Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA LICENCIAMENTO AMBIENTAL LOCAL PARA CONSÓRCIOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2008

(18/09/2008) Agora o Rio Grande do Sul está com 206 municípios aptos a proceder o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que geram impacto local. Os processos de mais quatro municípios – Tupanciretã, Miraguai, Taquaruçu do Sul e Alto Alegre – foram aprovados em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) nesta quinta-feira (18).

A reunião, presidida pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires, também aprovou alteração na resolução do Consema que dispõe sobre a qualificação dos municípios para o exercício da competência do licenciamento local. Foi acrescentado um parágrafo, permitindo que os municípios atuem em cooperação, por meio de convênios, contratos de programa ou consórcios públicos, para fins de qualificação ao licenciamento ambiental das atividades com impacto local. A nova redação foi dada à resolução, considerando a necessidade de aperfeiçoamento do sistema de licenciamento ambiental. Conforme Simões Pires, os consórcios ou outros mecanismos associativos são previstos como instrumentos de gerenciamento de recursos naturais pela Lei da Política Estadual de Meio Ambiente. “A nova condição vai proporcionar aprimoramento das regras para a implantação da gestão ambiental compartilhada, com a possibilidade de otimização dos recursos humanos disponíveis nos quadros de servidores dos municípios qualificados ao licenciamento local”, declarou Simões Pires.
Confira o perfil dos novos municípios qualificados
Tupanciretã
Região: Planalto Médio
Área: 2.251,86 Km²
População: 20.949 habitantes
Bacias Hidrográficas dos Rios Alto Jacuí, Ibicuí, Butuí e Piratinim

Miraguai
Região: Noroeste
Área: 130 Km²
População: 5.034 habitantes
Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo

Taquaruçu do Sul
Região: Médio Alto Uruguai
Área: 77,74 Km²
População: 2.849 habitantes
Bacia Hidrográfica do Rio Várzea

Alto Alegre
Região: Planalto Médio
Área: 114,52 km²
População: 2.137 habitantes
Bacia Hidrográfica do Rio Alto Jacuí
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Meio Ambiente recebe reivindicação do Condima Alto do Jacuí

(16/09/2008) O secretário em exercício do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires reuniu-se nesta terça-feira (16), com representantes do Conselho de Dirigentes do Meio Ambiente do Alto do Jacuí e Municípios Parceiros (Condima), que solicitaram padronização de informações e de ações na área ambiental.

Entre os temas abordados, destacam-se a delegação de competência para o licenciamento florestal após a vigência da Lei da Mata Atlântica; a reposição florestal em área urbana; a possibilidade de análise de projetos visando recuperação de áreas degradadas pelos próprios municípios; cumprimento da legislação florestal prevista no Código Florestal; nova regulamentação de averbação da reserva legal e mormatização tornando viável a regularização de empreendimentos que envolvam o uso de Áreas de Preservação Permanente (APPs), tais como balneários, micro-açudes, entre outros.

Simões Pires comprometeu-se a expedir orientação aos Departamentos da Secretaria do Meio Ambiente no sentido de padronizarem procedimentos. Ele informou sobre o empenho da Secretaria do Meio Ambiente em otimizar o compartilhamento de gestão com os municípios, através do Sistema de Gestão Integrada – SIGA/RS, que coloca o Estado na liderança, com 202 municípios habilitados para o licenciamento de impacto local.

O secretário em exercício salientou ainda a meta do titular da pasta, Otaviano Moraes, em implantar o Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado no Estado, visando descentralizar o licenciamento ambiental, integrando a Fepam e os Departamentos de Floresta e Áreas Protegidas (Defap) e de Recursos Hídricos (DRH) da Sema. Outra meta é facilitar o acesso do empreendedor e dos órgãos municipais à informações ambientais.

Para o coordenador do Condima do Alto do Jacuí, que conta com 18 municípios associados, Airton José Scheffel, a padronização de informações e de ações é de extrema importância para a região.

Também participaram da reunião o coordenador do SIGA/es, Niro Afonso Pieper; Everton Lagman, Carla Mello Piacentini e Nelson Nicoledi, todos do Condima Alto do Jacuí.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.