Panorama
 
 
 

CETESB RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O SETOR DE AMOSTRAGEM E ANÁLISE DO AR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2008

04/09/2008 - Evoluir na capacidade analítica e de diagnóstico da qualidade do ar no Estado de São Paulo é uma das metas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. Como prova da importância dessa ação a agência ambiental fechou, em 03 de setembro, um acordo com a Petrobrás, onde receberá, em regime de comodato, uma série de equipamentos de laboratório que serão utilizados na análise das concentrações atmosféricas de compostos orgânicos voláteis, os chamados COVs, que podem ser provenientes das atividades de refino e de distribuição de derivados de petróleo, das indústrias químicas e dos veículos automotores, entre outros.
O acordo foi assinado entre o presidente da CETESB, Fernando Rei, e o gerente geral da Refinaria do Planalto Paulista - REPLAN, localizada na cidade de Paulínia, Francisco Raymundo de Cerqueira Neto.

Os COVs, em conjunto com os óxidos de nitrogênio, são precursores de ozônio na atmosfera, poluente que freqüentemente ultrapassa os padrões de qualidade do ar em várias regiões do Estado, e, em particular, na região do pólo industrial de Paulínia. Os equipamentos, com destaque para um cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massa, ficarão no Setor de Amostragem e Análise do Ar da CETESB, que está instalado na sede da agência, na capital Paulista.

Para os técnicos do Setor, a identificação e quantificação dos compostos orgânicos voláteis presentes no ar são informações importantes no esclarecimento dos mecanismos e condições que levam à formação do ozônio troposférico. Além disso, alguns dos COVs apresentam características tóxicas, como as do benzeno, do tolueno e dos xilenos, compostos integrantes da lista de Poluentes Atmosféricos Perigosos (Hazardous Air Pollutants) do governo Americano.
Texto: Renato Alonso
Foto: Pedro Calado

+ Mais

Novos funcionários concursados terão cursos de capacitação

05/09/2008 - A área de capacitação da CETESB está organizando cursos destinados aos 52 novos funcionários aprovados no concurso realizado em 2005, quando receberão orientações básicas sobre os procedimentos técnicos e administrativos da Companhia e informações técnicas específicas de suas áreas de atuação, como legislação ambiental, licenciamento, fiscalização, entre outras. Os cursos serão ministrados em módulos e deverão ter início até o final do ano.

Na semana passada, os 24 funcionários que estão exercendo suas atividades na sede da empresa, na capital, foram recebidos pelo presidente Fernando Rei, em seu gabinete. Os demais, que estão lotados nas agências do Interior, também terão a mesma oportunidade, durante os cursos de capacitação. Em seu encontro com os novos concursados, o presidente da CETESB falou sobre o momento importante de reestruturação por que passa a empresa atualmente e os novos desafios da futura agência.

“Até o final do ano teremos uma renovação de até 10% no quadro de funcionários, havendo uma forte oxigenação na empresa. Estamos transformando-a na agência ambiental paulista, unificando toda a área de licenciamento ambiental do estado; vamos implantar o Plano de Cargos e Salários, uma antiga reivindicação dos funcionários. Enfim, vocês estão chegando num momento muito especial, os desafios e as oportunidades estão abertas e vocês serão parte desta mudança”, afirmou Fernando Rei.
Texto: Renato Alonso
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.