Panorama
 
 
 

FEPAM FAZ BALANÇO DE 3 ANOS DE COLETA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2008

(12/09/2008) Técnicos do Serviço de Emergência Ambiental da Fepam (Seamb) avaliaram relatórios apresentados pelos fabricantes e distribuidores de óleo lubrificante no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, sobre a coleta de embalagens plásticas pós-consumo do período junho 2005 – junho 2008. A coleta e destinação adequada destes resíduos foram determinadas pela Portaria Sema/Fepam nº 01-2003, de 22 de abril de 2003, publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de maio de 2003, e a Fepam acompanha seu desempenho dentro do licenciamento ambiental destas atividades.

O Eng. Vilson Trava Dutra Filho comentou os números: “obtivemos bons resultados ainda a reboque do Programa de Regularização Ambiental das atividades de Comércio Varejista de Combustíveis (postos de gasolina) implantado a partir de 1997, que é o setor com maior geração deste tipo de resíduo. Precisamos melhorar a coleta nas indústrias e naquelas atividades não cobertas pelo licenciamento ambiental, principalmente na prestação de serviços de manutenção e veículos”.

Os oito maiores fabricantes, consorciados do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes – SINDICOM, através da empresa terceirizada MB Engenharia e Meio Ambiente Ltda, coletou 1.380 toneladas de embalagens no período. Os demais fabricantes e distribuidores aproximadamente 180 toneladas.

“Para se ter uma idéia da importância da coleta, explica Vilson Trava Dutra, podemos traduzir isto em números de embalagens plásticas pós-consumo coletadas, considerando o peso médio das embalagens comercializadas. Segundo ele, cada kg coletado representa 18 embalagens (média de 55,5 gramas). Neste caso chegamos a cerca de 28 milhões e oitenta mil embalagens que retornaram ao sistema produtivo através da reciclagem”, destacou o Engenheiro.
A Diretora Técnica Maria Elisa do Santos Rosa comentou a avaliação e os números citando que “esta é mais uma das iniciativas de controle ambiental da FEPAM que não são visíveis à sociedade, a exemplo do controle das emissões atmosféricas, efluentes líquidos e resíduos de pequenas e médias empresas, pela dificuldade de mensurar suas quantidades. Devemos comemorar e informar estes números, finalizou”.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Fepam e Emater firmam parceria em educação ambiental no meio rural

(09/09/2008) Os presidentes da Fepam, Ana Pellini e da Emater, Mário Augusto Ribas do Nascimento assinaram nesta terça-feira (09, no gabinete do secretário Otaviano Moraes, convênio de cooperação em ações ambientais, visando conjugar esforços técnicos para a promoção de educação ambiental no meio rural.

O convênio visa orientar os empreendedores rurais, mediante visitas técnicas, nos processos de licenciamento ambiental, irrigação, florestal e da silvicultura, assim como incrementar a produtividade e renda do setor.

A celebração do convênio justifica-se pela necessidade de difusão da Educação Ambiental no meio rural e florestal, a fim de que noções, conhecimentos e orientações à respeito do meio ambiente, sejam repassadas aos agricultores e produtores rurais.

Outro objetivo é o de agilizar os procedimentos de licenciamento em trâmite na Fepam que aguardam visita técnica para posterior emissão de licença, além da análise de empreendimentos novos que solicitam regularização ou licença ambiental para atuarem no Estado. O convênio pretende trazer para o sistema de licenciamento e controle ambiental os produtores rurais que ainda não licenciaram suas atividades.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Estudantes de arquitetura projetam casa sustentável

(11/09/2008) Uma parceria firmada entre a Fundação Zoobotânica do RS e a Faculdade de Arquitetura da UFRGS possibilitou o desenvolvimento de projetos visando à construção de uma casa ecologicamente correta. Entre os 11 projetos selecionados, um deles servirá de protótipo de uma unidade habitacional, que deverá ser instalada na área do Jardim Botânico de Porto Alegre.

No próximo domingo (14), integrando o Projeto Jardinação, a partir das 10 horas, serão expostos os 11 trabalhos classificados, quando deverá ocorrer uma votação popular, com a participação dos visitantes do Jardim Botânico de Porto Alegre. O projeto mais votado pelo público receberá pontos quando da definição final, ditada pela Banca Examinadora, que estará reunida, no Jardim Botânico, no próximo dia 19. Os trabalhos classificados levam a assinatura dos seguintes estudantes: Alice Guimarães Blacher, Claudia Laurindo da Silva, Daniele Tubino Pante de Souza, Graciela Harb Zaffari, Ian Simon, Julia Wartchow, Maria Helena Cavalheiro, Manoela Bairros Schmidt, Miguel Angel Sobierayski Esnaola, Raquel Hagen e Roberta Kardel. Neste dia, deverá ser indicado o projeto vencedor, em evento que estará acontecendo no Auditório do Jardim Botânico, a partir das 9 horas, conforme avaliação da Banca Examinadora, composta pelos profissionais Prof. Arq. Rufino Becker (Presidente da Banca), Prof. Arq. Cristian Illanes, Prof. Arq. Leandro M. V. Andrade, Prof. Arq. Hilton Fagundes, Arq. Vivian Ecker, Arq. Rosa Maria Pacheco da Silva (representante da Fundação Zoobotânica),

Será concedido certificado de participação aos estudantes que tiveram seus projetos selecionados e aos três melhores trabalhos uma premiação especial.

No dia 23 de setembro, às 9 horas, após a entrega dos prêmios aos vencedores, ocorrerá, também no Auditório do Jardim Botânico, um debate com o tema sustentabilidade, contando com a participação dos Professores Miguel Aloysio Sattler (UFRGS), Luciana Miron (UFRGS), Cristian Illanes (ULBRA) e Márcio D´Ávila (PUC) , sob a coordenação do Prof. Júlio Cruz, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

O evento do dia 14 será cancelado em caso de chuva. O Jardim Botânico fica na Rua Dr. Salvador França, 1427. Informações pelo telefone 3320.2027.
Saiba mais sobre o Projeto Jardinação no site da FZB/RS - www.fzb.rs.gov.br.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS

+ Mais

Ele cortou os verdes

(15/09/2008) O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, passou uma motoserra nos ongueiros que dominaram a pasta durante a gestão de sua antecessora, Marina Silva. O ex-secretário executivo João Paulo Capobianco era ligado à SOS Mata Atlântica. A ex-secretária da Qualidade Ambiental Thelma Krug, à SBPC. Hamilton Pereira, que ocupava a Secretaria da Articulação Institucional, representava os movimentos sociais do PT. Outro petista, Luciano Zica, respondia pela Secretaria de Recursos Hídricos. O ex-diretor de Combate ao Desmatamento André Lima pertence ao ISA. Os ceifados foram substituídos por técnicos de carreira.
(Texto transcrito da página 44 da Revista Veja, edição de 17/09/2008, em Panorama – Holofote).

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.