Panorama
 
 
 

ESCRITÓRIO DO IBAMA EM BAGÉ APREENDE CARGA DE CASTANHEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF)
Agosto de 2008


Porto Alegre (13/08/2008) - Agentes de fiscalização do Escritório Regional do Ibama de Bagé/RS, estiveram hoje em Pinheiro Machado (cidade distante 354 quilômetros da Capital) para verificar uma denúncia sobre a procedência e legalidade de uma carga de madeira serrada que estava sendo comercializada em uma loja de material de construção daquela cidade.

Segundo o chefe do Escritório, analista ambiental Régis Fontana Pinto, a carga chamou a atenção do comprador da madeira por possuir “vasos traumáticos” (ou veios) característica comum na castanheira (Bertholletia excelsa), espécie ameaçada de extinção e proibida de corte.

No local, a equipe do Ibama verificou que a espécie discriminada na Nota Fiscal e no Documento de Origem Florestal (DOF) como cedrinho (Erisma uncinatum) não correspondia à carga apresentada. Amostras do produto florestal foram coletadas e serão remetidas ao Laboratório de Produtos Florestais (LPF) em Brasília/DF para confirmação da espécie.

O caminhão e a carga de 13 m³ provenientes de uma madeireira de Pelotas foram apreendidos e levados para um local escolhido pelo Ibama e a empresa autuada em R$ 3.846,00. O procedimento foi realizado pelos agentes João Maia e Luis Cláudio Sanches e pelo chefe do escritório.
Maria Helena Annes
Ascom/Ibama/RS
Foto: Eesreg/Ibama Bagé

+ Mais

TRF da 1ª Região permite deságio e leilão de boi pirata ocorre na próxima semana

Brasília (13/08/2008) - O Tribunal Regional Federal da 1ª Região permitiu que o Ibama realize leilão dos bois apreendidos por ordem da Justiça Federal na Estação Ecológica da Terra do Meio e reduza o valor do lance inicial. “Determino, em caráter de urgência, o regular prosseguimento do leilão do rebanho descrito, nestes autos, observando-se, se possível, o preço mínimo não inferior a 50% do seu valor de mercado”, manifestou-se o desembargador do TRF da 1.ª Região, Souza Prudente.

A decisão é uma resposta ao pedido de reconsideração feito pela Procuradoria do Ibama contra liminar, obtida pelo fazendeiro Lourival Medrado dos Santos, que havia estabelecido em R$ 3.151.530,35 o preço mínimo para o leilão do gado, o mesmo valor cotado para o leilão do dia 21 de julho.

Diante da decisão do desembargador, o Ibama solicitou à Companhia Nacional de Abastecimento-Conab a marcação de novo leilão para o dia 19 de agosto, próxima terça-feira. Os valores mínimos exigidos para o arremate dos lotes do gado apreendido devem ser divulgados nesta sexta-feira (15). A maior parcela dos recursos arrecadados será repassada ao Fome Zero, estratégia do governo federal de combate à fome e à pobreza coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Na decisão proferida, o desembargador federal Souza Prudente levou em consideração, entre outros fatos, a “flagrante desobediência à ordem judicial”, pois há mais de um ano e meio a Justiça havia determinado ao fazendeiro Lourival Medrado dos Santos que retirasse o rebanho da Estação Ecológica.

O desembargador afirma que “não há, pois, como se admitir que o agravante, após descumprir, acintosamente, a determinação judicial em referência, sujeitando-se, inclusive, ao pagamento da multa pecuniária fixado pelo juízo monocrático e às sanções penais cabíveis, agora venha lançar mão de expedientes mercadológicos, abusivamente protelatórios, para inibir, por vias indiretas, a retirada do rebanho da aludida área, agravando ainda mais e criminosamente o dano ambiental, ali, instalado, numa área de Conservação Ambiental e de Proteção Integral.”

O juiz determinou ainda que o edital do novo leilão dos bois piratas informe que o arrematante assumirá o compromisso de proceder à integral retirada do rebanho da estação ecológica num prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais dez.
Christian Dietrich
e Sandra Sato
Ascom/Ibama

+ Mais

Ministério Público Estadual doa ao Ibama de Marabá veículo oriundo de transação penal

Belém (14/08/08) - Na manhã de hoje, a Gerência do Ibama em Marabá recebeu uma doação do Ministério Público Estadual (MPE). É um utilitário, L200, 4×4, oriundo de transação penal realizada pelo MPE neste ano. O processo penal foi resultado da condenação de uma siderúrgica multada pelo Ibama há dois anos.

De acordo com o gerente do Ibama em Marabá, Leo Bento, o veículo será utilizado principalmente em ações conjuntas do MPE e Ibama no município.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.