Panorama
 
 
 

INTERIOR DO ESTADO GANHA ESTAÇÕES DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2008

21/08/2008 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, inaugurou, em 20.08, mais duas estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar, nos municípios de Araraquara e Ribeirão Preto.

As novas estações medirão as concentrações de ozônio, óxidos de nitrogênio e partículas inaláveis, além de direção e velocidades dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar. Com a entrada em operação dessas duas unidades, a agência ambiental paulista passa a contar com uma rede automática de 36 estações de monitoramento no Estado, sendo 21 na Região Metropolitana de São Paulo, três em Cubatão e 12 no interior do Estado.

Para o presidente da CETESB, Fernando Rei, “a companhia vem cumprindo a meta estabelecida no início da atual gestão, de ampliação da rede em 30% e, até o final de 2008, serão entregues mais quatro unidades, nos municípios de Araçatuba, Jundiaí, Jaú e Piracicaba.“ Nos últimos dois meses, entraram em operação as estações de Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e, nesta semana, Araraquara e Ribeirão Preto.

As estações avaliam continuamente a concentração dos poluentes e informam a qualidade do ar em tempo real pela internet, através do site www.cetesb.sp.gov.br. A estação de Araraquara está localizada no Centro Interescolar de Educação Física e Esportes, situado à Avenida Ângelo Hortence, 1.1000, e a de Ribeirão Preto, foi montada na Escola Estadual Edgardo Cajado, à Rua General Câmara, 157, Subsetor Oeste.

Além do presidente da empresa, as inaugurações contaram com a presença do novo diretor de Controle da Poluição Ambiental, Marcelo Minelli, do prefeito de Araraquara, Edson Silva e do secretário de meio ambiente da cidade de Ribeirão Preto, Genésio Abadio de Paula e Silva.
Texto: Renato Alonso
Foto: Pedro Calado

+ Mais

CETESB entrega três novos Totens Eletrônicos que informam a Balneabilidade nas Praias do Litoral Norte

18/08/2008 - No último final de semana, quando o sol intenso brilhou no litoral paulista, os banhistas encontraram uma novidade nas praias do norte. Entraram em operação mais três totens eletrônicos que informam a qualidade das águas, nas praias de Maresias, em São Sebastião, Martin de Sá, em Caraguatatuba e Praia Grande, em Ubatuba. O novo sistema de sinalização, inaugurado no último dia 15, substitui as bandeiras com as cores verde e vermelha, que indicavam se a praia estava própria ou imprópria para o banho de mar.

Os equipamentos, com quatro metros de altura, são dotados de sistema de comunicação remota e alimentados por energia solar. Possuem “canhões” de Led´s na parte superior, possibilitando a visibilidade das luzes verde e vermelha a uma distância de até 1,0 Km em 360º. Na primeira fase do projeto, há uma estimativa de implantação de 155 totens nas 136 praias monitoradas pela CETESB. Além das três praias do litoral norte, outros seis totens já foram instalados em praias do Guarujá, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Ilha Comprida e Iguape. A execução do projeto é da empresa Via Única, em parceria com a agência ambiental paulista.

O monitoramento das praias é feito através de coletas semanais, aos domingos, de água do mar. As amostras são analisadas nos laboratórios de Cubatão para as praias da Baixada Santista e Litoral Sul, e em Taubaté para as praias do litoral norte. São realizadas cerca de 600 análises mensais, número que se eleva para 900 nos meses de verão, totalizando 8.000 análises anuais. Semanalmente é emitido um boletim, pela CETESB, contendo a classificação das praias quanto à sua balneabilidade, e o resultado é divulgado pela imprensa, pela internet – www.cetesb.sp.gov.br – pelos totens e pelas bandeiras que, gradativamente, serão substituídas pelos equipamentos eletrônicos.
Texto: Renato Alonso
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.