Panorama
 
 
 

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA PLANO DE SANEAMENTO DA BACIA DOS SINOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2008

(07/10/2008) O governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, entregou na manhã desta terça-feira (7) o Plano de Saneamento para a Bacia Hidrográfica dos Sinos para o Comitê Rio dos Sinos (Comitesinos). O trabalho, que levou mais de dois anos para ser realizado, apresenta o diagnóstico da situação e de seus impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais, socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectados.

Além disso, o trabalho apresenta objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização, admitindo soluções graduais e progressivas, bem como estabelece programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas de modo compatível com os respectivos panos plurianuais e com outros planos governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento.

Para o secretário Marco Alba, o Plano de Saneamento mostra a filosofia do governo: promover resultados. "Temos de agir e rápido para evitar mais danos. Temos uma responsabilidade de manter o Rio dos Sinos vivo e a vontade de que as coisas se realizem o mais rápido possível", afirma o secretário.

O presidente do Comitesinos, Silvio Klein, garante que a solução tem de ser conjunta do governo estadual e das entidades que buscam a preservação do Rio dos Sinos. "Nos aproximamos das estruturas oficiais, principalmente que tratam da área do saneamento, para resolver o problema que nos angustia", diz.

Uma vez realizado o Plano de Saneamento da Bacia Hidrográfica dos Sinos, o governo já realiza trabalho igual para a Bacia do Taquari-Antas. Participaram da reunião, além do secretário Alba e do presidente Klein, o secretário-adjunto e o diretor de Saneamento da Habitação, respectivamente Luiz Zaffalon e Jorge Gavronski; a secretária executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger; Dílson Santos e Kátia Bichinho, representantes da Corsan no Comitesinos; José Ivo Follman, vice-reitor da Unisinos e representante da universidade no Comitesinos, e Décio Alteman e Renato Pilger, representantes da Comusa no Comitesinos.
Imprensa do Palácio Piratini

+ Mais

Otaviano Moraes recebe holandeses para tratar dos rios dos Sinos e Gravataí

(07/10/2008) O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, reuniu-se nesta terça-feira (07), com representantes do governo e empresários holandeses, com quem tratou sobre a cooperação técnica que a Agência que a Agência de Gestão em Recursos Hídricos fará nas Bacias Hidrográficas do Rio dos Sinos e Gravataí.

A cooperação é fruto da missão liderada pela governadora Yeda Cruius realizada em agosto à Holanda, quando o governo gaúcho buscou subsídios para o enfrentamento de questões ambientais, devido ao desejo de aprimorar a política estadual de tratamento de resíduos urbanos e industriais, bem como recuperar as águas dos rios dos Sinos e Gravataí.

Conforme Otaviano Moraes, “estamos concretizando as tratativas com os holandeses para que possamos formalizar em breve esta cooperação que irá atuar no desassoreamento do Rio Gravataí e em seguida avançar na recuperação do rio dos Sinos”.

BIOENERGIA - Os holandeses apresentaram ao secretário projeto de produção de bioenergia no porto de Rio Grande, que consiste na transformação de serragem em biomassa. Nesta quarta-feira (08), será assinado com o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, carta consulta para a execução do projeto. O investimento deverá ser feito em três fases, prevendo um aporte inicial de R$ 20 milhões.

Participaram da reunião a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, o representante Chefe da Agência Comercial Holandesa, Philippe Schulman; o diretor da empresa Verderis, Tjtte van der Werf; o diretor da Frísia Consultoria, e o diretor da, Plano Engenharia e Imóveis, Rintje van Hattem.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.