Panorama
 
 
 

FISCALIZAÇÃO DO IBAMA APREENDE QUINZE CAMINHÕES COM MADEIRA E LENHA NO CEARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

Brasília (27/08/2008) - Fiscais do Ibama no Ceará apreenderam ontem 15 caminhões que transportavam lenha ou madeira serrada sem documentação de transporte ou com documentos inválidos nas rodovias do estado e autuaram os responsáveis pelo transporte ilegal. As operações aconteceram em três municípios do Ceará, Guaiuba, Sobral e Ubajara. Os condutores dos caminhões foram levados para Delegacias de Polícia Civil onde foram registradas ocorrências.

Em Guaiuba, próximo a Fortaleza, os servidores do Ibama e a Polícia Militar Ambiental flagraram o transporte irregular de 95 metros stereo de lenha em cinco caminhões. Depois da apreensão dos veículos e da carga apareceram representantes dos seus proprietários com os Documentos de Origem Florestal-DOF, mas os documentos deveriam acompanhar a carga durante toda a viagem, o que indica que foram emitidos apenas para tentar legalizá-la.

Em Sobral, no oeste do estado, os fiscais do Escritório Regional do Ibama no município apoiados pela Polícia Rodoviária Federal apreenderam cinco caminhões que levavam 150 m³ de madeira serrada proveniente da Amazônia que era transportada com documentação inválida. Em Ubajara, a fiscalização apreendeu outras cinco carretas carregadas de madeira serrada.

Segundo o chefe da Fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro, há várias empresas da amazônia utilizando o CNPJ de empresas compradoras de madeira na região nordeste para emitir DOF sem o devido aceito das mesmas, “essas empresas tem procurado o Ibama para declarar que não tem conhecimento da compra da madeira”.
Christian Dietrich
Ascom Ibama

+ Mais

Liberadas quatro licenças de operação para exploração de jazida de empréstimo de arenito em trecho da Transnordestina

Brasília (25/08/2008) - A EIT - Empresa Industrial Técnica S.A. recebeu quatro licenças de operação relativas à exploração de jazida de empréstimo de arenito em que será extraído um volume de 117.600 m³, numa área de 6,0 há. As referidas jazidas são as denominada “2-A”, localizada nas proximidades da estaca 14754 e denominada “B” localizada nas proximidades da estaca 14802, no município de Jati/CE. E também as denominada “C” localizada próximo da estaca 14830 e denominada “E” que fica perto da estaca 14935, no município de Porteiras/CE. Todas referentes às obras de implantação da Ferrovia Transnordestina no trecho Missão Velha/CE a Salgueiro/PE.

Dentre as nove condições específicas que a empresa deverá cumprir em cada uma das licenças, está a implementação de todos os programas ambientais propostos, em especial o Plano de Controle Ambiental e o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, enviando relatórios trimestrais de acompanhamento das atividades e relatório final consolidado de todas as ações executadas.

Em caso de necessidade a empresa terá que solicitar ao Ibama, Autorização de Supressão de Vegetação e informar o volume de material lenhoso gerado pela supressão de árvores, informando qual sua destinação.

As licenças foram assinadas pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, e são válidas por dois anos a contar de hoje, desde que cumpridas as condicionantes constantes do processo de licenciamento.
Verbena Fé
Ascom/Ibama

+ Mais

Presidente do Ibama visita área de construção da usina de Jirau

Brasília (25/08/2008) - Diante da polêmica em torno da Usina Hidrelétrica de Jirau, o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, decidiu verificar in loco os possíveis impactos das mudanças pretendidas pelo Grupo Suez. Sobrevoou a área, percorreu de carro a região e conversou com moradores. O que viu e ouviu ajudará na condução do licenciamento. Mas, por ser árbitro do processo, não quis antecipar qualquer comentário.

A agenda em Rondônia, na semana passada, abrangeu ainda conversas de trabalho com o governador Ivo Cassol, o prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho, os secretários de meio ambiente do Estado, Cletho Muniz de Brito, e o do município de Porto Velho, Agnaldo Ferreira dos Santos. Também reuniu-se com o procurador-chefe do Ministério Público Estadual de Rondônia, Abdiel Ramos Figueira, com quem discutiu cooperação entre o Ibama e o MPE.

Com o governador e o secretário estadual, o presidente tratou de acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Ibama para o controle do setor madeireiro em Rondônia. Messias enfatizou a preocupação efetiva em ajudar quem quer trabalhar na legalidade e fiscalizar duramente os ilegais.

No encontro com o prefeito e o secretário municipal, o assunto de destaque foi a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau pois os projetos prevêem instalação das usinas próximo a Porto Velho, cidade que certamente sofrerá pressão demográfica. O presidente apresentou disposição em cooperar para evitar efeitos negativos sobre o município de Porto Velho, com imposição de condicionantes aos empreendedores nas licenças ambientais, a exemplo de investimentos para melhorar o saneamento básico do município.

Antes de retornar a Brasília, Messias ainda reservou espaço na agenda para um encontro com os servidores e ouvir as dificuldades e necessidades da Superintendência do Ibama em Rondônia.
Sandra Sato
Ibama/Sede

+ Mais

Prevfogo-Ibama e Prefeitura de Nova Ubiratã-MT lançam a primeira brigada municipal de combate a incêndios

Parceria entre Ibama e Prefeitura de Nova Ubiratã treina 31 brigadistas para atuarem no combate aos focos de incêndios florestais e queimadas que se intensificam nesta época de estiagem
Nova Ubiratã-MT (25/08/2008) - O município de Nova Ubiratã acompanhou nesta segunda-feira o lançamento da mais nova brigada do Ibama de combate a incêndios florestais do estado de Mato Grosso. O evento, realizado pela manhã, na Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença do prefeito Municipal, Osmar Rosseto, do coordenador Estadual do Prevfogo no Mato Grosso, o analista ambiental Rodrigo Falleiro, vereadores e demais servidores do Ibama estadual e de Brasília, como também de representantes de assentamentos e sindicatos rurais de toda a região. A Brigada de Combate a incêndio de Nova Ubiratã é composta por 31 novos agentes, que receberam do Ibama todo o material e treinamento necessário para a função, e a partir desta semana já começarão a agir em todo o município, prevenindo possíveis focos de calor, e combatendo, extinguindo aqueles outros que surgirem neste período de estiagem, que tanto afeta o estado de Mato Grosso.

Trata-se de uma iniciativa pioneira e inédita dentro do estado matogrossense. A parceria entre Ibama e Prefeitura Municipal busca, assim, reduzir significativamente os focos de incêndio na região, contribuindo para melhorar a qualidade do ar, já que evitando as queimadas evita-se o lançamento na atmosfera de partículas que trazem desconforto e até problemas de saúde nesta época do ano. Coube ao Ibama oferecer treinamento às brigadas, bem como equipamentos e veículos necessários aos trabalhos.

A criação de Brigadas Municipais de combate a incêndios é fruto, sobretudo de uma política nacional colocada a postos pelo instituto no início deste mês de agosto, que visa contratar mais de mil brigadistas em todo o território nacional, para atuarem em 32 municípios da Amazônia com histórico de queimadas nos últimos anos. Além de Nova Ubiratã, cidade escolhida para o lançamento do projeto, também serão criadas brigadas de combate em Aripuanã, Brasnorte, Cotriguaçú, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Querência, Tapurah e Vila Rica no estado de Mato Grosso, além daquelas previstas para os demais estados que compreendem a Amazônia Legal.

Com a experiência adquirida em Nova Ubiratã, espera-se muito em breve que as brigadas de todos os demais municípios do estado sejam efetivadas. Todos os funcionários contratados para atuarem como brigadistas são selecionados previamente, e passam por curso prático e teórico onde são ensinadas técnicas como uso de equipamentos e ferramentas específicas de combate ao fogo, noções de primeiros socorros e condicionamento físico indispensável para a função, que requer grandes esforços.

Após o lançamento oficial da Brigada Municipal de Nova Ubiratã, será realizado, na parte da tarde, o início do treinamento teórico e prático, que será efetuado num assentamento rural do município, onde os moradores terão contato e conhecerão pessoalmente os trabalhos da nova brigada. Dentro do projeto das brigadas municipais, o Ibama tem procurado oferecer especial atenção aos assentamentos rurais, pois são justamente nestes locais, ocupados por pequenos proprietários, que se tem a maior dificuldade de acesso às informações relacionadas à prevenção de incêndios em suas propriedades, como também muitas vezes não dispõe de estrutura física para combater uma queimada de grandes proporções.

A Brigada Municipal de Nova Ubiratã contará a partir desta semana, além dos brigadistas contratados pelo Ibama, um gerente de Fogo Municipal e mais seis chefes de Brigada, que tem o trabalho específico de coordenar as atividades de campo, no atendimento das queimadas.
Ibama/MT

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.