Panorama
 
 
 

IBAMA NOVA FRIBURGO/RJ REALIZA PALESTRAS NAS ESCOLAS SOBRE TRÁFICO DE ANIMAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Nova Friburgo/RJ (04/09/08) - O Ibama de Nova Friburgo/RJ ministra, desde o início do mês, palestras nas escolas do município para turmas do 6º ao 9º ano. Servidores do Ibama conversam com os estudantes sobre educação ambiental. O objetivo das palestras é estimular o pensamento crítico dos alunos para com o tema. Visam também esclarecer sobre práticas ilegais referentes a animais silvestres, como o cativeiro e a venda sem licença ambiental.

Inicialmente, o Ibama atende as escolas municipais, mas em breve levará as palestras a escolas estaduais e particulares que se interessarem. Em uma nova etapa, o Instituto ministrará essas palestras nos demais municípios da região Serrana Fluminense.

A duração aproximada das palestras é de 40 minutos e são ilustradas com fotografias, vídeos e objetos (armadilhas) utilizadas para apanhar os animais silvestres. O palestrante Elias Lengruber é analista ambiental do Ibama, graduado em gestão florestal e em cursos de especialização em educação ambiental.Ele também tem uma ampla experiência na atividade de fiscalização ambiental.Já participou de várias operações de fiscalização no Rio de Janeiro e outros estados.

Segundo o chefe do Escritório do Ibama em Nova Friburgo, Mauro Zurita Fernandes, as palestras junto às escolas são parte de um projeto maior que o Ibama de Nova Friburgo desenvolve, no sentido de tentar reduzir os índices de denúncias e casos de guarda em cativeiro e comércio de animais silvestres que se verificam na região. “O Ibama vê a educação ambiental com prioridade, pois entende ser esse o instrumento mais eficaz de reduzir os índices de tráfico de animais silvestres, a médio e a longo prazo”, diz Fernandes.

Num processo paralelo, o Ibama promove uma campanha de entrega espontânea de animais silvestres. Com essa campanha o cidadão que tem a posse de um animal silvestre, mas que não possui uma documentação de origem desse animal, pode entregá-lo ao Ibama. Com essa atitude, fica livre das punições que a legislação prevê para quem tem animal silvestre em cativeiro sem licença.

As escolas estaduais e particulares de Nova Friburgo, bem como as escolas de outros municípios que se interessarem pelas palestras do Ibama podem agendar a visita através do telefone (22) 2522-8069 ou pelo e-mail esregnovafribugo.rj @ibama.gov.br.
Ascom Ibama
Fonte: Esreg Nova Friburgo/RJ

+ Mais

Iniciado trabalho de “Delivery Sispass” no Ibama Espírito Santo

Vitória (05/09/2008) - A Superintendência do Ibama no Espírito Santo está iniciando mais uma fase para aumentar o controle do Sistema de Criadores Amadores de Passeriformes (SISPASS), entregando na residência dos responsáveis pela criação as anilhas, identificação individual para cada pássaro regular, ou seja, um anel de alumínio que deve ser colocado na perna do animal ainda filhote.

Após as ações de fiscalização realizada neste ano e de mais 500 pássaros da fauna silvestre nativa resgatados, foi percebido que muitos dos animais tinham lacerações nas pernas porque os criadores tentavam colocar a anilha no pássaro já adulto, o que ocasionava muitas vezes, a quebra da perna do animal.

Outro ponto observado pelos Analistas Ambientais do Ibama é a espécie Trinca Ferro estar em declínio na natureza e também ser a terceira mais apreendida durante o decorrer deste ano, perdendo apenas para o Colero e o Canário da Terra.

O alarmante neste fato é que o Trinca Ferro é uma espécie muito difícil de se reproduzir em cativeiro e as anilhas entregues para a espécie pelo Sispass estavam em mesmo número do que a do Canário da Terra, por exemplo, que se reproduz muito bem em cativeiro.

Unindo todos estes dados o Ibama está entregando na casa de cada criador as anilhas para Trinca Ferros e também aproveitando para fiscalizar a criação. A tentativa é separar o criador correto do que está tentando fraudar o sistema. Para cada pássaro apreendido será aplicada uma multa de quinhentos reais, o responsável também responderá a processo no Ministério Público e seu cadastro no Sispass suspenso.

Segundo os analistas ambientais do Ibama ainda é muito cedo para se ter um diagnóstico sobre o novo sistema de entrega de anilhas, mas já se pode dizer que se diminuiu 90% em relação ao mesmo período no ano passado, ponto positivo para a Natureza.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

+ Mais

Comemoração do Dia da Amazônia terá vôo de balão

Brasília (05/08/2009) - Hoje é o dia da Amazônia. Para comemorar, o Ibama, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), estará realizando atividades das 09h30 às 18h amanhã (06), sábado, no Parque da Cidade. Está prevista a distribuição de folders, camisetas e adesivos. O que mais vai chamar a atenção, porém, é o vôo cativo de balão de ar quente. O público poderá entrar no balão demonstrativo da campanha Guardiões da Amazônia, sob o comando do bicampeão brasileiro de balonismo, Lupércio Lima, e simular pousos e decolagens. Espera-se que esta seja uma das principais atrações do dia.

Estas atividades fazem parte da Semana da Amazônia. Na programação, debates de temas relacionados às políticas do MMA sobre controle e combate ao desmatamento, recursos hídricos e resíduos sólidos, e exposição de publicações do MMA e do Ibama no hall de entrada do prédio da Esplanada dos Ministérios. O primeiro debate ocorreu ontem, de 15h às 17h, no auditório do edifício Marie Prendi Cruz, na 505 Norte, e a exposição seguirá até amanhã.

No dia de hoje, a programação continua com um debate sobre mudanças climáticas, a partir das 14h30, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). Estão confirmadas as participações de Gerard Moss, do Projeto Brasil das Águas, que irá expor o tema “os rios voadores”, e Adriano Santhiago de Oliveira, do Departamento de Mudanças Climáticas do MMA.

A programação encerra amanhã com a realização de um dia de atividades no Parque da Cidade. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população para a questão ambiental por meio de ações que incluem distribuição de brindes voltados à conscientização social para o uso racional de produtos descartáveis, a distribuição de material de divulgação institucional contendo informações sobre as políticas e os programas implementados pelo MMA, e ainda, a realização de oficinas de educação ambiental para o público infantil, além do esperado vôo de balão.

As atividades são alusivas ao Dia da Amazônia, instituído em 5 de setembro pelo Congresso Nacional, por meio Lei 68/2005, com o objetivo de sensibilizar e despertar os brasileiros para a necessidade de se adotar uma política de desenvolvimento sustentável para a região amazônica visando harmonizar e compatibilizar a conservação da natureza e a proteção ambiental com o desenvolvimento socioeconômico.
Historicamente, a data é uma homenagem à Província do Amazonas criada por Dom Pedro II em 1850.
Ascom Ibama Sede
Foto: Jefferson Rudi

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.