Panorama
 
 
 

CETESB ENCERRA OPERAÇÃO INVERNO COM 1.628 VEÍCULOS MULTADOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2008

12/09/2008 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB encerrou, com uma grande ação de fiscalização no dia 5 de setembro último, a Operação Inverno deste ano com o registro de 1.628 veículos a diesel multados por emissão de fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação. Nos três meses de operação, iniciada em junho, foram realizados 21 comandos de fiscalização na Região Metropolitana de São Paulo e no Interior, e 9 campanhas educativas voltadas à conscientização dos motoristas sobre regulagem de motores, em “shopping centers”, festas de caminhoneiros e na área portuária de Santos, com a distribuição de 11.089 folhetos de orientação.

Os veículos a diesel – ônibus, caminhões, caminhonetes e vans – emitem principalmente fumaça preta, formada por partículas tóxicas com dimensões inferiores a 10 microgramas (dez milésimos de milímetro) que podem atingir o trato respiratório superior, provocando irritações e alergias, afetando especialmente crianças, idosos e portadores de afecções cardiorrespiratórias.

Na área industrial, a Operação Inverno se estendeu ao Pólo Petroquímico de Cubatão, na Baixada Santista, com a intensificação da fiscalização e desenvolvimento de ações preventivas de controle, para evitar que a qualidade do ar ficasse prejudicada. Nos dias em que os índices de material particulado apresentaram maior concentração, as áreas internas e as vias de acesso às indústrias foram umectadas e em algumas unidades, principalmente nas indústrias de fertilizantes, houve redução da carga de produção.

Além dos comandos de fiscalização e das campanhas educativas, os técnicos da CETESB também realizaram programas de capacitação de oficinas mecânicas e em empresas de frotas, orientando sobre manutenção e regulagem dos veículos. A regulagem adequada dos motores diesel diminui o consumo de combustível e prolonga a vida útil do motor, ajudando a melhorar a qualidade do ar.

Durante o período das campanhas, a CETESB recebeu 5.689 ligações de denúncias pelo Disque Ambiente (0800-113560), sobre veículos que estavam emitindo fumaça preta.

A Operação Inverno 2008, que integra as ações do “Respira São Paulo”, um dos 21 projetos prioritários da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, é desenvolvido nos meses de inverno, quando a falta de chuvas e ventos, junto com o fenômeno meteorológicos conhecido como inversão térmica, faz com que os poluentes fiquem mais concentrados próximos ao solo.
Texto: Renato Alonso
Foto: José Jorge Neto

+ Mais

Rio Claro prepara projeto de lei para assumir licenciamento ambiental

10/09/2008 - O Município de Rio Claro está se credenciando para assumir o licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto local. Com essa finalidade, a prefeitura está preparando um projeto de lei para ser encaminhado à Câmara Municipal, solicitando autorização para formalizar convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, municipalizando o licenciamento.

A informação foi prestada durante o curso que técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, estão realizando em Piracicaba, para 20 representantes da prefeitura local e de Rio Claro, capacitando-os para a fiscalização e concessão de licenças ambientais.

No início da semana, os técnicos das duas prefeituras receberam treinamento prático sobre os procedimentos de licenciamento na Agência Ambiental Unificada de Piracicaba, tomando contato com a sistemática de atendimento aos empreendedores e os trâmites processuais. O treinamento faz parte do Projeto de Licenciamento Ambiental Unificado, em desenvolvimento no sistema ambiental do Estado.

Municipalização do licenciamento

A municipalização do licenciamento ambiental está prevista na Resolução nº 237, de 19 de dezembro de 1997, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que preconiza a transferência desse serviço às prefeituras no caso de empreendimentos de impacto local. Um passo fundamental para iniciar o processo em São Paulo foi o decreto de nº 47.397, assinado pelo então governador Geraldo Alckmin no final de 2002, que atualizou a legislação estadual e possibilitava o repasse do licenciamento aos municípios.

Entre os pré-requisitos para a municipalização estão a existência de um conselho municipal de defesa do meio ambiente atuante, um quadro de profissionais habilitados e uma legislação ambiental específica e em vigor. A parceria é efetivada por meio de convênio e o critério de escolha das atividades passíveis de municipalização considera não só o potencial poluidor, como também a capacidade técnica do município.

O próximo curso de capacitação está programado para os dias 24, 25 e 26 de setembro, em Tatuí, para técnicos das prefeituras desse município e de Itu e Botucatu. Em seguida, na primeira quinzena de outubro, está previsto um curso em Campinas.
Texto: Renato Alonso

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.