Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE REÚNE EMPRESÁRIOS EM SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2008

12/08/2008 - O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou hoje (12/08), como convidado especial, do seminário”Sustentabilidade: Crescimento Econômico com Respeito Ambiental”, que aconteceu no hotel Caesar Park Faria Lima, à Rua Olimpíadas, 205, no Bairro de Vila Olímpia, em São Paulo. O encontro foi patrocinado pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) e contou com a participação de 212 representantes de empresas como Bradesco, Fiat e Mapfre, entre outras, e palestra do ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. “No século 21, a questão dos recursos naturais será um debate constante e permanente. A água será uma \'commodity\' neste século”, enfatizou o palestrante.

Para o secretário Graziano, as empresas podem exercer a função de liderança na cadeia produtiva e cita como exemplo a parceria do SECOVI–SP – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais - com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para não utilizar, nas construções, areia de mineradora ilegal ou madeira sem origem.

“Devemos sair das manchetes defensivas, como conflito entre indígenas ou derrubada de florestas, e passar a ser um exemplo de sustentabilidade com competência gerencial”, complementou Furlan, por sua vez. “Hoje, em nosso Estado, a cana-de-açúcar expande na mesma medida em que recupera as matas ciliares”, concluiu Graziano.

O LIDE é um grupo particular, fundado há 5 anos, composto até o momento por 504 empresas e 1.008 dirigentes empresariais.
Texto: Cris Couto Fotografia: José Jorge

+ Mais

Responsabilidade socioambiental é tema de mostra em São Paulo

13/08/2008 - A II Mostra FIESP de Responsabilidade Socioambiental, iniciada nesta quarta-feira (13/08) no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reuniu empresários, governos e a sociedade com a finalidade de disseminar a questão da sustentabilidade, introduzindo esse princípio na gestão de empresas e governos. A abertura da mostra contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Paulo Skaf, entre outros.

Para Graziano, houve um avanço da primeira mostra - realizada no ano passado - , para a edição de 2008. “É notável o crescimento das idéias de sustentabilidade na construção e na mentalidade do empresariado paulista”, comparou. O secretário também anunciou a assinatura do protocolo que será firmado na próxima semana com a FIESP e o setor de mineração, com o objetivo de ajustar as práticas ambientais e reduzir os passivos perdidos no processo, por meio de melhorias tecnológicas. “A produção sustentável não pode se restringir à reciclagem, ela tem que estar presente na cadeia produtiva, por meio da produção mais limpa. Temos que passar da maquiagem ambiental para a sustentabilidade efetiva”, declarou.

Para o presidente da FIESP, há um trabalho permanente, no empresariado paulista, não só de conscientização, mas de execução perante a responsabilidade socioambiental. “Temos que fazer acontecer aquilo que for melhor para o País, o Estado e para a sociedade, sempre com responsabilidade”, disse Skaf. “A parceria do setor de mineração com o meio ambiente era um paradigma. Hoje não é mais”, enfatizou.

Durante a abertura da mostra, foi assinado o protocolo, firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a FIESP, com a finalidade de viabilizar a produção, o uso e o consumo sustentável dos produtos madeireiros originados da Floresta Amazônica, de forma que os setores industriais do Estado de São Paulo utilizem apenas madeira de origem florestal certificada. Segundo Minc, os contratos de compra e venda deverão apontar a origem da madeira, para que o consumidor possa saber de onde é aquele insumo, no momento de comprá-lo. “O nosso objetivo é criar uma cadeia de legalidade, estabelecendo metas e dando apoio aos setores”, afirmou.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.