Panorama
 
 
 

PINGÜINS NAS NUVENS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

Pingüins nas nuvens - Ibama e FAB levam hoje pingüins de avião até o sul

Salvador (01/10/2008) - Megaoperação do Ibama com apoio da Força Aérea Brasileira-FAB, leva hoje, de Salvador para a cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, os 330 pinguins-de-magalhães que sobreviveram ao tratamento médico veterinário a que foram submetidos nos últimos dois meses, após resgate ocorrido durante o fenômeno natural que se caracterizou pelo aparecimento de milhares desses animais na costa marítima do Nordeste, especialmente na Bahia.

O transporte dos animais será feito em um avião Hercules C130 da FAB que decola no final da tarde, da Base Aérea de Salvador rumo ao aeroporto de Pelotas, RS. De lá, os animais, acondicionados em 20 caixas de madeira, seguirão via terrestre até Rio Grande, onde ficarão alojados temporariamente nas dependências do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos – CRAM, vinculado à Fundação Universidade Federal de Rio Grande -FURG.


Amanhã (02), quinta-feira, pela manhã os 330 pinguins-de-magalhães serão colocados na areia da praia do cassino, Rio Grande, de onde finalmente iniciarão o retorno ao seu habitat, a região da Patagônia, sul da Argentina.

A quantidade de pingüins resgatados na orla de Salvador e demais cidades litorâneas baianas é estimada em cerca de 1.000 espécimes. Desses, 421 reagiram bem ao tratamento realizado no Instituto Mamíferos Aquáticos –IMA, em Salvador, a base de medicações especificas e alimentação com sardinhas frescas.

Na avaliação clínica, que incluiu o verificação do nível de permeabilidade das penas, 259 aves foram consideradas aptas a realizarem a viagem de retorno à Patagônia. O restante permanecerá sob os cuidados dos técnicos do IMA até a destinação final. A divisão técnica Ibama na Bahia está responsável pelos estudos e negociações que envolvem esta destinação, que pode ter como encaminhamento instituições cientificas, zoológicos, etc.

Ao plantel de pinguins tratados na Bahia, foram integrados 71 espécimes vindos do Espírito Santo.

Todos os animais foram anilhados com anéis de identificação do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de aves Silvestres – CEMAVE, que possibilitará futuro estudo das trajetórias e movimentos de migração das aves.
Carlos Humberto
Ascom/Ibama/BA
Foto: Carlos Humberto

+ Mais

Pingüins que estão em Vitória iniciam viagem de volta para “casa”

Vitória (29/09/2008) -Hoje, a meia noite, 75 pingüins começam sua viagem de volta para casa. Segundo os analistas ambientais do Ibama no Espírito Santo, as aves serão embarcadas em um vôo noturno da TAM no Aeroporto de Vitória. A companhia aérea se sensibilizou com o problema dos pingüins e resolveu dar esta “carona” para as aves até Salvador.

Na capital baiana os pingüins vão ser reavaliados e ficarão no Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), onde serão embarcados com mais outras aves, que já estão no IMA, em um vôo da FAB especialmente organizado para levar as aves até o Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, os pingüins serão recebidos pelos biólogos do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), que serão os responsáveis por reintroduzir estas aves na natureza para que desta vez eles consigam chegar até seu destino final.

A jornada destes pingüins começou a três meses atrás com a “invasão” destas aves no litoral brasileiro, sete estados comunicaram a ocorrência da chegada de pingüins em sua praias.

No Espírito Santo, a estimativa é que mais de 300 pingüins tenham chegado por aqui. As aves eram encontradas cansadas e famintas, em muitos casos doentes. Já há alguns anos que existe registro de pingüins chegando a costa capixaba mas nunca com esta intensidade.

O motivo desse aumento não está totalmente esclarecido, mas possivelmente deve-se a uma pequena elevação na temperatura do oceano. Providências já estão sendo tomadas para que, em 2009, a estrutura do Ibama no Espírito Santo suporte a chegada de um número tão alto dos pingüins.

Os demais pingüins que não vão embarcar no vôo da TAM continuarão no Instituto Orca onde continuam no processo de reabilitação para sua reintegração a Natureza. A data para a segunda viagem dos pingüins ainda está sendo estudada por todos os órgãos envolvidos neste processo.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama ES

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.