Panorama
 
 
 

50 USINAS NUCLEARES?

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2008

50 usinas nucleares? Sem delírios, Lobão, queremos eficiência energética!

19 de Setembro de 2008 Terceiro relatório do painel de cientistas da ONU, divulgado nesta sexta-feira em Bangcoc, se aproxima das propostas do Greenpeace para enfrentar o aquecimento global: mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, investimentos em programas de eficiência energética e uso cada vez maior de fontes renováveis de energia, em substituição às fontes de combustível fóssil.
São Paulo (SP), Brasil — Relatório do BID confirma [R]evolução Energética do Greenpeace e mostra que programas de eficiência custam bem menos.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou esta semana a intenção do governo brasileiro de construir 50 usinas nucleares nos próximos 50 anos. Segundo o ministro, os novos reatores seriam um pouco menores do que Angra 3, que deve fornecer 1.350 MW de energia e cujo licenciamento prévio foi anunciado no final de julho pelo Ibama.

"O ministro teve um delírio nuclear e esqueceu de avisar aos demais setores da sociedade brasileira", afirma Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de energia do Greenpeace, lembrando que tanto a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) quanto o mercado foram pegos de surpresa com a notícia.

A EPE, empresa estatal, já declarou que as dezenas de usinas anunciadas pelo ministro não estão sendo estudadas nem planejadas. O mercado foi mais duro com a proposta de Lobão. O anúncio foi qualificado com adjetivos como "inviável" e "estapafúrdio", segundo relatou a imprensa.

"O governo não conseguiu sequer tirar Angra 3 do papel e está falando em construir mais 50 usinas. Isso sem contar que o próprio ministro assumiu que não há solução definitiva para o problema do lixo nuclear. Parece até piada de mau gosto", diz Rebeca.

A declaração sobre as 50 novas usinas nucleares aconteceu na mesma semana em que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou um relatório apontando que o Brasil e outros países da América Latina e do Caribe poderiam reduzir em 10% seu consumo de energia até 2018 se adotassem medidas de eficiência energética, como sistemas de iluminação ou equipamentos energeticamente eficientes.

Para o Brasil, o cenário proposto pelo relatório do BID aponta uma redução de consumo de energia de 57,8 GWh por ano com medidas de eficiência energética, o que equivale aproximadamente à energia gerada por seis usinas iguais a Angra 3. Também segundo o relatório, o investimento necessário para alcançar essa redução no consumo de energia no Brasil seria de US$ 6,7 bilhões (R$ 11,5 bilhões). Para gerar a mesma quantidade de energia a partir de usinas nucleares, o custo seria no mínimo quatro vezes maior.

"Fica cada vez mais claro que o governo brasileiro está realmente no caminho errado no que se refere a garantir energia limpa e segura para o país", atesta Rebeca.

"O interesse por trás do programa nuclear brasileiro não é a segurança energética do país. Se fosse, o governo deveria investir em eficiência energética e outras fontes renováveis, e não em energia nuclear."

O Greenpeace vem alertando para o potencial de redução de consumo de energia por meio de medidas de eficiência energética desde fevereiro de 2007, quando lançou o relatório [R]Evolução Energética. Na publicação, o potencial de redução calculado para 2050 é de 413 mil GWh por ano.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.