Panorama
 
 
 

BRIGADA INDÍGENA REDUZ QUEIMADAS FLORESTAIS NA RESERVA DOS KAYAPÓ EM 80%

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

22 de Setembro de 2008 - Morillo Carvalho - Repórter da Agência Brasil - Wilson Dias/Abr - Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o cacique Raoni, que apresentou a primeira brigada de bombeiros indígenas. O grupo atua há dois anos dentro de uma reserva kayapó na divisa entre os estados de Mato Grosso e do Pará
Brasília - Oitenta porcento de queimadas a menos. Este foi um dos resultados do trabalho da primeira brigada de bombeiros indígenas, que atua na reserva dos Kayapó na divisa dos estados de Mato Grosso e do Pará há cerca de dois anos. A diminuição do número de queimadas foi registrado este ano - em comparação a 2007.

Hoje (22), o líder indígena cacique Raoni apresentou o projeto ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que elogiou a iniciativa e disse que pretende expandi-la.

“Estamos preocupados, contratamos brigadistas e temos apoiado os Kayapó, mas esse resultado que eles obtiveram de redução de 80% é muito significativo. E como há muitas queimadas e desmatamentos em terras indígenas e em parques nacionais, essa experiência deve ser passada para outras comunidades indígenas e para nossos parques”, disse.

Os índios são capacitados pelos bombeiros em três módulos de 45 dias cada e aprendem de lições de primeiros socorros à confecção de abafadores e bombas costais para apagar focos de incêndio. Hoje, os abafadores usados pelos bombeiros são produzidos por uma indústria canadense. Os usados pelos índios brigadistas são confeccionados com tapetes de borracha usados em automóveis e cabos de vassoura. No total, a área protegida é de 11,2 milhões de hectares.

Participaram do curso 35 indígenas, de diversas etnias, e que, agora, se tornarão multiplicadores do trabalho – eles vão ensinar aos demais, em suas aldeias, as lições que aprenderam. Para o cacique Raoni, o aprendizado ajudará os mais jovens a conservarem a floresta – a área em que vivem é composta por três biomas: a Amazônia, a floresta Andina e o Cerrado.

“Como eles começaram, têm que continuar para treinar os mais jovens e ensinar sobre os riscos do fogo e a cuidar bem do território. O trabalho na defesa da floresta é importante, mas também é preciso trabalharmos na área de vigilância e segurança, porque ainda ocorrem invasões”, pediu o cacique. Minc se comprometeu a pedir ajuda ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.