Panorama
 
 
 

IBAMA DELIMITA PORTOS E AEROPORTOS POR ONDE PODEM PASSAR ESPÉCIES EM EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

11 de Setembro de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) designou por quais portos e aeroportos espécies em extinção da fauna e da flora poderão entrar e sair do país.

De acordo com a Instrução Normativa n.º 188, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União, na Região Centro-Oeste, o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek – será o ponto liberado pelo Ibama. Na Nordeste, serão o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), e o Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), e o Porto de Belém, no Pará, são os pontos autorizados na Região Norte. No Sudeste, são o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o Porto de Santos e o Porto de Vitória, no Espírito Santo. No Sul, estão liberados o Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre (RS), Portos de Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Uruguaiana (RS).

De acordo com o texto, “o Ibama deverá garantir estrutura para fiscalização nos pontos citados acima, e a norma entra em vigor em 120 dias.”

+ Mais

Governo vai lançar plano para ampliar cobertura de tratamento de esgoto, anuncia Minc

8 de Setembro de 2008 - Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que o governo pretende dobrar a cobertura de saneamento ambiental no país, com um plano decenal de saneamento básico a ser implementado no fim do ano.

O anúncio foi feito durante a comemoração dos 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), hoje (8), no Rio de Janeiro.

“Hoje, o Brasil coleta e trata 35% do esgoto domiciliar, o que significa que 65% do esgoto vai in natura para os rios, mares e lagoas. O objetivo é, em 10 anos, passar de 35% para 70%", disse.

O ministro adiantou que serão necessários investimentos de mais de R$12 bilhões de reais por ano. Atualmente, segundo ele, contando investimentos federais, estaduais e privados, o investimento é de cerca de R$ 6 bilhões anuais em saneamento.

Minc destacou, ainda, que a principal causa da mortalidade infantil no Brasil é a falta de tratamento de esgoto. Para ele, é fundamental encarar o saneamento ambiental como prioridade estratégica do país, por isso, o plano terá o planejamento das ações dos próximos 10 anos.

+ Mais

Minc quer ampliar acordos com a Escola Nacional de Saúde Pública

8 de Setembro de 2008 - Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu hoje (8) que a Escola Nacional de Saúde Pública amplie suas parcerias com o poder público.

“Graças a essas parcerias, nós conseguimos tirar o chumbo da gasolina, que é muito tóxico; acabar com o jato de areia nos estaleiros, que dava silicose no pulmão dos operários, e retirar o mercúrio da produção de cobre e soda. E essas parcerias nós queremos ampliar a nível nacional com o ministro Temporão”, disse o ministro do Meio Ambiente na abertura da Semana de Aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Minc disse que os governos estaduais devem ser os primeiros a darem o exemplo na questão ambiental.

De acordo com o ministros, hoje o poder público é o grande poluidor e desperdiçador.

“Acho inadmissível que o Estado, em geral, dê ordens, crie regras para o cidadão, e ele próprio pratique o contrário”, criticou Minc.

Como parte das comemorações, foi lançado o projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo Nosso Planeta, para estimular o uso de bicicletas dentro da própria Fiocruz, que tem uma área de 800.000 metros quadrados, no bairro de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.

+ Mais

Operação Ponta de Lança combate crimes ambientais em Mato Grosso

9 de Setembro de 2008 - Amanda Cieglinski* - Enviada especial - Alta Floresta (MT) - Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram hoje (9) a Operação Ponta de Lança, para combater crimes ambientais do Parque Nacional do Juruena, em Mato Grosso. A área fica no extremo norte do estado, na divisa com o Pará e com o Amazonas.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanha a operação. Entre as principais irregularidades encontradas pelo Ibama no parque estão o garimpo ilegal e o desmatamento.

Os fiscais do órgão vão apreender equipamentos e confiscar a madeira apreendida. Os responsáveis pelas fazendas onde há irregularidades serão encaminhados à delegacia de Alta Floresta, município mais próximo do Parque do Juruena.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.