Panorama
 
 
 

DEFAP REPERCUTE PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2008

(25/08/2008) O 10º Congresso Florestal Estadual e o 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira, realizados entre 19 e 22 de agosto, em Nova Prata, encerraram com a audiência pública da Assembléia Legislativa. Na oportunidade, a organização dos eventos entregou ao presidente da Assembléia, Alceu Moreira, o documento que consolida as propostas do setor florestal, originadas em 10 encontros e 12 seminários regionais, ocorridos em 2007 e 2008.

O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Rafael Ferreira, diz que os anseios da sociedade gaúcha para a cadeia madeira, florestas nativas e silvicultura estão traduzidas no documento entregue ao parlamento gaúcho, sob os aspectos do marco legal, políticas públicas e ciência e tecnologia.

“O Defap é o órgão responsável pela política florestal do Estado e por essa condição foi muito importante a presença de técnicos do departamento nos eventos, que proporcionaram o debate de temas vinculados à área e que estão na ordem do dia”, declarou Ferreira

O Defap esteve diretamente vinculado à organização dos eventos, por meio da participação do biólogo João Paulo Steigleder que integrou a Comissão Técnica Operacional.

Além do diretor do Defap, 23 técnicos participaram do Congresso e Seminário, sendo alguns de Porto Alegre e outros de Agências Florestais da Sema no interior do Estado. “Era a maior representatividade entre os órgãos, empresas e universidades presentes”, disse o diretor.

O Secretário Adjunto Francisco Simões Pires (na ocasião, no exercício do cargo de Secretário) também esteve presente, participando da mesa de autoridades na solenidade de abertura e integrando o painel As Políticas Públicas e a Silvicultura, além de assistir a palestras.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Arroio do Padre entrega Plano Ambiental

(25/08/2008) O Secretário Adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, recebeu nesta segunda-feira (25) o Plano Ambiental do Município de Arroio do Padre, localizado na zona Sul do Estado. O documento foi entregue pelo prefeito de Arroio do Padre, junto com a Engenheira Agrônoma Tatiane Vahl Bohrer. Também estava presente o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) da Sema, Niro Afonso Pieper.

O Plano Ambiental municipal é um dos requisitos para a qualificação ao licenciamento ambiental de impacto local. Os demais documentos já haviam sido protocolados há quinze dias. A aprovação das leis ambientais, do Plano Ambiental e do Plano Diretor formam o conjunto de regras para o desenvolvimento da localidade.

Integram o planejamento ambiental de Arroio do Padre as soluções para os resíduos sólidos, com uma central de reciclagem em implantação, um programa de licenciamento dos cemitérios e um programa permanente de educação ambiental. Em consonância com o desenvolvimento, estão empreendimentos como secadores de cereais solares e a própria pavimentação da estrada de acesso à cidade.

O município é de base agrícola, com destaque para a cultura do fumo e das frutas e verduras em pequenas propriedades. Destacou-se, no passado, pela abertura de cerca de 300 microaçudes, cujo licenciamento no Departamento de Recursos Hídricos da Sema foi realizado para todo o programa, ao invés de protocolos individuais, modelo que está servindo de referência nos órgãos estaduais.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Meio Ambiente participa da Expointer com o Licenciamento Ambiental Unificado

(29/08/2008) A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e suas vinculadas, Fepam e Fundação Zoobotânica (FZB), participam da 31ª edição da Expointer com o Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado no estande do Governo do Estado, localizado no Pavilhão Internacional. Além do Balcão Ambiental, servidores da Sema e das duas fundações mostrarão suas atividades ligadas ao setor agrícola. O secretário Otaviano Moraes irá despachar no estande da Sema.

Durante os oito dias da exposição, que começa neste sábado (30) e se estende até o dia sete de setembro, equipes da Secretaria do Meio Ambiente e das duas fundações poderão atender aos pedidos para abertura de processos de licenciamento, bem como orientar os produtores rurais nos procedimentos de conservação e manejo ambiental.

O Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado, uma promessa de campanha da governadora Yeda Crusius, permite o acesso a vários serviços na área ambiental, descentralizando o processo licenciatório. A modelagem simplifica a solicitação do empreendedor, que não precisa abrir vários processo para obter o licenciamento, além de evitar o descolamento do empreendedor a Porto Alegre.

O processo conta com um único protocolo, mesmo que o empreendimento necessite de outorga para uso de água pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH) ou de autorização para corte de vegetação pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), além da licença ambiental da Fepam.

Além disso, conforme o secretário Otaviano Moraes, o sistema promove a integração entre os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e da Fepam, potencializando os conhecimentos científicos e os recursos humanos e materiais. No Estado já estão funcionando quatro Balcões de Licenciamentos Ambientais Unificados em Alegrete, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Tramandaí.

A 31ª edição da Expointer tem 6.148 animais inscritos, num total de 162 raças; 2.900 expositores de máquinas, implementos e produtos voltados ao agronegócio. Além disso estão previstos 36 leilões em 6 pistas; 73 julgamentos em 20 pistas; mais de 420 eventos paralelos (palestras técnicas, fórum, premiações, provas de animais, shows etc.) e participação de todos os 26 estados brasileiros, com expositores de máquinas e animais, missões e estandes.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.