Panorama
 
 
 

ANIMAIS SOMEM DE CIRCO EM BRASÍLIA ANTES DA CHEGADA DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

16 de Agosto de 2008 - Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Fábio Rodrigues Pozzebom/Abr - Brasília - Após ter tido dois chimpanzés e um hipopótamo apreendidos pelo Ibama, o Le Cirque desmonta a estrutura. Os outros animais foram retirados antes que ocorresse outra operação ambiental
Brasília - Quatro dias após uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreender dois chimpanzés e um hipopótamo no Le Cirque, todos os animais sumiram do tradicional circo da família Stevanovich, que está em Brasília desde o final de julho com temporada prevista até 25 de setembro.

Após receber a informação de que fiscais ambientais teriam estado no circo para apreender mais animais no início da manhã e encontrado o local evacuado, a reportagem da Agência Brasil conferiu que de fato os animais foram levados embora. Ainda não foi possível contatar o Ibama nem descobrir onde estão os animais. O tenente Borges, da Polícia Militar Ambiental, disse que a corporação não teve participação direta, mas confirma que a operação seria realizada.


Um funcionário que estava no local e não quis se identificar confirmou que os animais não foram apreendidos. Ele disse não saber se o circo vai ficar em Brasília ou vai embora. E afirmou estar aguardando ordens do dono, que segundo ele não quer dar entrevista porque considera que a imprensa age com parcialidade neste caso, fotografando animais em posições que dão a impressão de estarem sendo maltratados.

O circo ainda está em pé, mas a bilheteria está fechada e há um entra e sai de caminhões. Alguns parecem estar sendo consertados.

A Operação Arca de Noé foi realizada na última terça-feira. O Ibama disse ter constatado situações de maus tratos, problemas de ordem sanitária e risco à segurança pública. Agentes afirmaram que dois chimpanzés estavam mutilados, sem nenhum dente; que faltava espaço para acomodação dos animais; que as girafas não conseguem esticar o pescoço quando estão embaixo da lona, no local onde ficam.

Ontem, houve manifestações em frente ao Congresso Nacional a favor e contra a utilização de animais no circo. Veja as fotos no banco de imagens da Agência Brasil.

+ Mais

Ibama vai trazer de volta a Brasília animais que sumiram de circo após fiscalização

19 de Agosto de 2008 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Cinco elefantes e um rinoceronte, que haviam desaparecido do circo Le Cirque, após autuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por maus-tratos, serão trazidos de volta a Brasília, local da fiscalização. Os animais foram encontrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ontem (18) na BR-163 rumo a Campo Grande (MS).

O Ibama ainda não tem previsão de data para a chegada dos animais a Brasília. De acordo com o órgão, os bichos estavam sendo transportados em quatro carretas descaracterizadas. Ao serem abordados pela PRF, os motoristas não apresentaram a Guia de Transporte Animal (GTA ) e o Atestado de Sanidade Veterinário, exigidos por lei, e alegaram que os animais pertenciam ao Circo Portugal.

Segundo o Ibama, o Circo Portugal, instalado em Anápolis (GO), não possui elefantes ou rinocerontes e os animais são, de fato, do Le Cirque. Após a Operação Arca de Noé, que verificou os maus-tratos, os bichos não puderam ser retirados do circo pelo Ibama, por uma decisão liminar que garantiu a posse aos donos do estabelecimento.

Outra decisão da Justiça derrubou a liminar e garantiu ao Ibama um mandado de busca e apreensão dos bichos. Ao chegar ao local para cumprir o mandado no último sábado (16), os agentes foram surpreendidos pelo sumiço dos animais.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.