Panorama
 
 
 

DIA MUNDIAL SEM CARRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Manifestantes tentam conscientizar motoristas de são paulo no dia mundial sem carro

22 de Setembro de 2008 - Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - O Dia Mundial Sem Carro em São Paulo não causou impacto substancial no trânsito na cidade. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o nível de congestionamento registrado hoje (22) na capital paulista chegou a superar a média de trânsito da cidade às 19h. Foram 17,1% de lentidão nas ruas monitoradas pela CET contra uma média de 16,9% no horário. No entanto, para os manifestantes contrários ao uso do carro, o dia comemorativo cumpriu seu papel.

"O Dia Sem Carro é mais uma provocação para a gente sentir um pouco que o que estamos fazendo hoje é piração. Entre oito e 80, nós estamos no 800. Nós estamos fazendo a opção do maior número possível de pessoas que usa transporte individual. Aí não vai ter jeito, vai ter poluição, congestionamento, vamos ter custos brutais", disse Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). "O dia de hoje é para conscientizar as pessoas para escolher melhor os vereadores, os prefeitos e os governadores. Se essas pessoas não entenderem que a solução de problemas desse tipo é no sentido macro, e não é individual, não haverá salvação."

A Invasão das Mil Bicicletas, evento que saiu da Avenida Paulista, foi uma das principais manifestações de hoje no município. Também foi realizado um debate entre os candidatos à prefeitura sobre mobilidade urbana e qualidade de vida na cidade. No evento, promovido pelo Movimento Nossa São Paulo, os candidatos Marta Suplicy (PT), Gilberto Kassab (DEM), Geraldo Alckmin (PSDB), Edmilson Costa (PCB), Ivan Valente (PSOL), Renato Reichmann (PMN) e Soninha Francine (PPS) abordaram as propostas de políticas públicas para o próximo mandato relacionadas a transporte público, trânsito, poluição do ar, ciclovias, apoio ao pedestre e acessibilidade para deficientes físicos.

+ Mais

No Dia Mundial sem Carro, ministro defende melhorias na infra-estrutura urbana

22 de Setembro de 2008 - Paula de Castro - Repórter da Rádio Nacional - Antonio Cruz/Abr - Brasília - O ministro das Cidades, Marcio Fortes, participa de passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios para marcar o Dia Mundial sem Carro
Brasília - No Dia Mundial sem Carro, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, disse que é preciso melhorar a infra-estrutura dos centros urbanos para incentivar a população a deixar o automóvel em casa e utilizar o transporte público coletivo.

O objetivo da data é estimular as pessoas a usarem outros meios de transporte em vez de carros, desafogando o trânsito nas grandes cidades.

“Tem que investir em corredores exclusivos, vias expressas para que o metrô de superfície ou o ônibus possa se deslocar rapidamente para o centro da cidade”, defendeu Fortes durante a abertura do seminário Jornada na Cidade sem meu Carro, promovido pelo ministério.

Ele também destacou que é necessário adotar medidas complementares, como projetar espaços para que as pessoas possam deixar a bicicleta enquanto estão no trabalho.

Para marcar a data, além de participar do evento, Marcio Fortes percorreu de bicicleta o trajeto entre o Museu da República em Brasília e o Ministério das Cidades.

Segundo o ministro, a meta nos centros urbanos deve ser priorizar o transporte coletivo e criar uma rede que integre o transporte público e o individual – de preferência o não-motorizado.

Fortes afirmou que a questão do pedágio urbano ainda não está sendo discutida pelo governo. No entanto, de acordo com ele, caso a medida venha a ser adotada, as diretrizes serão dadas pelo governo federal, mas a execução vai depender de cada prefeitura.

O movimento Dia Mundial sem Carro surgiu na Europa e percorreu o mundo chamando a atenção para os prejuízos causados pelo aumento do uso de automóveis, como danos ao meio ambiente e perda da qualidade de vida.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.