Panorama
 
 
 

AMBIENTALISTAS PEDEM PROTEÇÃO O DIA NACIONAL DO CERRADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

11 de Setembro de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - Organizações não-governamentais (ONGs) da área de meio ambiente promovem hoje (11), Dia Nacional do Cerrado, manifestação em favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 115/95 que inclui o cerrado e a caatinga como patrimônio nacional. A concentração começa às 15h em frente ao Palácio do Planalto.

Os ativistas querem entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), uma carta e uma lista de assinaturas pela aprovação imediata da PEC.

De acordo com a carta das ONGs, a devastação do cerrado ameaça o fornecimento de água doce no Brasil e pode levar o país a uma crise energética. O documento também chama a atenção para o índice de 70% de destruição do bioma e as ameaças às comunidades tradicionais de índigenas, quilombolas e ribeirinhos, devido ao avanço da exploração agrícola na região.

+ Mais

Incêndio destrói 50 hectares de parque estadual no Rio de Janeiro

10 de Setembro de 2008 - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O incêndio no Parque Estadual Três Rios, em Teresópolis (RJ), que começou no final de semana, já destruiu 50 hectares de vegetação, o equivalente a 50 campos de futebol, segundo o Instituto Estadual de Florestas. Ainda existem focos, mas a situação já está sob controle. O presidente do instituto, André Ilha, afirma que incêndios são comuns nesta época do ano e que na maioria das vezes eles são causados por queimadas.

"Os incêndios florestais são a pior forma de destruição da Mata Atlântica. Eles destroem a flora, também a fauna, e, inclusive, os microorganismos do solo, que são fundamentais para a fertilidade. E a regeneração é muito lenta nesses ambientes, em costas de grande declividade e em altas altitudes", explicou.

Na semana passada, houve um incêndio no Parque Estadual do Desengano que foi responsável pela destruição de outros 15 hectares de mata. Segundo André Ilha, o incêndio foi causado propositadamente, uma vez que os focos iniciais foram encontrados em diversos pontos.

O Instituto Estadual de Florestas é responsável pela fiscalização das áreas florestais. Por não possuir infra-estrutura suficiente para fiscalizar todo o estado do Rio, a prioridade são os parques.

+ Mais

Boa receptividade durante Semana da Amazônia estimula atividades regionais, diz MMA

6 de Setembro de 2008 - Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) encerra hoje (6) as atividades da Semana da Amazônia, que tiveram início dia 1º deste mês. O dia é marcado por atividades de sensibilização e conscientização da população no Parque da Cidade, em Brasília, com distribuição de brindes que promovem o uso racional de produtos descartáveis e oficinas de educação ambiental para o público infantil.

A coordenadora do Programa de Proteção às Florestas Tropicais do Brasil, Nazaré Soares, destaca que a “boa receptividade” das pessoas durante a Semana da Amazônia vai abrir espaço para que atividades similares sejam realizadas em 2009. A idéia, segundo ela, é incentivar as gerências regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a investir em ações voltadas para cada estado brasileiro.

“Existe uma máxima de que apenas os estrangeiros possuem interesse na Amazônia e isso não é verdade. Anualmente, uma média de R$ 500 milhões são investidos em ações de monitoramento, fiscalização e licenciamento na Amazônia", disse Nazaré.

Ela lembra que há tempos não se via uma mobilização da sociedade voltada para temas ambientais e relata que, neste último dia do evento, chegou a ouvir “cobranças” de famílias e turistas que freqüentavam o parque para que o MMA não abra mão da proposta. “Há interesse sobre o tema. As pessoas receberam de forma muito positiva e pediram mais.”

Durante a última semana, foram realizadas palestras, exibições de vídeo, cursos e exposições com o objetivo de divulgar as políticas públicas na região da Amazônia e de sensibilizar a população para a necessidade e o compromisso com a preservação ambiental. Além do tema Zoneamento ecológico-econômico, foram debatidos assuntos como áreas protegidas, reservas extrativistas, recursos hídricos e resíduos sólidos e políticas indígenas.

O Dia da Amazônia, comemorado ontem (5), foi criado, segundo o MMA, com o objetivo de despertar os brasileiros para a necessidade de se adotar uma política de desenvolvimento sustentável para a região, levando-se em consideração a preservação da natureza e a proteção ambiental.

+ Mais

Operação Ponta de Lança combate crimes ambientais em Mato Grosso

9 de Setembro de 2008 - Amanda Cieglinski* - Alta Floresta (MT) - Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram hoje (9) a Operação Ponta de Lança, para combater crimes ambientais do Parque Nacional do Juruena, em Mato Grosso. A área fica no extremo norte do estado, na divisa com o Pará e com o Amazonas.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanha a operação. Entre as principais irregularidades encontradas pelo Ibama no parque estão o garimpo ilegal e o desmatamento.

Os fiscais do órgão vão apreender equipamentos e confiscar a madeira apreendida. Os responsáveis pelas fazendas onde há irregularidades serão encaminhados à delegacia de Alta Floresta, município mais próximo do Parque do Juruena.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.