Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO GRADAÚS DESMONTA SERRARIAS EM CUMARÚ NO NORTE, PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Brasília (11/09/08) – A Operação Gradaús fechou e desmontou 3 serrarias que funcionavam sem licença ambiental no distrito de Cristalino, no município de Cumaru do Norte, sul do Pará. O maquinário está sendo retirado do local na manhã de hoje por uma equipe de 12 pessoas, entre fiscais do Ibama e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental do Pará. As multas aplicadas ficaram em torno de R$500 mil.

De acordo com o coordenador da Operação, Givanildo Lima, elas já haviam sido embargadas duas vezes pelo Ibama em 2007 e foram multadas, agora, por descumprir o embargo. “Por esse motivo, resolvemos desmontá-las e levar o maquinário pra Conceição do Araguaia, onde a Prefeitura vai ficar como fiel depositária”.

Givanildo acrescenta que no pátio dessas serrarias, foram encontradas madeiras serradas e em tora depositadas irregularmente, por não terem licença ambiental nem autorização para ter madeira em depósito.

Outra irregularidade constatada foi o desaparecimento de mais de mil metros cúbicos de madeira que haviam sido apreendidas anteriormente e as serrarias tinha ficado como fiel depositária das mesmas. “As empresas serão autuadas pelo descumprimento do embargo, por funcionarem sem licença e por terem madeira em depósito, também sem licença. Também comunicaremos o fato ao Ministério Público Federal para que sejam tomadas as demais medidas cabíveis”, conclui o coordenador.

A Operação Gradaús está atuando na região sul do Pará desde o dia 20 de agosto, com o objetivo de combater o desmatamento e verificar o cumprimento de áreas embargadas anteriormente.
Luciana Almeida
Ascom Ibama/PA

+ Mais

Presidente do Ibama presta esclarecimentos ao Conama sobre licenciamento

Brasília (11/09/09) – O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, prestou esclarecimentos ao Conama - Conselho Nacional de Meio Ambiente sobre questões relativas ao licenciamento do complexo Hidrelétrico do Rio Madeira. Funai, Funasa e Ministério da Saúde também foram convidadas a prestar esclarecimentos. Cada uma delas justificou em 15 minutos os laudos enviados ao Ibama favoráveis à concessão das Licenças. Ao presidente do Ibama coube responder 27 perguntas. O Ministério Público prestou informações sobre as ações ajuizadas contra o licenciamento.

No entanto, devido ao curto tempo concedido às essas instituições os conselheiros decidiram solicitar os esclarecimentos por escrito para que possam ser analisados criteriosamente e que qualquer outro encaminhamento fosse decidido somente após a leitura dos documentos .
Janete Porto
Ascom/Ibama

Servidores do Ibama realizam atividades de educação ambiental com crianças da Apae em Nova Frigurgo

Nova Friburgo (12/09/2008) - Servidores do Escritório Regional do Ibama de Nova Friburgo realizaram na última quarta-feira (10) atividades de educação ambiental na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para crianças especiais do município.

Na oportunidade, o chefe do escritório do Ibama em Nova Friburgo, Mauro Zurita e sua equipe, fizeram palestra sobre tráfico de animais silvestres, exibiram filme, realizaram a soltura simbólica de pássaros e destruição de gaiolas. Os participantes plantaram, ainda, mudas de cajá-mirim, fruta nativa da Mata Atlântica.

Segundo Mauro Zurita houve uma grande receptividade dos alunos das escolas municipais ao programa. As crianças se interessaram bastante pelas atividades. “A educação ambiental é o grande instrumento para mudar essa situação a médio e longo prazo”, avalia Mauro.

O Ibama pretende continuar com esse projeto de educação ambiental, realizando atividades em outras escolas, associações e entidades em geral, incluindo outros municípios da região. O escritório regional do Ibama de Nova Friburgo abrange 15 deles.

Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato com o Ibama pelo telefone (21) 2522.8069 ou comparecer pessoalmente no endereço: Praça Getúlio Vargas 92, terceiro andar, Centro – Nova Frigurgo – RJ.

+ Mais

MMA realiza sétima edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

Brasília (12/09/08) – O Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM), da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA) premiará iniciativas exemplares na Amazônia na sétima edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. O Prêmio surgiu em 2001 e pretende valorizar atividades feitas a partir de florestas em pé, rios limpos e ambiente saudável.

A premiação será dividida entre as categorias liderança individual, associação comunitária, organização não-governamental, negócios sustentáveis, além de duas novas categorias nesta edição. Educação ambiental e município. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e devem ser realizadas via correio. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados através do site do MMA ou no link www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=59&idMenu=2466 .

Maiores informações podem ser obtidas no DAAM, no endereço SEPN 505, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz, segundo andar, CEP 70.730-542, Brasília/DF, pelos telefones (61) 3105-2093/2090 ou no e-mail: premiochicomendes@mma.gov.br.
Ascom Ibama/Sede

+ Mais

Comércio será obrigado a receber pilhas e baterias usadas

Brasília (12/09/2008) – Os estabelecimentos que comercializam pilhas e baterias terão de recolher esse material após utilização e serão os responsáveis pela devida destinação, ou seja, devolvê-las aos seus fabricantes ou a empresas autorizadas a reciclarem esses produtos. Essa regra passa a valer a partir da publicação da nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), aprovada ontem durante a 91ª Reunião Ordinária do (Conama).

A nova resolução, após ser publicada do Diário Oficial da União (DOU), irá alterar a resolução 257/99 que estabelecia a obrigatoriedade de procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento e descarte ambientalmente adequados para pilhas e baterias pequenas que contenham em suas composições metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio. Com a publicação da nova resolução do Conama, o Ibama terá 30 dias para publicar duas instruções normativas, uma prevendo um termo de referência para o plano de gerenciamento que será apresentado ao órgão ambiental competente, podendo ser o próprio Ibama ou órgãos estaduais de meio ambiente (oemas). A outra, prevê duas recomendações. A primeira será dirigida ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal para disponibilizarem instrumentos de controle coibindo a comercialização de pilhas e baterias falsificadas. Já a segunda, será enviada ao Ministério da Fazenda solicitando a redução dos impostos que incidem sobre a fabricação das pilhas e baterias recarregáveis com intuito de promover a reciclagem deste material. A nova resolução prevê ainda, que os fabricantes ou importadores enviem os laudos técnicos (estudos e relatórios) que visem diminuição no teor de metais pesados, principalmente o mercúrio, utilizados na produção das pilhas e baterias no Brasil. Os laudos serão entregues para área técnica do Ibama para serem aprovados posteriormente.

Para a coordenadora Geral de Gestão da Qualidade Ambiental do Ibama, Zilda Veloso, as alterações propostas nas novas determinações são grandes avanços na questão dos descartes de pilhas e baterias inutilizadas. “A esperança é que se consiga aumentar as possibilidades de reciclagem, pois assim conseguiremos uma nova destinação ao descarte de pilhas e baterias usadas”, afirmou.Atualmente, as pilhas clandestinas possuem um teor elevado de mercúrio (fora dos padrões estabelecidos pelo Conama) em sua composição e, além disso, possuem uma durabilidade inferior se comparadas às pilhas convencionais.Além disso, 800 milhões de pilhas e baterias falsificadas são comercializados no Brasil por ano e, destas, 35% são comercializadas em pontos clandestinos como feiras e camelôs. José Vitor Barbosa
Ibama/Sede

+ Mais

Ibama irá promover vôo cativo de balão para visitantes da IV FIAM

Brasília (12/09/2008) - Como programação de educação ambiental do Ibama na IV Feira Internacional da Amazônia, serão realizados vôos cativos de balão de ar quente. Para voar, as pessoas que forem à feira devem responder a um quiz (perguntas e respostas) no estande do MMA/Ibama. Serão 30 vencedores. Além do vôo, haverá outros prêmios. A programação faz parte da campanha Guardiões da Amazônia, contra o desmatamento ilegal. Os vôos serão realizados nos dias 12 e 13 de setembro na área externa do pavilhão do Studio 5, em Manaus, a partir das 17h.

Há possibilidade de entrevista com o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, e com o coordenador do projeto do Ministério do Meio Ambiente Proecotur, Alam Milhomem. Maiores informações ou contato para agendamento da entrevista, favor entrar em contato com Tassila Kirsten pelo telefone (61) 9298-9998.

+ Mais

Instrução Normativa estabelece procedimentos mínimos para inspeção técnica em indústrias que utilizam insumos florestais

Brasília (11/09/2008) - Foi publicada hoje no Diário Oficial da União uma Instrução Normativa do Ibama que estabelece procedimentos mínimos para inspeção técnica em indústrias que utilizam insumos florestais de origem nativa. A partir de agora o Ibama possui um instrumento eficiente com fins de comprovação das informações declaradas aos órgãos ambientais competentes. A exemplo do que a Receita Federal faz com as informações fiscais, o Ibama estabelecerá critérios de malha para seleção das indústrias que receberão uma inspeção técnica.

Outro avanço desta nova norma é o estabelecimento de um glossário técnico com denominação e classificação para produtos madeireiros como a tora, a prancha, a madeira serrada, a tábua, além da definição de padrões de fiscalização para que a indústria possa saber o que exatamente o órgão ambiental vai fiscalizar.

Segundo o Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, Antônio Carlos Hummel, o objetivo é facilitar os trabalhos de inspeção técnica nas indústrias que trabalham com produtos florestais, visando a integração dos sistemas eletrônicos de controle e ações de fiscalização em todo o território nacional.

A norma também alterou alguns artigos da Instrução Normativa nº 112/2006 que institui o Documento de Origem Florestal - DOF. De acordo com o coordenador Geral de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, a principal mudança é a redução do índice de conversão de madeira em tora para madeira serrada. As indústrias terão 180 dias para apresentação de estudos que demonstrem qual é o seu rendimento.

Em 30 dias, todos os emprendimentos que utilizam o DOF deverão informar quais as suas coordenadas geográficas. A Resolução do Conama 379/06 já exige que o DOF contenha as coordenadas geográficas do emissor e destinatário. “Este será mais um grande passo no rastreamento da madeira”, conclui Chaves.
José Humberto Chaves
Ibama/DBFLO

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.