Panorama
 
 
 

MINC DISCUTE LICENCIAMENTO DO TRECHO DA BR 319

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

12/08/2008 - Daniela Mendes - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, recebeu na tarde desta terça-feira (12) o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, para discutir o licenciamento ambiental da BR 319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), e de parte da BR 317, que forma um corredor ligando o rio Purus no Amazonas à rodovia Interoceânica, conectando o Acre aos portos do sul peruano.

Nascimento solicitou que fosse agilizado pelo Ibama o processo de concessão da licença prévia de um trecho da BR 319 para que as obras sejam licitadas e também pediu celeridade na análise do EIA-Rima de um trecho de cerca de 100km da BR 317 que liga o Acre ao Amazonas e permitirá acesso à Zona Franca de Manaus e ao Oceano Pacífico.

No essencial às questões (sobre a BR 319) estão muito bem encaminhadas e dependem da qualidade do estudo que será entregue no dia 29 e da execução dos programas ambientais já previstos. A nossa previsão é, segundo a direção de licenciamento do Ibama, que em 40 dias possa sair a licença para esse trecho , afirmou Minc.

Em relação ao trecho da BR 317, o ministro afirmou que a solução do problema do licenciamento é relativamente mais simples que o da BR 319 e é de interesse até para as comunidades extrativistas que terão acesso ao Pacífico e à Zona Franca de Manaus. "É um sonho antigo de integração latino-americana pensando numa grande América verde e solidária", disse Minc.

+ Mais

Pacto vai celebrar Ano Internacional do Saneamento

11/08/2008 - Suelene Gusmão - Para celebrar 2008 como o Ano Internacional do Saneamento, o governo planeja lançar até o final do ano um pacto socioterritorial do saneamento na promoção da cidadania. O acordo terá a participação da sociedade e funcionará como um mecanismo de viabilização do Plano Nacional de Saneamento (Plansab), em construção e previsto para ser finalizado em abril de 2010.

O Plansab será o instrumento central do governo para o cumprimento das diretrizes da Lei de Saneamento Básico e das Metas do Milênio e a palavra definitiva sobre o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o manejo de resíduos sólidos e o manejo de água pluviais.

Antes de fazer parte do Plano Nacional de Saneamento, as definições deverão ser apreciadas pelos conselhos nacionais de Meio Ambiente (Conama), de Recursos Hídricos (CNRH), de Saúde (CNS) e das Cidades.

O primeiro passo para a concretização do Pacto pelo Saneamento Básico será a construção coletiva do que vem sendo chamado de metodologia do plano. Essa metodologia definirá, por meio de audiências públicas, os objetivos, diretrizes, estratégias e instrumentos técnicos, operacionais da elaboração do Plansab.

A coordenação desse processo está a cargo do Ministério das Cidades e conta com a participação dos ministérios do Meio Ambiente, da Saúde e da Integração.

O Ministério do Meio Ambiente vem participando dessas discussões por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e da Agência Nacional de Águas. Como coordenador nacional dos sistemas nacionais de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, o MMA já vem contribuindo para os programas e ações de saneamento básico definidas por bacias hidrográficas com o Plano Nacional de Recursos Hídricos e ainda com os planos regionais de Gestão Associada e Integrada de Resíduos Sólidos, atualmente aplicados em 16 estados brasileiros.

Pela Agência Nacional de Águas, com o conjunto Atlas (Abastecimento Urbano de Água), que tem como objetivo promover o diagnóstico das condições atuais de oferta de água, no que se refere à qualidade e à quantidade. Existe ainda o Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas que atua especificamente na área de tratamento de esgotos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.