Panorama
 
 
 

GRUPO INTERINSTITUCIONAL REÚNE INFORMAÇÕES SOBRE CAMPOS SULINOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2008

(25/09/2008) Para levantamento de dados e estudos sobre os Campos Sulinos, também conhecido por Bioma Pampa, está formado um grupo interinstitucional, cuja iniciativa foi tomada pela Força Sindical. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), junto com outros órgãos do Governo do Estado, integra o grupo de trabalho, que conta com a participação da Ageflor, Emater, Fiergs, por meio do Comitê da Indústria de Base Florestal e Moveleira, e o Sindicado das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça do RS (Sinpasul).

Os Campos Sulinos, ou Bioma Pampa, tem ocorrência em três países da América do Sul: Brasil, Argentina e Uruguai. Sua área total é de 17.824.000 hectares. No Brasil, abrange áreas somente do Rio Grande do Sul, em cerca de 60% de seu território, nos campos da metade sul e das missões.

Nesta quinta-feira (25) ocorreu reunião em auditório do SENAI, para nivelamento de informações ao grupo interinstitucional, com explanações feitas por representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Ageflor, Aracruz, Emater, Irga, Fetag e Força Sindical.

Além da caracterização dos Campos Sulinos, com tipo de vegetação e de clima, foi abordado estudo realizado pela UFRGS para o Ministério do Meio Ambiente. O estudo, feito por meio de interpretação visual a partir de imagem de satélite em escala de um para 50 mil, identificou categorias de domínio fisionômico florestal ou campestre, com indicação do grau de pressão antrópica sobre os Campos Sulinos. Há 23% de vegetação campestre, 5,4% de vegetação florestal, 13% de transição (campestre/florestal), 10% de água, 48% de ação antrópica rural (lavouras de arroz, soja, pastagens) e 0,8% de antrópico urbano.

Entre outros dados apresentados na reunião, a Emater apontou a existência de aproximadamente 150 mil propriedades nos Campos Sulinos, com produtividade em 2,180 milhões de hectares, gerando em torno de R$ 5,3 bilhões. A distribuição é de 800 mil ha de arroz, 270 mil ha de milho, 960 mil ha de soja e 150 mil ha de trigo. Outro aspecto é que 80% da área de arroz produzida no RS está nos Campos Sulinos, sendo a principal atividade econômica da Meta Sul do Estado.

Todas as informações geradas na reunião vão compor um documento, que servirá de base para ampliação do processo de aglutinação de dados técnicos sobre os Campos Sulinos.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Otaviano Moraes participa do lançamento do Sistema de Gestão Ambiental do Poder Judiciário

(22/09/2008)O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, representa a governadora Yeda Crusius no lançamento do Sistema de Gestão Ambiental (JUS-SGA) do Poder Judiciário nesta segunda-feira (22), às 18h30min, no Memorial do Judiciário, térreo do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, n.º 55, Centro de Porto Alegre).

O lançamento será feito pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa. O sistema é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, considerando o interesse público no fomento de uma cultura de sustentabilidade dentro das atividades do Poder Público, observando que é dever de todos o direito à preservação do meio ambiente, conforme art 225 da Constituição Federal.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.