Panorama
 
 
 

DEMARCAÇÃO DA RAPOSA FOI FEITA NOS “CORREDORES DO EXECUTIVO”,
DIZ MINISTRO DO STF

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

27 de Agosto de 2008 - Amanda Cieglinski - Repórter da Agência Brasil - Antonio Cruz/Abr - Brasília - Em defesa dos interesses do estado de Roraima, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek faz sustentação oral a favor da ação que contesta a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em área contínua
Brasília - Em defesa dos interesses do estado de Roraima, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek acabou fazer a sustentação oral no plenário da Corte a favor da ação que contesta a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em área contínua.

Rezek contestou o fato de a demarcação da reserva indígena ter sido feita por meio de portaria do Ministério da Justiça, o que segundo ele, ocorreu “nos corredores do Executivo”.

“Uma Constituição que manda que o Congresso Nacional fale até sobre o aproveitamento de recursos hídricos em terras indígenas não é compatível com o trato dessa matéria por portarias e decretos”, argumentou.

O ex-ministro disse ainda que o estado de Roraima não pode ser tratado durante o julgamento como uma "confederação" que representa os produtores de arroz ou comunidades indígenas.

“Ele é uma unidade da federação e seu interesse é perfeitamente legítimo de resolver a questão”, apontou. O ex-ministro avaliou ainda que o estado vem sendo tratado pela União como um “quintal”.

+ Mais

Advogado dos produtores diz que índios nunca ocuparam áreas de fazendas de arroz

27 de Agosto de 2008 - Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O advogado Luiz Valdemar Albrecht, representante de rizicultores e pecuaristas de Roraima, afirmou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento sobre a demarcação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que as terras cultivadas pelos fazendeiros nunca foram de ocupação tradicional indígena.

"Nunca houve presença de índios nas proximidades das fazendas de arroz. Por isso, a sociedade de Roraima, praticamente por unanimidade, é contra essa demarcação contínua”, disse Albrecht, ao citar documentos da década de 70 que comprovariam a ausência de indígenas nas bordas sul, leste e oeste do que hoje é a reserva.

Segundo o advogado, os índios sofreram influência de religiosos e representantes de organizações internacionais para ocupar a região e criar problemas para os produtores. "Raposa Serra do Sol é um nome marqueteiro, que junta áreas independentes. O laudo antropológico não tem trabalho de campo. É um recorta e cola de gabinetes”, acusou.

+ Mais

Deputado aliado de ruralistas de Roraima critica relator da ONU

Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O deputado federal Márcio Junqueira (DEM-RR) criticou hoje (26) a visita feita pelo relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, à Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Segundo o parlamentar, o representante da ONU foi parcial na análise sobre a disputa entre índios e ruralistas, que será julgada amanhã (27) no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ele ouviu apenas uma pequena parcela da população indígena. Portanto, ele perdeu a imparcialidade e a condição de elaborar qualquer relatório que desenhe a realidade daquela região”, disse Junqueira, aliado dos arrozeiros que disputam com os índios a posse da reserva.

O parlamentar afirmou ainda não se importar com as críticas feitas pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) aos políticos do estado, definidos pelos índios como antiindígenas. “Se o CIR pensa assim, que lance candidatos nas próximas eleições e busque o apoio da população de Roraima.”

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.