Panorama
 
 
 

IBAMA INAUGURA CETAS EM RORAIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

Boa Vista (26/09/2008) - A Superintendência do Ibama em Roraima inaugura no próximo dia 01 de outubro, o prédio destinado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, localizado na Av. do Sol com Andrômeda s/n, Bairro Cidade Satélite, Boa Vista/RR.
A abertura do evento será às 10 h com a presença da superintendente do Ibama, Nilva Cardoso Baraúna, do diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, Antonio Carlos Hummel, do prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio, do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, do senador Romero Jucá e do presidente do Ibama, Roberto Messias Franco.


Após pronunciamento das autoridades haverá o descerramento da placa inaugural, visitação ao Cetas e coquetel de comemoração.
Ibama/RR
Foto: Felipe Melo Rezende

+ Mais

Tartaruga marinha encalhada nos Lençóis Maranhenses recebe tratamento no Cetas/Ibama

São Luis (26/09/2008) - Uma tartaruga-verde viva, da espécie Chelonia mydas, foi encontrada encalhada com um quadro de pneumonia e fibrose pulmonar na praia do Atins (município de Barreirinhas/MA) e nesta semana está recebendo tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em São Luís visando sua posterior reintrodução no ambiente natural. Em informação repassada pelo CETAS hoje (26), o réptil ainda necessita de auxílio dos técnicos para se alimentar, não está mergulhando, apenas flutuando devido ao problema respiratório, e encontra-se bastante debilitada, ainda em risco de morte.

Alguns anos atrás, o Maranhão não era reconhecido como um estado de ocorrências freqüentes de tartarugas-marinhas nas praias do segundo maior litoral do Brasil, mas este quadro vem mudando e gerando informações relevantes para o Projeto TAMAR.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) supervisiona o programa de monitoramento realizado desde o dia 18 de agosto nas praias da Ilha de São Luís, Alcântara, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Baía do Tubarão. Este programa é uma complementação do monitoramento de biota marinha requerido pela Coordenação de Petróleo e Gás do Ibama no processo de licenciamento do empreendimento das pesquisas sísmicas para a exploração do bloco BM-BAR-4 leiloado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) na Bacia de Barreirinhas, cuja fase de execução com o navio de sísmica está prevista para começar em dezembro de 2008.

O monitoramento de fauna está sendo feito por técnicos e monitores contratados pela empresa que observam se há alguma ocorrência de encalhe de mamíferos aquáticos e tartarugas marinhas, além de detectarem se existe alguma ocorrência de reprodução desses animais, como ninhos e rastros para áreas de desova. Ainda nessa atividade nas praias, os técnicos e monitores observarão se existe alguma alteração física e comportamental nas espécies marinhas relacionada à atividade sísmica. E essa alteração pode ser percebida, devido à pequena distância de 10 quilômetros mar adentro do bloco BM-BAR-4 em relação ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o programa vai permitir a avaliação se a atividade sísmica provoca algum dano físico ou desorientação nos movimentos dos animais marinhos em virtude das ondas sonoras que serão disparadas para o fundo do oceano na pesquisa para encontrar pontos de concentração de petróleo e gás natural passíveis de exploração no local.

Esse monitoramento nas praias já detectou 45 ocorrências, entre elas encalhes de mamíferos aquáticos, tartarugas marinhas e meros (grande peixe ósseo ameaçado de extinção que ocorre no Maranhão e é objeto de proibição de pesca). A tartaruga-verde em questão deu entrada no CETAS na segunda-feira, 22 de setembro. O programa de monitoramento visa também à implantação de um projeto de comunicação para a comunidade que será um meio de trocas de informações entre as populações litorâneas e a equipe responsável pelo programa nas praias. Os moradores dessas áreas são orientados a avisar o IBAMA/ICMBIO por telefone qualquer ocorrência de encalhe que encontrarem, com o animal vivo ou morto, para serem tomadas as providências cabíveis.

Características da tartaruga verde (Chelonia mydas): É uma tartaruga marinha distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais. O nome tartaruga-verde deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal.

As tartarugas-verdes crescem, em média, até 120 cm de comprimento curvilíneo de carapaça e pesam 160 kg em média, podendo atingir até 300 kg. É uma espécie inteiramente marinha, sem contatos com a terra, a não ser as fêmeas que põem os ovos nas praias.

A espécie encontra-se ainda ameaçada após um longo período de caça intensa devido à sua carne (usada para fazer sopa), couro e casca.

A tartaruga-verde habitualmente se encontra em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.
Paulo Roberto
Ascom/Ibama/MA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.