Panorama
 
 
 

ÍNDIOS CONHECEM TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DE HORTALIÇAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

(24/09/2008) Com a finalidade de repassar técnicas sobre a produção orgânica de hortaliças, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Ivo de Sá Motta, ministrou um treinamento a índios das aldeias Jaguapirú e Bororó na sede da Unidade, na segunda(22) e na terça-feira (23).

O sistema abrange a produção de várias hortaliças. O manejo desses cultivos é feito sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos altamente solúveis, que são substituídos por adubos orgânicos. “Essa proposta tem uma preocupação ambiental e também com a saúde de quem trabalha na horta e de quem vai consumir os produtos”, afirma o pesquisador.

Além disso, os produtores evitam a dependência de insumos que precisam ser comprados e têm custo alto. “Eles vão produzir defensivos naturais à base de alho, pimenta, arruda, e também usar biofertilizantes oriundos de resíduos animais”, destaca Ivo.

Segundo ele, a idéia é repassar conhecimentos sobre uma produção que atenda principalmente o auto-abastecimento das famílias. “A introdução das hortaliças diversifica a alimentação enriquecendo-a com vitaminas e sais minerais”, diz.

A proposta é que, à medida que os produtores dominem a técnica de produção, possam produzir excedentes para a comercialização e geração de renda complementar.

“É muito importante para mim porque a horta vai servir para a família, para vender e as crianças podem aprender também”, diz Vicente Medina, da aldeia Jaguapirú.

Já Estevão Martins, da Bororó, conta que aprendeu muito no treinamento. “Preparar o adubo, o defensivo natural para aplicar nas lagartas e outras pragas”.

Além das aulas teóricas, os índios estiveram na horta agroecológica da Embrapa. No local, conheceram as práticas de compostagem e produção de mudas de hortaliças, além de técnicas para a preparação de defensivos naturais e biofertilizantes.

Programa

Através do programa - uma parceria da Prefeitura de Dourados, Agraer e do Ministério do Desenvolvimento Social - estão previstas as instalações de quatro hortas de produção familiar nas aldeias. “Depois desse treinamento na Embrapa, as mandalas entrarão em funcionamento no mês que vem”, informa o secretário municipal de Agricultura Familiar Ermínio Guedes.

Segundo ele, cada horta deve atender entre 20 e 30 famílias. “Vamos fornecer os equipamentos e material necessário para os grupos começarem, depois eles devem ser auto-suficientes”, finaliza.
Kadijah Suleiman

+ Mais

Lançado livro sobre Espécies Arbóreas

(25/09/2008) A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Florestas, lança na quinta-feira( 25) , o livro Espécies Arbóreas Brasileiras 3, integrante da coleção composta por cinco volumes e já considerada uma das mais importantes referências de pesquisa sobre o assunto.

Parte da programação da VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, o lançamento está confirmado para as 19h, desta quinta- feira na Praça da Criatividade .

A publicação, resultado de mais de 35 anos de experiência do engenheiro florestal, Paulo Ernani Carvalho, tem 593 páginas, nas quais estão descritas 60 espécies arbóreas. Podem ser encontradas informações básicas obtidas por meio do exame da literatura e complementadas com informações técnicas inéditas, como dados de crescimento, gerados a partir de uma extensa rede experimental da Embrapa Florestas.

Os textos descritivos incluem taxonomia e nomenclatura, descrição botânica, biologia reprodutiva, sistemas sexual e reprodutivo, floração e frutificação, dispersão de frutos e sementes, ocorrência natural, aspectos ecológicos e importância sociológica, entre outros.

Com a publicação do terceiro volume da série, 220 espécies estão devidamente descritas, em linguagem simples e texto de fácil leitura e entendimento, acompanhada de rico material fotográfico, contribuindo assim com a popularização do conhecimento e a valorização da flora brasileira.

Assim como todas as publicações, o livro estará à venda durante o Ciência para a Vida, com 35% de desconto.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.