Panorama
 
 
 

BRASIL VAI PRECISAR DA ENERGIA NUCLEAR NO FUTURO, INDICA ESPECIALISTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

13 de Agosto de 2008 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O Brasil não poderá prescindir da energia nuclear no futuro porque, da mesma forma que o petróleo é um bem finito, os recursos hidrelétricos do país podem acabar. A avaliação foi feita hoje (13) pelo coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde José de Castro.

“O potencial hidrelétrico vai ser ocupado. Vai acabar. E aí o Brasil já tem que hoje, olhando para o futuro, ir diversificando a sua matriz de energia elétrica. E a energia nuclear é necessária. Não há como você tirar a [fonte] nuclear de estudos de mudança da matriz energética”.

O economista afirmou que países desenvolvidos como Estados Unidos e Inglaterra estão voltando a investir na área nuclear. “Também a Europa vai reinvestir em energia nuclear porque ela não gera efeito estufa”, previu Castro.

Segundo ele, o problema ambiental gerado pelo armazenamento dos resíduos atômicos pode ser minimizado diante do benefício com o uso dessa fonte de energia. O economista acredita que, com o reinício das obras de Angra 3, a questão da destinação dos resíduos certamente será equacionada de forma satisfatória.

Já o economista do Gesel, Roberto Brandão, classificou o leilão de linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica do Rio Madeira (RO), como um marco para o país, devido à extensão que será percorrida para levar energia de Rondônia até São Paulo.

O leilão deverá ser realizado em setembro deste ano. Serão ao todo 2.400 quilômetros de linhas de transmissão de energia, leiloadas no modelo de linha em corrente contínua, pouco usado em nível mundial, segundo Brandão.

Ele classificou o leilão de uma iniciativa original. “É [um leilão] original porque os próprios agentes privados vão decidir se vão ser dois elos de corrente contínua ou um elo de contínua e outro de corrente alternada.”

+ Mais

Entidade internacional inclui Angra 2 entre as melhores usinas nucleares do mundo

14 de Agosto de 2008 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A inclusão da Usina Nuclear de Angra 2 entre as melhores do mundo, segundo o ranking da Associação Mundial dos Operadores Nucleares (Wano, da sigla em inglês), é resultado de um trabalho muito forte, feito em equipe por seus empregados. A afirmação é do superintendente de Operações de Angra 2, Antonio Carlos Mazzaro. A usina ficou acima da média em oito dos 13 itens usados para comparar o desempenho de usinas nucleares nos últimos 36, 24, 18 e 12 meses.

Em índices como segurança industrial e rede elétrica externa, Angra 2 mostrou a melhor performance em sua categoria, informou a Eletronuclear, estatal que administra e opera as unidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada em Angra dos Reis, no litoral fluminense.

Em entrevista à Agência Brasil, Mazzaro disse que o destaque dado a Angra 2 mostra que p país está “no caminho correto em termos de operação de uma usina nuclear desse porte”. O ranking da Wano reforça não só as condições positivas de operação, mas também de sustentabilidade e de segurança da usina brasileira, ressaltou.

Segundo ele, a prioridade na operação da usina é sempre segurança, e isso está surtindo efeitos positivos. “Em tudo que fazemos aqui, do trabalho rotineiro mais simples até os mais complexos, a prioridade é segurança. E está comprovado que, nos indicadores relacionados à segurança, estamos num patamar muito bom, comparável e até melhor que as melhores usinas do mundo.”

Angra 2 opera atualmente com 100% de potência, gerando 1.350 megawatts (MW) de energia elétrica. Junto com Angra 1, a usina responde pelo abastecimento de 50% da energia elétrica necessária para o estado do Rio de Janeiro. Quando Angra 3 for concluída, deverá somar mais 1.400 MW de potência à energia gerada. “As três usinas juntas deverão gerar energia suficiente para suprir 80% das necessidades do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Mazzaro.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.