Panorama
 
 
 

MINC LEVA AO CONAMA PROPOSTA PARA ANTECIPAR PARA 2012 ADOÇÃO DO DIESEL S-10

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

10/09/2008 - Lucia Leão - O ministro Carlos Minc apresentou ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) proposta de resolução que antecipa para 2012 a adoção do diesel S-10 no abastecimento da frota de veículos pesados (ônibus e caminhões) em circulação no Brasil. No pronunciamento que fez nesta quarta-feira (10) na abertura da 91ª Reunião do Conselho, Minc pediu pressa na apreciação da matéria pelas câmaras técnicas e solicitou a convocação de uma reunião extraordinária para submetê-la ao plenário em outubro.

Pelo cronograma em vigor, as indústrias automobilísticas e de combustíveis têm até 2016 para se adaptarem às novas normas técnicas, disponibilizando no mercado brasileiro diesel e motores nos padrões que já são adotados na Europa, onde os veículos movidos a diesel emitem uma quantidade de enxofre até 200 vezes menor do que é lançado pelos ônibus e caminhões brasileiros.

"Os europeus podem ter mais tecnologia, mas nossos pulmões são iguais aos deles. A qualidade atual do nosso diesel é inaceitável. O diesel usado nas nossas regiões metropolitanas é o S-500. No interior, o S-2000, o que quer dizer que os veículos emitem uma fumaça com duas mil partes de enxofre em cada milhão de partículas. Em bom português, isso é veneno", afirmou Minc.

Minc reafirmou aos conselheiros que essa antecipação é a única proposta que o MMA apresentará de alteração no cronograma de mudança das normas técnicas do diesel. Assim, o Ibama só licenciará, a partir do início de 2009, os veículos que saírem de fábrica adaptados para utilizar o combustível do tipo S-50 (cinqüenta partículas de enxofre por milhão). Qualquer mudança nesse cronograma deverá ser autorizado pela Justiça que, por meio do Ministério Público, pode fechar um termo de ajustamento de conduta e dar à indústria petrolífera e às montadoras mais prazo para se adaptarem às exigências. Neste caso devem ser exigidas compensações capazes de mitigar os prejuízos inevitáveis à saúde humana e ao meio ambiente.

+ Mais

Cerrado e demais biomas brasileiros terão monitoramento por satélite

10/09/2008 - Daniela Mendes - O ministro Carlos Minc firmou nesta quarta-feira (10) um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama que viabiliza a execução do Projeto Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores.

O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, que tem seu dia comemorado nesta quinta-feira (11), estará entre os biomas prioritários para monitoramento. Ele é um dos que mais sofre com o desmatamento ilegal. Estudos recentes revelam que se o atual ritmo de devastação não for contido o bioma poderá desaparecer até 2030.

Essa medida é uma demanda antiga e vem em resposta à preocupação do governo federal e entidades parceiras em relação ao desmatamento que os biomas vêm sofrendo nos últimos anos. A falta de dados de monitoramento dificulta as ações de fiscalização e conservação e facilita ações criminosas de desmatamento.

O Projeto Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite foi assinado nesta quarta-feira (10) pela secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Cecília Wey de Brito, pela representante-residente assistente para Programas do Pnud, Maristela Baioni, e pelo ministro Paulo Miranda, da ABC, durante a 91ª Reunião Ordinária do Conama, em Brasília. Com ele, o Brasil passará a contar com um instrumento de monitoramento que complementa o que já é utilizado pelo Inpe em parceria com o Ibama na Amazônia.

O Projeto Monitoramento do Desmatamento dos Biomas terá início ainda este ano e deverá iniciar a divulgação dos dados de desmatamento a partir do próximo ano usando imagens do satélite Landsat. Com as informações, o governo poderá intensificar as ações de fiscalização, como a que ocorreu recentemente para coibir a retirada ilegal de vegetação do Cerrado para produção de carvão, e implementar outras ações visando a conservação e o uso sustentável dos biomas.

A iniciativa de monitoramento soma-se a outras já em andamento no MMA, como é caso do Projeto GEF Cerrado Sustentável, um dos elementos-chave para a implementação do Programa Cerrado Sustentável cujo objetivo é aumentar a conservação da biodiversidade e melhorar a promoção do manejo dos recursos naturais e do meio ambiente do bioma.

Cerrado - O Cerrado é formado por uma grande variedade de ambientes que abrigam enorme diversidade de plantas e animais, muitos dos quais endêmicos da região. Estima-se que na região existam mais de 10 mil espécies vegetais, uma grande variedade de vertebrados terrestres e aquáticos e um elevado número de invertebrados. Espécies ameaçadas como a onça- pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre muitas outras, ainda têm populações significativas nesse bioma.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.