se comprometeram a apresentar as informações solicitadas.

Segundo Rasca, os planos serão analisados pela Secretaria do Meio Ambiente e Ministério Público e, se aprovados, colocados em prática para evitar que as garrafas sejam descartadas nos aterros sanitários. “Caso não sejam aprovados e sejam necessárias complementações, estas deverão ser apresentadas o mais breve possível para evitar uma eventual autuação”, antecipou.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente, Saint Clair Onorato Santos, é ainda mais incisivo. “A proposta do Ministério Público continua a mesma. Se as empresas não utilizarem embalagens reutilizáveis, devem ser punidas pelo passivo ambiental que geram”, afirmou.

A garrafa long neck foi criada para concorrer com outros segmentos de embalagens de bebidas, como garrafas PET e latas de alumínio, sem considerar o seu prejuízo ambiental. Para baratear custos, os fabricantes desenvolveram uma garrafa que é reciclável, mas não é retornável e ainda possui menor resistência. Isso a torna menos interessante que suas concorrentes para a indústria da reciclagem.

DESPERDÍCIO ZERO - A iniciativa de incluir grandes geradores de resíduos nos processos de coleta e reciclagem dos produtos que disponibilizam no mercado – como determina legislação federal 6.938/81 que aborda, entre outros temas, a ‘responsabilidade solidária’ na destinação final dos resíduos sólidos, e a lei estadual 12.493/99, que dispõe sobre a destinação final dos resíduos no Paraná – é do programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente.

O coordenador do programa, Laerty Dudas, explicou que as parcerias são fundamentais para o sucesso da estratégia. “O que não está acontecendo. Afinal, foram dois distribuidores e um representante dos fabricantes que apresentaram os planos de ação. Isso já demonstra a falta de integração da cadeia”, alertou.

De acordo com Dudas, sem integração entre os diferentes atores desta cadeia produtiva (que são os envasadores, fabricantes de embalagens e pontos de venda, por exemplo), a destinação final fica sob a responsabilidade dos consumidores. “E aqui no Paraná a lei determina que estes atores todos participem do processo de destinação final”, concluiu.

+ Mais

Governo e Tetra Pak promovem evento para incentivar reciclagem de embalagens

Cerca de duas mil estudantes são esperadas para o evento ‘Longa Vida ao Planeta’, que será promovido nesta quarta-feira (13), em Curitiba, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a empresa Tetra Pak para mostrar o processo de reciclagem de embalagens cartonadas.

Durante o evento, também serão apresentados os resultados práticos do Plano de Ação “Paraná e Tetra Pak em Ação - Longa Vida para o Meio Ambiente”, elaborado em conjunto pelas instituições para garantir o escoamento sustentável e a reciclagem das embalagens no Estado.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explica que o ‘Longa Vida ao Planeta’ tem como objetivo estimular a separação dos resíduos e valorizar a embalagem fabricada pela Tetra Pak como material reciclável. “Assim estaremos incentivando a reciclagem da embalagem cartonada, pois muitas pessoas ainda desconhecem seu potencial de reaproveitamento”, destacou. “Ela não só pode, como deve ser reciclada. Em sua composição estão recursos naturais como a madeira das árvores, para produzir papel; petróleo, para fabricação do plástico; e o mineral bauxita, para extração de alumínio”, completou.

Segundo ele, a educação ambiental é um dos grandes alicerces do plano de ação elaborado a quatro mãos. Além da educação ambiental, o Plano de Ação aposta em outras três áreas de atuação para aumentar a reciclagem das embalagens: incentivo ao trabalho de cooperativas para aumentar a captação das embalagens, às iniciativas regionais de comercialização das embalagens e ao desenvolvimento de novas empresas recicladoras com agregação de valor ao produto.

CIRCUITO – Alunos de 30 escolas de Curitiba e Região Metropolitana foram convidadas a percorrer o ‘Longa Vida ao Planeta’, um circuito que irá mostrar a ‘vida’ da embalagem – desde sua fabricação até a separação dos produtos que a compõe e produtos que podem ser feitos com o reaproveitamento dos materiais.

Um dos produtos que serão apresentados é a “Versão Verde”, uma compilação com 448 páginas das cartilhas desenvolvidas pelo programa Desperdício Zero, da Secretaria do Meio Ambiente. A publicação foi montada com papel feito a partir de embalagens longa vida recicladas.

Monitores irão acompanhar os estudantes durante o percurso, esclarecendo dúvidas e dando dicas de reciclagem. O evento, que é aberto ao público, ainda contará com apresentações teatrais e distribuição de materiais didáticos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.