Panorama
 
 
 

NO DIA MUNDIAL SEM CARRO, CAMINHADA EM CURITIBA PROMOVE REFLEXÃO SOBRE USO DO CARRO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Setembro de 2008

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu nesta segunda-feira (22) uma caminhada no Calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, para divulgar o Dia Mundial Sem Carro. A idéia, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, é estimular a reflexão sobre o uso dos automóveis e os problemas que causam ao meio ambiente. “É preciso repensar nossos hábitos e estimular o consumo de produtos menos impactantes, como carros menos poluentes”, disse Rasca.

Cerca de 50 pessoas participaram da mobilização, que faz parte das ações educativas para alertar a sociedade sobre os impactos do aquecimento global e apontar formas de contribuir para a redução do problema. A coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria, Manyu Chang, destacou que outra reflexão deve ser promovida: a necessidade de um transporte público de qualidade. “Assim o uso do meio de transporte individual, o carro, poderá se tornar opcional e não uma necessidade”, comentou.

Para neutralizar o gás carbônico gerado pelo deslocamento de seus funcionários em 2007, a Secretaria promoveu o plantio de 11 mil árvores. Além disso, outras medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa estão sendo implantadas, como a substituição dos copos descartáveis por canecas ou copos de vidros, instalação de filtros de água nas torneiras para evitar o uso de água engarrafada, aquisição de produtos de fabricantes locais para diminuir a emissão de gases no transporte.

“São pequenas mudanças que proporcionam grandes resultados e que podem ser praticadas por qualquer cidadão preocupado com o futuro do planeta”, ressaltou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Rosa Riskalla.
Pacto 21 Universitário ganha adesão de três instituições de ensino superior

Mais três instituições de ensino superior - Centro Universitário Franciscano (Unifae), Faculdades Integradas Espírita e Faculdades Santa Cruz - aderiram ao Pacto 21 Universitário na terça-feira (23). Agora são 16 instituições comprometidas a promover a conscientização sócio-ambiental da comunidade acadêmica, com apoio do Governo do Estado. As adesões foram formalizadas no encerramento do segundo encontro “As Ações das Instituições de Ensino Superior e a Agenda 21 Paraná”, que aconteceu em Curitiba, promovido pela Comissão Científica do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou do encontro e destacou a importância de incluir as universidades no processo de consolidação da Agenda 21. “O governo atua na proteção do meio ambiente e a universidade colabora com a sustentação do discurso do desenvolvimento sustentável”, afirmou. “A Agenda 21 busca uma nova postura, novos valores, mas não adianta institucionalizar se não conseguirmos divulgar tudo o que deve ser feito para bem do meio ambiente. Somos poucos neste processo, mas quando nos unimos, nos tornamos gigantes e fazemos acontecer”, completou.

O pacto prevê três frentes de trabalho: a institucionalização dos princípios da Agenda 21 Paraná por meio de práticas de ensino, pesquisa, extensão; a divulgação da Agenda 21 Paraná com a formação de multiplicadores e da disseminação de conteúdos; e a promoção para tomada de atitudes transformadoras visando à sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora de extensão universitária da Unifae, Adriana Pelizzari, a adesão ao Pacto é uma maneira de formalizar as ações que a universidade vai implantar. “A partir de hoje começa uma nova fase para as universidades. Antes mesmo de iniciar as ações, já disponibilizamos em nosso site uma página específica para divulgação da Agenda 21”, disse.

GUIA – Durante o encontro, o Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná lançou o guia “Agenda 21 Passo-a-Passo”, que apresenta cinco etapas para implantação da Agenda 21 Universitária. A coordenadora das ações da Agenda 21 Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco, detalha que a primeira etapa prevê a identificação das instituições e organizações com as quais serão formadas parcerias, promoção de encontros de sensibilização junto às organizações parceiras e definição da abrangência de atuação do Fórum e de seus parceiros.

“O segundo passo é a formalização do Fórum Agenda 21 da Instituição de Ensino Superior através de instrumento normativo de atuação e organização das ações prioritárias, com base nos princípios anunciados pelo Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná e no Pacto 21 Universitário”, comentou Schirle.

Em seguida, as instituições vão definir ações prioritárias, desenvolver um cenário estratégico para o futuro, estabelecer metas e construir indicadores de evolução. A quarta etapa prevê o desenvolvimento de projetos específicos, que atendam ao plano de ação e execução das atividades estabelecidas nos projetos, segundo os pilares fundamentais do Pacto 21 - institucionalização, divulgação e promoção.

A quinta e última fase orienta a coleta de informações sobre os projetos e sobre as atividades do Fórum, construção de um banco de dados das ações, aplicação dos indicadores de evolução, execução de ações corretivas ao plano de ação quando necessário e implantação de novas ações.

As 13 universidades que já integravam o Pacto 21 Universitário participaram do encontro apresentando algumas iniciativas que estão desenvolvendo. São elas: Universidade Positivo (Unicenp), Faculdade Evangélica do Paraná, Faculdade Dom Bosco, Instituto de Ensino Superior Camões, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

+ Mais

Semana da Árvore deve mobilizar 20 mil pessoas em todo o Estado

Plantios, soltura de balões com sementes, distribuição de mudas, palestras e cursos. Estas são algumas das atividades que o Governo do Paraná vai promover até sábado (27), na Agenda Integrada da Semana da Árvore, que envolve os 399 municípios paranaenses. Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a expectativa é mobilizar mais de 20 mil pessoas em todo o Estado e ampliar a participação da sociedade na preservação da natureza.

Além da Secretaria do Meio Ambiente e suas vinculadas, Sanepar, Copel, prefeituras e escolas da rede pública de ensino participam das atividades. “Hoje em dia a humanidade está cada vez mais envolvida com novas tecnologias e ambientes urbanos, deixando de lado a relação que tinha com a natureza”, comentou Rasca. “Com estas atividades, buscamos reaproximar a sociedade da natureza, promovendo, assim, mudança de atitude e maior conscientização acerca da utilização de nossos recursos naturais”, completou.

Mais de 150 ações serão realizadas até o final deste mês, de acordo com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa. “A Agenda Integrada traz plantios em áreas de mananciais, rios utilizados para abastecimento público e também em áreas urbanas. No total mais de 645 mil mudas de espécies nativas irão reforçar cobertura florestal paranaense e ajudar a melhorar a qualidade dos recursos hídricos”, detalhou.

Na região Sul do Estado, que abrange as bacias dos rios Passaúna, Mascate e Despique, entra em ação o projeto “Adote uma Árvore”, coordenado pelo programa Mata Ciliar. Crianças da comunidade e escolas do Complexo Sol Nascente (Araucária) vão promover plantios em diferentes áreas da bacia do Passaúna. Outros locais beneficiados com plantios são o rio Simeão e principais ruas de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), assim como as margens do rio Belém.

Também está previsto um curso de criação de abelhas nativas sem ferrão voltado aos moradores do município de Piraquara. Na região Centro-Sul do Estado, estão programados plantio de árvores nativas no aterro sanitário municipal de Palmeira, para reconstituição da área de preservação permanente que fica às margens da nascente da micro-bacia Puga.

Em Campo Mourão, região Central do Estado, 5 mil mudas serão plantadas na região ribeirinha das micro-bacias de Ribeirão Mamborê, Rio Claro, Córrego Palmital. Em Barbosa Ferraz, na micro-bacia de Ribeirão das Lontras, limpeza de lixo às margens das rodovias e instalação de placas de conscientização. Em Umuarama, a agenda prevê o plantio de 5,5 mil mudas nativas às margens do Rio Piava. Plantio de 3 mil mudas para recomposição da reserva legal, em Cianorte, favorecendo a micro-bacia de São Tomé.

Outras 15 mil mudas foram plantadas em áreas de mata ciliar e reserva legal na Estrada Primavera, micro-bacia de Xambrê. Os municípios que fazem parte desta bacia - Francisco Alves, Pérola, Perobal, Cafezal do Sul, Iporã, Xambrê e Umuarama – também realizam o VIII Conhecendo o Rio Xambrê, com apoio pelo Consórcio Intermunicipal da Bacia do rio Xambrê.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.