Panorama
 
 
 

MARATONA ECOLÓGICA RECOLHE 800 QUILOS DE RESÍDUOS EM PRAIA DE LESTE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Setembro de 2008

Cerca de 800 quilos de resíduos foram coletados por 40 crianças que participaram da maratona ecológica “Nossa Praia é Limpeza” no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná (Litoral do Estado), no final de semana. Promovida pelo projeto “A Onda Agora é Preservar”, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a atividade foi realizada durante a 6ª etapa do Circuito Paranaense de Bodyboarding, para divulgar a importância da separação e da reciclagem do lixo.

“O projeto foi desenvolvido para atrair o público jovem às nossas ações de educação e preservação ambiental, estimular a coleta seletiva e incentivar a correta ligação de esgoto”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “Apostamos na integração de atletas como surfistas e bodyboarders à campanha e conseguimos um ótimo resultado”, acrescentou.

Para a maratona, as crianças foram distribuídas em quatro equipes e cada grupo foi liderado por um bodyboarder que participava do campeonato. A equipe campeã, comandada por Giovani Ferreira, recolheu pouco mais de 220 quilos. Para ele, a experiência foi gratificante. “O trabalho com as crianças foi muito legal, pois além de se divertirem com a gincana elas foram educadas para a preservação da natureza”, disse. “Dá esperança ver que as crianças já estão conscientes de que podem ajudar”, completou.

Segundo a coordenadora de resíduos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Adriana Ferreira, atividades como esta reforçam a educação ambiental oferecida nas escolas. “As crianças passam a atuar como multiplicadores dos conhecimentos, comentando em casa e cobrando dos pais a mudança de comportamento” comentou.

Um dos integrantes da equipe campeã, Jonatas da Silva mostrou que isso já está acontecendo. “Aprendi a reciclar o lixo e que nunca devemos jogar lixo na praia, nos rios, na natureza. Vou contar lá em casa e também para meus amigos o que aprendi para todos ajudarem a proteger o meio ambiente”, declarou.

O projeto “A Onda Agora é Preservar” foi lançado pela Secretaria do Meio Ambiente na Operação Viva o Verão 2007/2008 e tem parceiros como Sanepar, Força Verde e a Federação Paranaense de Bodyboarding. O presidente da Federação, Stéfano Triska, se diz muito feliz com a parceria. “Além de promover o esporte, também assumimos o compromisso de proteger o meio ambiente e fazer a conscientização ecológica dos atletas e público presente. E vem dando certo”, disse.

+ Mais

Paraná em Ação de Curitiba supera recorde de atendimento e de público

Cerca de 50 mil pessoas passaram pelos estandes do Paraná em Ação que encerrou suas atividades com mais de 170 mil atendimentos, em frente ao Palácio Iguaçu, Centro Cívico, em Curitiba. O número foi cerca de 13% a mais que no ano passado. Durante uma semana, a população de Curitiba e da Região Metropolitana usufruiu mais de 50 serviços totalmente gratuitos que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social, além de oficinas.

Show do Grupo Viola Quebrada marcou o encerramento das atividades da 51.ª edição do Paraná em Ação, que é coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. O evento começou na segunda-feira da semana passada (01) e seguiu até domingo (07).
O setor judiciário foi um dos destaques dessa edição do Paraná em Ação. Foram concedidas mais de 300 audiências públicas, cerca de 45 por dia, para solução de casos de separação consensual, conversão consensual de separação em divórcio, guarda de filhos e pensão alimentícia. Rafael Machado, da Defensoria Pública, afirmou que o trabalho é compensador. “Trazer oportunidades para que pessoas menos favorecidas possam resolver seus problemas num só lugar e gratuitamente faz com que nos sintamos ainda mais cidadãos”, declarou.

Robertson Fonseca de Azevedo, do Ministério Público do Paraná, afirmou que, além desses casos mais comuns, foram atendidos também outros menos freqüentes e até inusitados. “Atendi um senhor que soube que um representante do MP estaria no Paraná em Ação e me pediu para resolver o problema de poluição sonora na rua onde mora. E outro registrou queixa de violência sexual contra seu filho”, lembrou. Ele afirmou que o Paraná em Ação não só cumpre seu papel de resgate da cidadania, como também facilita o acesso à Justiça de maneira simples e eficaz.

CASAMENTO – Realizar um sonho ou então de simplesmente regularizar a união é o que vão fazer os mais de 500 casais que se inscreveram para o casamento coletivo, que será realizado no próximo dia 22 de novembro. Esse é o caso de Eliane de Matos, 45 anos, e Elaine de Barros, 24, mãe e filha que fizeram suas inscrições para casarem com seus companheiros. A mãe, Eliane, conta que foi ao Paraná em Ação para acompanhar uma turma da Escola Zacharias Cardoso de Cristo e tomou conhecimento das inscrições para o casamento coletivo. “Quando cheguei em casa fui logo contar para a Elaine, dizendo que finalmente poderemos realizar nosso sonho e, ainda por cima, casar no mesmo dia”.

Outros serviços que são muito procurados no Paraná em Ação são os exames preventivos e as orientações na área de saúde. Nessa edição, foram realizados mais de 4 mil exames preventivos de urina, colesterol, acuidade visual, audição, pressão arterial, glicemia, avaliação física e biopedância. Cerca de 12 mil pessoas receberam orientações sobre o uso de plantas medicinais, doação de órgãos, perigos da automedicação, cuidados com a pele e a importância do auto-exame de mama.

As voluntárias do projeto Chaveiro da Vida confeccionaram mais de 500 chaveiros, orientando os cuidados que as mulheres devem tomar para que possam diagnosticar o câncer de mama. Só nessa semana, o Hemepar cadastrou mais de 600 doadores de medula óssea que farão parte do Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, do Inca – Instituto Nacional do Câncer. Segundo as voluntárias, se apenas um desses doadores salvar uma única vida o trabalho e a solidariedade da população serão compensadores.

ROBÓTICA – A novidade do Paraná em Ação de Curitiba foi a oficina de robótica Do engenheiro Maurício Fraletti. Para construir um robô que representasse Dom Pedro I, a coordenação do evento lançou uma campanha de lixo eletroeletrônico, que arrecadou mais de meia tonelada de equipamentos entre computadores, teclados, impressoras, telefones fixo e celular, aquecedores, calculadoras, mouses e CDs. Para montar o robô foram utilizadas partes de cerca de 50 equipamentos, entre antenas de TV, mouses, controles de videogame, aquecedores e ainda o gravador de um telefone com secretária eletrônica que fez com que D. Pedro I falasse “Independência ou Morte”.

A oficina que ensina a confeccionar o aquecedor solar com garrafas pet e caixas longa-vida também chamou a atenção do público. Foram montados dois aquecedores, um na quarta-feira e outro no sábado. O estande da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos serviu como posto de troca do óleo de cozinha por sabão. Ali também foi realizada a oficina de sacolas retornáveis, feitas com banners inutilizados. “Nosso objetivo é mostrar e conscientizar a população que hoje não existe mais lixo e sim resíduos que podem ser muito bem aproveitados e ainda incrementar a renda familiar”, declarou Marcirio Machado Sobrinho, coordenador-geral do Paraná em Ação.

PRÓXIMA EDIÇÃO – Encerradas as atividades em Curitiba, a coordenação do Paraná em Ação já parte para a organização da próxima edição que acontece entre os dias 26 e 28 de setembro na cidade de Maringá.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.