Panorama
 
 
 

RESERVA BIOLÓGICA DA CONTAGEM RETIRA GADO E DEMOLE CONSTRUÇÃO ILEGAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Brasília (16/09/2008) - A direção da Reserva Biológica (Rebio) da Contagem, no Distrito Federal, trabalha duro para proteger o patrimônio natural da unidade. Dias atrás, a chefia promoveu a retirada de gado que pastava dentro da Reserva. Logo depois, foi feita a demolição de uma casa construída ilegalmente no local. As medidas fazem parte do plano de conservação da unidade, que prevê outras ações futuras.

A retirada do gado foi promovida após ação de fiscalização que descobriu no interior da reserva um curral improvisado com troncos de árvores e arame farpado. Havia no local 47 bois de propriedade de um criador que não possui chácara dentro da unidade. A área já dava visíveis sinais de degradação, com o solo compactado, vegetação queimada para formação de pastagem e muitas fezes dos animais que poderiam favorecer a disseminação de espécies de gramíneas exóticas (grama ou capim não originário da região).

Já a demolição de uma casa de alvenaria, que ficava nas proximidades do Condomínio Vivendas Bela Vista, em Sobradinho, foi promovida pela Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU/DF), em parceria com a administração da reserva. A casa havia sido construída irregularmente em 2004, dois anos após a criação da Rebio.

A operação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do DF, Polícia Militar, Polícia Federal, Companhia de Eletricidade de Brasília (CEB), Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb), Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do DF e Territórios. A derrubada foi feita com o uso de um trator.

ÁGUA - A Rebio da Contagem foi criada em 13 de dezembro de 2002. Tem o objetivo de preservar os remanescentes de cerrado e os recursos hídricos que existem em seus limites. Abriga as nascentes do córrego Paranoazinho e do ribeirão da Contagem, mananciais responsáveis pelo abastecimento de água da cidade de Sobradinho.

A Rebio preserva ainda aspectos históricos da ocupação do Planalto Central. O seu nome – Contagem – remete a um antigo posto fiscal de cobrança de impostos que teria funcionado no local na época do Brasil Colônia.

"Apesar de guardar todo esse patrimônio, a Rebio da Contagem enfrenta enormes pressões. Várias chácaras continuam dentro dos limites da Reserva porque os seus proprietários ainda não foram indenizados", diz a chefe Maria Helena Reinhardt, analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Além da indefinição da questão fundiária, o local é cercado por inúmeros condomínios residenciais. Nos fins de semana, grupos de pessoas costumam invadir a Rebio para fazer motocross, andar pelas trilhas e tomar banho nas cachoeiras que existem no local.

Nessa temporada de seca, já ocorreram 14 incêndios na unidade, provocados em sua maioria pela queima de lixo no entorno, atingindo cerca de 6% da área total dos 3.462 hectares da Rebio.

APOIO - Na gestão da unidade, Maria Helena conta com o apoio do Parque Nacional de Brasília nas ações de fiscalização e prevenção e combate aos incêndios florestais. Busca ainda firmar parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais e com a iniciativa privada para viabilizar projetos de estruturação da unidade.

No momento, ela espera a chegada de dois servidores para auxiliá-la nas tarefas do dia-a-dia, que devem ser redistribuídos do Ibama para o ICMBio, seguindo a orientação do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc de equipar todas as unidades de conservação do País com um grupo mínimo de pessoal capaz de garantir a gestão e a fiscalização.

+ Mais

ICMBio e Ibama protegem cavernas em Rondônia

Brasília (19/09/2008) - O Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes, realizou nos dias 3, 4 e 5 de setembro, juntamente com agentes de fiscalização do Ibama, vistoria em área de mineração de calcário situada na Estrada do Calcário, Km 84, município de Pimenta Bueno, em Rondônia.

A ação teve o objetivo de complementar o trabalho desenvolvido pela fiscalização do Ibama de Rondônia que, em março de 2008, autuou empresa de mineração, com o embargo de todas as suas atividades, em decorrência da destruição parcial de cavernas naturais na área do empreendimento (o que fere o Decreto Federal n.º 99.556/90), além da localização de frente de lavra em área de influência (250 metros) de outras cavidades, conforme estabelece a Portaria Ibama nº 887/90.

A equipe formada pelos servidores do ICMBio e IBAMA conseguiu ter acesso ao remanescente da Gruta da Lavra do Calcário, que é a maior cavidade natural subterrânea conhecida no Estado de Rondônia. Nas ações anteriormente realizadas pelos fiscais do Ibama a caverna estava com a sua entrada principal obstruída por blocos de rocha, impedindo o acesso ao seu interior e a avaliação técnica da quantidade do patrimônio espeleológico destruído pela atividade de mineração.

Desta vez, no entanto, pode-se observar muito mais que a beleza cênica da cavidade, mas principalmente a sua diversidade biológica e a importância hídrica da Gruta da Lavra do Calcário para a manutenção da vida nas cercanias.

Durante os trabalhos de campo, também foi prospectada uma nova caverna, batizada de Gruta da Cuíca, cuja dimensão, presença de água e diversidade biológica, inclusive com a visualização de mamíferos, ninhos e fezes desses animais, comprovaram a relevância da referida cavidade no contexto regional.

Ainda sobre essa caverna, foi constatada a necessidade de realização de estudos de detalhe do carste no qual está inserida a frente de lavra embargada, sob pena de agravarem os danos ao patrimônio espeleológico brasileiro e, conseqüentemente, ao frágil ecossistema associado.

+ Mais

Portaria autoriza criação e exploração de estrada-parque em unidades de conservação

Brasília (17/09/2008) - Portaria dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo publicada hoje no Diário Oficial estabelece critérios e procedimentos administrativos para a implantação de estrada-parque em unidades de conservação. A partir de agora, a pessoa física ou jurídica interessada na criação de uma estrada-parque deverá apresentar ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio e ao Ibama um projeto que detalhe o EIA/RIMA (estudo de impacto ambiental), um inventário dos atributos da região, detalhamentos de terreno, como o traçado, as contenções de encosta e cortes de taludes, processo de pavimentação, colocação de redutores de velocidade, ciclovias e vias para pedestres, pontos de parada, guaritas, zoopassagens, pórticos, centros de visitantes, sinalização, entre outras providências.

As estradas-parque são interpretadas como trecho da via automotiva que, inserida em unidade de conservação federal, possua características que compatibilizem sua utilização com a preservação dos ecossistemas locais, a valorização da paisagem e dos valores culturais e, ainda, que fomentem a educação ambiental, o turismo consciente, o lazer e o desenvolvimento econômico da região onde está inserida.

Uma das respostas das estradas-parque será o estímulo ao turismo ecológico e rural em sua extensão, como forma de valorizar os atributos naturais e históricos presentes na região e aliar o seu desenvolvimento sócio-econômico à preservação ambiental.

+ Mais

Ministro Carlos Minc visita Floresta Nacional do Tapajós

Brasília (17/09/2008) - O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e o primeiro-ministro norueguês Jens Stolternberg visitam nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) a Floresta Nacional do Tapajós, unidade de conservação federal do Instituto Chico Mendes localizada no Pará. O objetivo da visita é conhecer a unidade e as modalidades de uso sustentável da floresta, como a extração de látex.

O chefe da Floresta Nacional, Daniel Penteado, fará apresentação sobre a gestão da unidade às autoridades. Cerca de 80 famílias residem na floresta, e realizam atividades de artesanato e produção da borracha, esta última com apoio da Universidade de Brasílai (UnB).

A Floresta Nacional do Tapajós foi criada em fevereiro de 1974, com uma área aproximada de 545 mil hectares. Localizada no oeste do Estado do Pará, nos municípios de Belterra, Aveiro, Rurópolis e Placas, o seu acesso se dá pela BR-163, partindo do município de Santarém e pelo rio Tapajós.

A Floresta Nacional é uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, criada com o objetivo de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável, sendo permitida a permanência.

 
 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.