Panorama
 
 
 

ASSOCIAÇÕES DE FORNECEDORES DE CANA ADEREM AO PROTOCOLO AGRO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2008

05/09/2008 - No último dia 04 de setembro, 23 Associações de Fornecedores de Cana, filiadas à Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil – Orplana receberam o Certificado de Adesão ao Protocolo Agro Ambiental. A cerimônia de entrega aconteceu na reunião anual da organização, no município de Sertãozinho, e contou com as presenças dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da Agricultura, João de Almeida Sampaio Filho.

“Temos que fazer do problema uma solução, o encontro de hoje é positivo nesse sentido, pois o setor canavieiro é o que mais vem cumprindo o Protocolo, e acredito que antes de 2014 a nossa região não estará mais queimando cana”, afirmou Graziano. Após a entrega dos Certificados o secretário salientou que queimar a palha de cana é um sistema medieval e cultural, mas com o compromisso de adesão ao protocolo será dado um passo na redução da poluição do ar e uma contribuição para minimizar os efeitos da baixa umidade que a região vem sofrendo nos últimos anos.

Xico Graziano, anunciou, que o Estado de São Paulo conta com 140 mil há de área recuperada,“a integração da agricultura com o meio ambiente é o que o Estado mais precisa”, finalizou ele.

Sampaio Filho, relatou que está sintonizado com a questão ambiental e apesar do Setor estar passando por uma crise ele acredita que o investimento será revertido em renda, “Vamos terminar com as queimadas antes do que vocês imaginam.”, completou ele.

Além dos secretários de Estados estavam presentes na entrega dos Certificados José Alberto Gimenez, prefeito municipal de Sertãozinho, Ismael Perina Júnior, Presidente da Orplana, Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, José Nilton de Souza Vieira, Diretor Substituto do Departamento da Cana-de-açúcar e Agroenergia - MAPA, Antônio Tonielo, presidente da Agrocana e Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste - Associação de Sertãozinho.

O prefeito de Sertãozinho, José Alberto Gimenez, confirmou que o município já tem 100% de seu esgoto tratado e 80% do lixo doméstico reciclado e o aterro sanitário tem aprovação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB. “Agora com a adesão ao Protocolo a cidade terá um investimento em tecnologia, será um trabalho com reconhecimento social e ambiental”, concluiu Gimenez.

O gerente do Etanol Verde - um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente -, Ricardo Viegas, reforçou que a adesão do Protocolo, pelas 23 Associações de Fornecedores de Cana, irá fortalecer o Setor na redução da queima da cana e também no cumprimento do prazo estabelecido. “Serão 100 mil ha a menos de queimada no Estado de São Paulo”. Ressalta Viegas.

Protocolo

O Protocolo Agro Ambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista, foi assinado em junho de 2007, pelos secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio Filho, e pelo representante da União da Indústria de Cana de Açúcar - UNICA, e tem por objetivo induzir a redução da queima da palha de cana de açúcar, em prazo mais curto, do que o previsto na Lei Estadual de Queima, nº11. 241/02. O Protocolo prevê antecipar o fim da queima da palha de cana-de-açúcar para o ano de 2014, em áreas mecanizáveis, e em 2017, em áreas não mecanizáveis.

Para obter o Certificado de Conformidade Agro Ambiental os produtores agrícolas e das indústrias de cana-de-açúcar devem aderir aos termos do Protocolo de Cooperação, que estabelece ações destinadas a consolidar o desenvolvimento sustentável da indústria canavieira no Estado de São Paulo.
Texto: Roseli Ferreira Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.