Panorama
 
 
 

SEM PRAZOS PARA DESMATAMENTO ZERO, GOVERNO QUER DOBRAR ÁREA REFLORESTADA ATÉ 2015

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2008

25 de Setembro de 2008 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Marcello Casal Jr/Abr - Brasília - Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, apresentam o Plano Nacional de Mudança Climática
Brasília - O desmatamento é a principal fonte de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa do Brasil. Apesar de a devastação da mata contribuir com cerca de 75% do total desses gases lançados pelo país na atmosfera, o tema não teve prazos ou metas quantitativas de redução definidas pelo Plano Nacional de Mudança Climática, apresentado hoje (25).

O plano cita a busca pela “redução sustentada das taxas de desmatamento até que se atinja o desmatamento ilegal zero”, mas não faz nenhuma referência a data limite ou prazos a serem cumpridos.

Para recuperar as áreas já degradadas, a proposta é investir “em projetos agressivos de reflorestamento”, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. “A partir de 2015 vamos estar plantando mais que derrubando”, calculou Minc.

O objetivo é chegar a 11 milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil até 2015, o dobro da área atual. No entanto, apenas 2 milhões de hectares deverão ser reflorestados com vegetação nativa. A maior parte vai receber espécies exóticas, com fins comerciais, como eucalipto e culturas para produção de biocombustíveis, principalmente babaçu, dendê e pinhão manso.

Em relação ao estímulo à produção de etanol previsto pelo plano, Minc voltou a afirmar que o avanço da cana-de-açúcar não comprometerá áreas de preservação. A estimativa é dobrar a produção de álcool combustível até 2017 e chegar a 53,7 bilhões de litros anuais.

“Não vai ter um novo hectare de cana em área de produção de alimentos, na Amazônia e no Pantanal. Não há nenhuma possibilidade do nosso etanol não ser verde, senão será rejeitado”, apontou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.