Panorama
 
 
 

ANO INTERNACIONAL DE RECIFES DE CORAL É COMEMORADO EM FERNANDO DE NORONHA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

18/09/2008 - A partir desta quinta-feira (18) até o dia 29 de setembro acontece a Exposição dos Recifes de Coral no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), como parte da comemoração do Ano Internacional dos Recifes de Coral. São 14 painéis com programas e projetos de conservação dos recifes de coral, produto da parceria do Ministério do Meio Ambiente com a SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional.

A segunda edição do Ano Internacional dos Recifes de Coral, que acontece neste ano, é uma estratégia para chamar a atenção para o aumento das ameaças e perdas de recifes de coral e ecossistemas associados, tais como manguezais e banco de algas. Em 1997, quando aconteceu o primeiro Ano Internacional, participaram mais de 225 organizações em 50 países e territórios, com a publicação de artigos e pesquisas científicas, cujo esforço culminou na criação de novas áreas marinhas protegidas e de várias organizações locais e globais dedicadas à conservação dos corais.

Os painéis apresentam o Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais, a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais, além de exemplos de projetos apoiados nas áreas costeira e marinha pela SOS Mata Atlântica e projeto em Abrolhos (BA) da Conservação Internacional. Haverá também painéis com informações sobre o GEF Mangue, projeto cujo objetivo é ampliar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação para alcançar a conservação e o uso sustentável dos recursos dos manguezais com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês) e do governo brasileiro.

Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais - Ainda em Fernando de Noronha, de 19 a 25 de setembro, será feita a coleta de dados sobre as condições dos recifes de corais, como parte do Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais, uma parceria do Ministério do Meio Ambiente com a Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Recifes Costeiros.

O método do Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais - que desde 2001 2004 está sob a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Recifes Costeiros e desde 2004 recebe apoio financeiro do Núcleo da Zona Costeira e Marinha, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas é voltado para um diagnóstico das condições dos recifes de corais a partir das estimativas da abundância de organizamos recifais selecionados.

Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais - A programação em Fernando de Noronha segue com a realização de mais dois cursos para multiplicadores da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais nos próximos dias 22 e 23 de setembro. O público-alvo são pessoas que trabalham com turismo - como guias de turismo, equipes de hotéis e escolas e operadoras de mergulho.

Fernando de Noronha, assim como Maceió (AL), já recebeu a equipe do Ministério do Meio Ambiente em 2008. O curso, que conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto de Recifes de Coral e do Projeto Coral Vivo, faz parte de uma extensa programação para divulgação da Campanha, que começou em 2005 em Porto Seguro (BA) e já esteve em Tamandaré (PE), Porto de Galinhas (PE), Maracajaú (RN) e João Pessoa (PB), em 2007.

+ Mais

Jovem vai poder usar rede de internet para falar de meio ambiente

17/09/2008 - Que tal um "orkut verde", ligado nas questões ambientais?. Por que não colocar a internet à disposição dos jovens preocupados em salvar o Planeta? Pensando nisso, os ministérios da Educação e do Meio Ambiente assinaram nesta quarta-feira (17) convênio com a Telefônica, uma da multinacionais que atua no País na área das Telecomunicações. Juntos, criaram uma comunidade virtual, a Educarede, onde já é possível conversar sobre reciclagem de lixo, mudanças climáticas, florestas, queimadas e desenvolvimentos sustentado, além de muitos outros assuntos. Isso tudo com quem entende e com quem está apenas começando a se inteirar do assunto.

O acordo de parceria foi assinado entre a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, e a Telefônica. "Trata-se de um salto tecnológico da maior importância para promover o debate junto ao público infanto-juvenil de questões importantes ligadas ao meio ambiente", avaliou a secretária do MMA.

O bate-papo no endereço http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144 está acontecendo todos os dias e vai servir também para a mobilização e realização da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Brasília será a sede do encontro entre os dias 3 e 9 de abril de 2009, e até lá os 700 delegados esperados de todos os estados vão poder estar por dentro dos principais temas ambientais e de tudo o que vai acontecer no encontro.

Como o MMA e o MEC são os órgãos responsáveis pela política de meio ambiente do governo federal, Samyra espera que as informações possam contribuir para o surgimento de novas idéias e novas práticas ambientais. Ela destacou que "como gestores do Programa Nacional de Educação Ambiental e da Política Nacional de Educação Ambiental os dois ministérios terão a sua disposição uma ferramenta capaz de dar voz a uma parcela importante da sociedade, ainda mais num país de população relativamente jovem".
Fonte: Saic/MMA

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.