Panorama
 
 
 

É PREMATURO FALAR NA CONSTRUÇÃO DE 50 USINAS NUCLEARES NO PAÍS, DIZ PRESIDENTE DA ABEN

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

12 de Setembro de 2008 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Francisco Rondinelli, considerou prematuro se falar na construção de 50 ou 60 novas usinas nucleares, com mil megawatts (MW) de energia cada, no Brasil, nos próximos 50 anos.

A construção de novas usinas nucleares foi anunciada hoje (12) pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante visita ao local onde será construída Angra 3, na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município fluminense de Angra dos Reis.

“A Aben não tem essa percepção”, disse Rondinelli, em entrevista à Agência Brasil. O que existe de concreto, segundo ele, é concluir Angra 3, além do planejamento energético que prevê a construção de mais oito usinas nucleares até 2030. Ele admitiu que esse número pode ser revisto mais adiante, chegando-se a até dez novas usinas até aquela data, dependendo do crescimento do país, do aumento da demanda energética e da capacidade de geração.

Somente em 2030 é que se poderá começar a traçar os planos para 2050 e 2060, alertou o presidente da Aben. “Precisamos chegar mais perto de 2030 para imaginar um cenário mais à frente. Agora, é muito prematuro falar hoje de um parque nuclear desse porte no Brasil."

Rondinelli disse ignorar os dados em que o ministro estaria se baseando para apresentar essa perspectiva. Ponderou que é possível pensar que o Brasil venha a ter 50 mil ou 60 mil megawatts nucleares. “Mas, temos dados hoje para poder trabalhar com esse número? Não”, reiterou.

Mesmo assim, Rondinelli não descartou a construção desse número de usinas nucleares. Países desenvolvidos, como França e Estados Unidos, apresentam um parque nuclear significativo. Nessas duas nações, elas totalizam, respectivamente, 59 e 104 usinas. A China, informou ele, também tem projetos já definidos para construção de 20 usinas, além de outras 30 ou 40 em perspectiva.

O presidente da Aben esclareceu que a energia nuclear não deve ser a única saída para garantir o abastecimento de energia para o Brasil. “A saída para o Brasil é fazer um balanceamento da sua matriz energética”. Ele enfatizou que o país deve continuar investindo em energia de fonte hidráulica. Defendeu, porém, que haja uma redução da hidroeletricidade na matriz energética dos atuais 90% para algo em torno de 70% a 75%, “para ficar com uma matriz mais equilibrada”.

Rondinelli informou que a melhor perspectiva de um parque gerador no Brasil envolve usinas termelétricas a gás e térmicas nucleares. A contribuição da geração nuclear na matriz energética poderia chegar a 10%, contra os atuais 3%, avaliou. Rondinelli destacou, ainda que o Brasil não deve prescindir também das fontes alternativas de energia, entre as quais a eólica (dos ventos), solar e biomassa.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.