Panorama
 
 
 

LICENCIAMENTO APRESENTA RESULTADOS UM MÊS DEPOIS DE DIVULGADAS NOVAS NORMAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

Brasília (18/08/08) - Hoje (18) completa um mês que o Ministro, Carlos Minc e o presidente do Ibama, Roberto Messias, anunciaram as novas medidas para agilizar e qualificar o licenciamento no Ibama. A Diretoria de Licenciamento apresentou o quadro de medidas que já foram adotadas até agora. A primeira delas, em função das mudanças propostas, foi definir e estabelecer normas dos procedimentos gerais da rotina dos trabalhos para os serviços do licenciamento.

Também foi realizado um diagnóstico do potencial técnico das unidades e de oportunidades para a melhoria dos quadros dos Núcleos de Licenciamento Ambiental -NLAs nos estados e de como eles se relacionarão com as coordenações de áreas da diretoria, na sede. Além disso, está sendo providenciado material e equipamentos para os NLAs..

Já está concluída a identificação de profissionais com perfil para atuarem no licenciamento. Foi providenciada até agora a remoção e redistribuição de 10 servidores e elaborado o edital de contratação de novos quadros. E ainda foram analisados os processos a serem repassados ao Ibama nos estados, cerca de 70 processos, terão o licenciamento descentralizado para as superintendências estaduais.

O planejamento para a capacitação de analistas ambientais foi concluído. Serão treinados 140 técnicos, divididos em grupos de 35 pessoas por vez. O primeiro curso será realizado no início de setembro/2008. A diretoria prevê para novembro o encerramento do primeiro módulo de capacitação que inclui: procedimentos, legislação ambiental, avaliação de estudos, análises de risco e estudos de casos.

Dois grupos de trabalho foram instituídos para elaboração de uma instrução normativa que trata de supressão de vegetação e um segundo grupo para elaborar padrões de Termos de Referência por tipologia de empreendimento. Também está em andamento a criação de um conselho consultivo de licenciamento ambiental que terá a participação de especialistas ligados as diversas áreas do conhecimento. Com relação ao protocolo único para os processos de licenciamento, foram realizadas as avaliações das condições de inovação do sistema informatizado de licenciamento.

As instruções normativas estão sendo retificadas, com a participação do ministério do Meio Ambiente, para adequações técnicas e possíveis reduções nos prazos.

Para o diretor de Licenciamento, Sebastião Pires, os novos procedimentos já adotados vão permitir um foco maior do Ibama sede nos processos mais complexos e que demandam análises mais qualificadas, “o que resultará em maior segurança na hora de emitir ou negar licenças”, assegura Pires.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama renova Licença de Instalação para obras na região portuária de Santos

Brasília (20/08/08) - A renovação da Licença de Instalação assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, para a Companhia Docas do Estado de São Paulo é referente a obras de melhorias na infra-estrutura viária, visando fluidez do tráfego na região portuária de Santos.

São cerca de 10 km que deverão receber dentre outras melhorias, drenagem, pavimentação, recuperação e construção de novas estruturas de concreto. A licença é válida por quatro anos se cumpridas as condições determinadas no processo que, entre outras, estabelece a readequação do projeto executivo, no trecho Alemoa-Sabaó, eliminando o cruzamento em nível entre os modais rodoviário e ferroviário, através de uma passagem inferior.

O empreendedor deverá encaminhar ao Ibama declaração da Secretaria Municipal de Santos atestando que está de acordo com a implementação do projeto que prevê o plantio de 2.653 espécimes ao longo da área do projeto.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Renovadas sete licenças de operação para o setor de telecomunicações

Brasília (20/08/08) - A diretoria de Licenciamento do Ibama renovou sete Licenças de Operação para seis empresas que operam sistemas na Floresta Nacional de Ipanema, no município de Iperó, no estado de São Paulo.

A Telecomunicações de São Paulo-Telesp teve renovada duas Licenças de Operação para o sistema de retransmissão de telefonia com validade de cinco anos. As outras empresas que tiveram a Licença de Operação renovada foram: Furnas Centrais Elétricas, Empresa Brasileira de Telecomunicações-Embratel, FM Corisco, Televisão Sorocaba e Vivo, estas licenças são válidas por dez anos.

A condicionante comum a todas as empresas é a obrigatoriedade de apresentarem anualmente declaração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de que a operação do empreendimento está de acordo com o Plano de Manejo e com as boas práticas ambientais determinadas pelo gestor da Floresta Nacional de Ipanema.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

DNIT recebe licença para construir pontes no Amazonas

Brasília (20/08/08) - O Ibama emitiu Licença de Instalação para o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes referente às obras de construção de duas pontes de concreto. Uma delas sobre o rio Castanho com 315 metros de comprimento e 11 metros de largura, e a outra, sobre o rio Tupana de 350 metros de comprimento por 11 metros de largura, ambas na BR319, no estado do Amazonas.

Esta licença, assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, é válida por quatro anos desde que atendidas as condições específicas estabelecidas pela Diretoria de Licenciamento. Como o Decreto de Utilidade Pública do conjunto dessas obras que deverá ser apresentado ao Ibama e o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que deverá recuperar 40.000 m² de Áreas de Preservação Permanente em cada um dos rios onde deverão ser construídas as pontes, além da recuperação das áreas dos canteiros-de-obras, só para citar algumas.

O empreendedor deverá ainda realizar monitoramento após plantio com inspeções periódicas para reposição de mudas mortas, capinas e controle de formigas pelo prazo de dois anos.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Autorizada obras de pátio ferroviário em Minas Gerais

Brasília (20/08/08) - O presidente do Ibama, Roberto Messias Marques, emitiu Licença de Instalação para Ferrovia Centro Atlântica S/A referente ao pátio ferroviário de brejo Alegre, localizado no município de Araguari, em Minas Gerais.

Os Programas de Controle Ambiental de Obras e o de Gestão de Resíduos devem ser implantados imediatamente após o início das obras. Material de insumo como areia, brita e outros só poderão ser adquiridos de empresas devidamente licenciadas e com registro no Cadastro Técnico Federal. E ao final das obras é preciso encaminhar ao Ibama relatório consolidando todos os programas executados.

Um das condicionantes da licença determina que os funcionários a serem contratados para as obras sejam preferencialmente do município de Araguari. A comprovação das contratações deverá ser encaminhada junto com o Relatório Final de Obras.
Janete Porto
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.