Panorama
 
 
 

MINC ANUNCIA 81 AÇÕES CÍVEIS CONTRA DESMATADORES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

10/10/2008 - Gisele Teixeira - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta sexta-feira (10) que o governo está entrando na Justiça contra empresas e fazendeiros que desmataram áreas da Amazônia Legal. São 81 ações civis públicas, o equivalente 104 processos. Desse total, 26 processos foram ajuizados hoje e outros 78 estão programados para o dia 30. "Isso é uma sinalização do combate à impunidade", disse Minc.

No total, fazendeiros e empresas terão de recompor aproximadamente 133 mil hectares destruídos no Mato Grosso, no Pará e em Rondônia e pagar o equivalente a R$ 227 milhões em multas à União. A iniciativa é resultado de uma força-tarefa formada pelo Ministério do meio Ambiente (MMA), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A lista divulgada hoje apresenta o nome do autuado, a área desmatada, o valor da multa e o município da infração.

De acordo com a AGU, as ações pedem a obrigação da desocupação imediata da área degradada; a determinação do depósito integral, em conta bloqueada pela Justiça, da quantia referente ao valor bruto da comercialização de toda a produção agropecuária em desenvolvimento, de forma a impedir o enriquecimento ilícito; a suspensão da participação dos citados em linhas de financiamento; além da obrigação de se fazer a consistente recuperação dos danos causados.

Segundo Minc, até o final do ao parte dessas ações civis também poderão se tornar ações criminais. "Nem todo desmatamento configura crime federal, mas desmatar em unidade federal é crime", explicou.

De acordo com procuradora do Ibama, Andréia Vulcanes, as infrações foram constatadas em campo e estão comprovadas com imagens de satélite com o histórico do desmatamento, ausência de autorização e informações técnicas, com laudos e pareceres, sobre as conseqüências do dano ambiental produzido para a fauna e flora.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não foi alvo de nenhuma das ações propostas, mas, segundo o ministro o desmatamento confirmado também deverá ser ressarcido em forma de reconstituição ambiental e terras. "Nenhuma multa será perdoada, estamos apenas seguindo a lei", disse Minc, explicando que em caso de ente público esta é a forma de pagamento adotada. "Se o Incra pagasse em dinheiro, certamente o montante iria para uma conta única do governo, sem garantia de que seria revertido em proteção ambiental", acrescentou.

Minc voltou a reclamar da impunidade, dizendo que hoje no Brasil poucas ações são ajuizadas e apenas um décimo delas vira condenação. "Mas isso vai acabar. Essas ações de hoje são resultado de um esforço concentrado e daqui para frente vai ser assim para deixar bem claro para o Brasil: o crime não vai compensar. Vão perder terras, vão perder dinheiro, vão perder gado, vão perde a soja e a maneira e podem até perder a liberdade, dependo da fase seguinte dessas ações", disse o ministro. Ele acrescentou que a fiscalização será intensificada, bem como devem continuar as apreensões e leilões de boi pirata.

+ Mais

MMA capacita agricultores familiares para feira de biocomércio

06/10/2008 - Carlos Américo - A Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA promove, de 7 a 10 de outubro, no hotel Pousado dos Sonhos - BR 414, no município de Corumbá, Goiás, curso de capacitação para agricultores familiares e agroextrativistas que vão participar da feira e conferência latino-americana de biocomércio ExpoSustentat 2008 e paralelamente da BioFach América Latina, maior evento mundial de divulgação e venda de produtos orgânicos e sustentáveis certificados.

Parceria dos ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da GTZ (Agência de Cooperação Técnica Alemã), o objetivo da capacitação é qualificar os empreendedores, aperfeiçoando os aspectos gerencial e administrativo das entidades envolvidas, para melhorar os produtos e levando o conhecimento para além da feira. No encontro, será realizada uma mostra de produtos da sociobiodiversidade.

O treinamento será para os empreendedores que vão expor seus produtos nas salas Andes Amazônia e Caatinga Cerrado. Vão participar da capacitação 25 empreendedores da Caatinga-Cerrado, 14 da sala Andes Amazônia e 10 representantes para o estande do MDA. Bolívia, Colômbia, Equador e Peru se somarão ao Brasil na sala Andes Amazônia, na Exposustentat.

A Exposustentat é uma feira especializada em negócios sustentáveis que se organiza em paralelo com a feira especializada em produtos Orgânicos BIOFACH-América Latina. O objetivo da Exposustentat é estabelecer uma plataforma para exibição, promoção e intercâmbio de informações e de produtos derivados da biodiversidade e aproveitados de maneira sustentável.

O Brasil é o quinto país a realizar a BIOFACH. O empreendedores que expõem na feira precisam ter o selo de certificação de alimento orgânico, o que atesta ao consumidor não só que o produto é isento da contaminação química, mas que todo o processo como plantar, cultivar e colher também são sustentáveis.

A feira será realizada de 23 a 25 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo e reunirá especialistas em mercado orgânico e sustentável.
Mais informações em /http://www.exposustentat.com.br/

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.