Panorama
 
 
 

TÉCNICOS DA CETESB ATENDEM A ACIDENTE COM PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS EM HONDURAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2008

09/09/2008 - A pedido da Organização Panamericana de Saúde – OPS, uma equipe do Setor de Operações de Emergência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB esteve, entre os dias 26 e 01 de setembro, dando apoio após a uma ocorrência de incêndio com produtos químicos perigosos ocorrido em 19 de agosto nas dependências da Faculdade de Química e Farmácia da Universidade Nacional Autônoma de Honduras - UNAH, em Tegucigalpa.

Com o auxílio de equipamentos portáteis de detecção, os técnicos Jorge Gouveia, gerente do Setor de Operações de Emergência, e Agnaldo Vasconcellos, realizaram inicialmente avaliação dos gases e vapores inflamáveis, tóxicos e corrosivos liberados no incêndio, que se iniciou em um dos armazéns de reagentes químicos e se propagou por outras dependências do edifício onde estão instaladas as faculdades.

Além dos trabalhos de avaliação dos gases, os técnicos da CETESB também orientaram os responsáveis pela instituição, quanto aos procedimentos de remoção e armazenamento temporário dos resíduos perigosos remanescentes até sua destinação final, bem como a inspeção em outro edifício da Universidade, utilizado também para armazenar reagentes químicos.

Todo o desenvolvimento dos tabalhos foi acompanhado por uma Comissão local formada por representantes da UNAH, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde, Defesa Civil, Agência Ambiental, Fiscalização Especial do Meio Ambiente e a Direção Geral de Investigação Criminal.

A CETESB é, desde 1992, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde e Organização Panamericana de Saúde – OMS/OPS, na preparação de respostas a emergências em casos de desastres com produtos químicos perigosos em países da América Latina e Caribe. Com essa finalidade, os técnicos do Setor de Operações de Emergência atuam para minimizar os impactos causados por esses episódios, tanto nas atividades do processo industrial quanto no transporte e na armazenagem de produtos químicos perigosos.

Além das atividades de apoio relacionadas com os atendimentos emergenciais, o setor também elabora e gerencia planos de emergência e realiza cursos de capacitação, no Brasil e no Exterior, repassando a sua experiência e conhecimentos adquiridos desde 1978, quando atenderam ao primeiro grande acidente ambiental envolvendo vazamento de petróleo no Estado de São Paulo, no dia 9 de janeiro daquele ano, quando o navio-tanque Brazilian Marina derramou cerca de seis mil toneladas de óleo no Canal de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.
Texto: Renato Alonso e Agnaldo Vasconcellos
Foto: EIPE

+ Mais

CETESB atende acidente com caminhão-tanque na Avenida dos Estados, durante a madrugada

10/09/2008 - Técnicos do EIPE - Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental do Ipiranga da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB acompanharam durante a madrugada e pela manhã, de 10.09, as providências para sanar os problemas causados pelo tombamento de uma carreta com o tanque cheio de GLP - Gás Liquefeito de Petróleo, na Avenida dos Estados com a Avenida Engenheiro Tomas Magalhães, no Parque São Lucas, na divisa entre São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André. Não houve vazamento do produto.

Para Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, o condutor do caminhão-tanque, com capacidade para transportar 23 toneladas, da empresa Rodomeu, de Piracicaba, que vinha da base de armazenamento de GLP da Utingás, em Santo André, e se dirigia à Liquigás, em Osasco, perdeu o controle do veículo na curva da Tomás Magalhães, atingindo um poste e danificando a rede elétrica no local, e teve sua cabine incendiada.

O acidente teria ocorrido por volta das 22h de ontem, 09.09. A CETESB foi acionada, pelo Centro de Controle Integrado da Subprefeitura de São Paulo, às 00h04 da manhã de hoje, 10.09, dirigindo-se imediatamente para o local, onde acompanhou os trabalhos emergenciais conjuntamente com o Corpo de Bombeiros e os outros órgãos envolvidos.

Seguindo orientação dos técnicos da CETESB e do Corpo de Bombeiros, optou-se pelo destombamento através de uma conjugação de forças com dois guindastes, sendo um operando o içamento e outro aparando o conjunto, equilibrando desta forma o peso do vaso e evitando uma movimentação abrupta do mesmo. A operação foi realizada com sucesso e o tanque, que não apresentou avarias em sua estrutura e válvulas, será puxado por um novo cavalo mecânico até sua origem, em Utinga, para os devidos procedimentos de descarga, em segurança.
Texto: Mário Senaga
Foto: EIPE

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.