Panorama
 
 
 

FISCALIZAÇÃO ENCONTRA IRREGULARIDADES NO LITORAL CEARENSE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Fortaleza (17/09/2008) - Nos dias 13 a 16 de setembro, a equipe de fiscalização do Ibama/CE percorreu o Litoral Oeste do estado ( Chaval, Bitupitar, Camocim, Acaraú) e encontrou várias irregularidades.

Na divisa com o Piauí, um veículo que vinha de Luis Correa com destino a Fortaleza, transportava 56 Kg de Mero, peixe ameaçado de extinção, totalmente descaracterizado para tentar burlar a fiscalização. A carga e o veículo foram apreendidos e foi aplicada multa de R$ 4 mil e encaminhada notícia crime ao Ministério Público Federal.

No centro do município de Acaraú foram apreendidos 240 Kg de Pargo com tamanho inferior ao permitido (41cm) sendo comercializado. A multa foi de R$ 6 mil e também foi encaminhada notícia crime ao MPF.

Vários barcos lagosteiros foram vistoriados, com cargas que variavam entre 450Kg, 550Kg, 920Kg e 320kg. Foram autuados cinco barcos que pescavam sem permissão e não apresentavam Mapa de Bordo. Como resultado desta operação, foram apreendidos também 13 Kg de lagosta com tamanho inferior a 13 cm.

O Ibama/CE já se prepara para o próximo defeso da lagosta, pargo, piracema e caranguejo. Acaba de receber cinco veículos para reforçar a fiscalização e aguarda a contratação de barcos velozes para compor sua frota. Há uma proposta de que o defeso tenha início em dezembro e dure seis meses, mas ainda não foi publicada a IN.
Mariângela Bampi
Ibama/CE

+ Mais

Ibama emite Licença Prévia para setor de energia

Brasília (17/09/08) – O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, assinou ontem (17) Licença Prévia para São Mateus Transmissora de Energia relativa à Linha de Transmissão de energia a partir da subestação de Canoinhas, em Santa Catarina, até a subestação de São Mateus do Sul, no Paraná.

A Linha de Transmissão tem extensão aproximada de 52 km e faixa de servidão de 40 metros, esta licença também contempla as ampliações a serem realizadas nas duas subestações interligadas.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama conquista vitória na Justiça

Brasília (17/09/08) - A Procuradoria Geral do Ibama (Proge) conseguiu mais uma vitória. A fiscalização do instituto havia autuado a Madeireira Cecília LTDA – ME por transportar madeira sem a documentação exigida. A empresa entrou com um mandado de segurança contra o Ibama, mas na decisão final do TRF 1ª Região, tendo como relator o Desembargador Federal Antonio Prudente, a multa foi mantida.

A madeireira alegou que a demora no provimento judicial causava prejuízos diários, além da deterioração dos veículos e da carga. Além disso, um dia após a apreensão a empresa mostrou a documentação necessária. A liminar foi deferida a favor do Ibama, mantendo a multa e a apreensão dos bens.

A apreensão ocorreu durante operação de rotina do Ibama em conjunto com a Policia Federal, e a autuação foi feita por falta da Guia Florestal da carga que era transportada.
Rodrigo Santori
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama e governo do estado de Santa Catarina promovem seminário sobre agrotóxicos

Florianópolis (17/09/2008) - Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos Germano Rigo, Rod. Luiz Rosso, 2500, em Criciúma/SC ocorre o 1º Seminário Estadual de Combate ao Comércio Ilegal de Agrotóxicos. A finalidade do evento é alertar sobre a venda de defensivos agrícolas sem a documentação exigida em lei e seus reflexos para a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Segundo registros, houve neste ano duas mortes por intoxicação em Santa Catarina, uma em Criciúma, e outra em Chapecó. Sobre o tráfico, Maria Janete Joanol, técnica ambiental do Ibama, explica que a maior parte dos produtos vem do Uruguai e visam às lavouras de fumo e arroz do sul do estado, que estão na rota do tráfico em função do aspecto geográfico, em Timbé do Sul, por exemplo, uma pessoa foi presa pela Polícia Federal com 11 galões de defensivos agrícolas contrabandeados.

Entre os presentes, estarão o superintendente do Ibama/SC, a diretora da Diretoria de Qualidade Ambiental (Diqua)/Ibama, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura de Santa Catarina, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

+ Mais

Ação conjunta resgata baleia encontrada no rio Taquimboque, no Pará

Belém (17/09/08) – Na manhã de hoje, a baleia encontrada no rio Taquimboque, em Fernandes Belo, distrito do município de Viseu, nordeste paraense, foi resgatada por técnicos da Divisão de Fauna e Pesca e do Centro de Pesquisa e Gestão Pesqueira do Litoral Norte (Cepnor) do Ibama, Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil do Pará (Dema) e Corpo de Bombeiros de Capanema.

De acordo com o veterinário do Cepnor/Ibama, Kristian Legatzki, o animal foi conduzido pela equipe até alto-mar, na manhã de hoje, e está bem, sem ferimentos ou escoriações visíveis. “Fizemos um cerco com os barcos ao redor da baleia no foz do rio, início do oceano e, assim, ela foi se deslocando em direção ao mar. Passamos a tarde inteira monitorando a área para nos certificar de que ela não voltaria para o rio. Até o presente momento ela não voltou”, afirma.

A espécie da baleia não foi identificada porque a equipe não conseguiu aproximação suficiente para isso.

Ainda de acordo com o veterinário, o animal foi visto pela primeira vez na sexta-feira, dia 12, pelos ribeirinhos da Comunidade do Giz, mas, como eles acreditavam que o animal iria embora, só avisaram os órgãos competentes no último dia 14, domingo.

De acordo com informações dos ribeirinhos, a baleia, que tem aproximadamente 8 metros de comprimento, encalhou, a princípio, mas um grupo deles se formou para empurrá-la até a parte mais funda do rio.

Na manhã seguinte, dia 15, os analistas ambientais do Ibama e Cepnor se deslocaram para o município, onde só conseguiram chegar no fim da tarde, quando avaliaram a situação e deram início ao planejamento da ação de resgate.

Na terça, durante a manhã, a maré estava baixa e, por esse motivo, os barcos não conseguiram adentrar o rio. Só no início da noite, com a enchente da maré, a equipe chegou ao rio, mas precisou aguardar até a manhã do próximo dia para fazer o resgate, já que o local estava escuro.

Segundo Legatzki, esse tipo de aparecimento de baleias não é normal, entretanto, é possível que essa baleia tenha chegado aqui por ter perdido sua rota, na busca de cardumes ou por ter sido empurrada por correntes marítimas.

O chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Alex Lacerda, acrescenta que três casos semelhantes foram identificados no Pará, em 2007, mas que, ao contrário das anteriores, “essa baleia tem grandes chances de sobrevivência, visto que não tem ferimentos nem escoriações aparentes”, afirma.
Luciana Almeida

+ Mais

Ibama e Coppe detalham acordo para acelerar licenciamento

Brasília (16/09/08) - O Ibama e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, discutiram com dirigentes e demais servidores do Ibama o acordo de cooperação firmado entre as duas instituições.

O acordo tem o objetivo de desenvolver trabalhos técnicos científicos a fim de dar celeridade ao licenciamento ambiental e agregar conhecimento ao processo, dado maior qualidade ao resultado final.

De acordo com o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, o momento é de avaliar o licenciamento e definir o que pode ser feito daqui para frente. “Acreditamos que esse acordo é uma maneira de trazer para os processos de licenciamento a inteligência dos professores e pesquisadores do Coppe aliado aos conhecimentos que os técnicos do Ibama têm acumulado. Isto é de suma importância.”

O professor Marcos Aurélio Freitas, representante da Coppe, também afirmou a importância da parceria. “A Coppe sozinha não tem profissionais para dar conta da variedade de situações que o Ibama enfrenta e vem [em conjunto] auxiliar o Instituto, agregando pesquisadores, doutores e mestres para poder contribuir com o processo de licenciamento. Logicamente que a tomada de decisões parte do Ibama e não da Coppe”.A primeira linha de gestão de processos é verificar como está o andamento dos licenciamentos e que tipos de aperfeiçoamentos podem ser feitos nas formas usadas nos processos internos. Posteriormente, também vai ser investido na melhor capacitação dos profissionais do Instituto.

Segundo Marco Freitas, serão oferecidos cursos de extensão com duração entre 40 e 80 horas sobre temas acordados pelo Ibama e a Coppe e, numa segunda etapa, pode chegar ao nível de MBA, que são cursos de 360 a 400 horas e valerão diplomas da UFRJ. Certamente, contribuirá para o crescimento funcional dos profissionais do Ibama.Freitas comentou ainda que o Coppe também dará suporte às áreas de infra-estrutura, de engenharia, desde a parte de energia, que envolve hidroeletricidade, gerações térmicas, seja nuclear ou não, passando por vários temas e também chegando à linha de notas técnicas científicas. Assim, colaborará com o aperfeiçoamento do Sistema de Informações de Licenciamento Ambiental - Sislic.

O presidente Messias garantiu que este é o primeiro de muitos acordos com outras universidades brasileiras que virão para “o crescimento do grande recurso que o Ibama tem que é seu capital intelectual”.
Luciana Melo
Ascom/Sede/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.