Panorama
 
 
 

CETAS MACEIÓ RECUPERA FILHOTES DE ANIMAIS ÓRFÃOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

Maceió (14/10/2008) - A rotina do Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas do Ibama de Alagoas inclui todos os dias, a hora de amamentar. No último fim de semana, foram entregues ao Cetas dois filhotes de sagüi-de-tufo-branco, vítimas de maus-tratos. No Centro eles se juntaram a outros filhotes que recebem cuidados especiais.

Só no ano de 2008, o Cetas de Maceió recebeu mais de 100 filhotes de animais silvestres. A origem desses animais é variada, desde aves que caem ou são retiradas de seus ninhos até filhotes órfãos vítimas de caçadores e traficantes. A analista ambiental Luciana Plastino conta que assim que chegam ao Cetas, os animais são examinados e, caso seja necessário, medicados. A dieta é escolhida cuidadosamente, com o objetivo de fornecer todos os nutrientes necessários ao período de crescimento dos filhotes. Semanalmente, os animais são pesados e reavaliados, para um acompanhamento do desenvolvimento. “É sempre muito gratificante assistir à recuperação dos filhotes, apesar dos cuidados contínuos que exigem,” afirma a analista.

Dentre os filhotes recuperados no Cetas estão: raposa, quati, mão-pelada, capivara, tamanduá-mirim, cassaco-de-orelha-branca, sanhaço-cinza, lavadeira, periquito-da-caatinga, pica-pau-de-banca-branca, jabutis, gaviões e corujas.Assim que atingem idade e independência suficientes, os animais são destinados a zoológicos e criadouros autorizados pelo Ibama.
Ibama/AL
Fotos: Luciana Plastino

+ Mais

Ibama realiza soltura de pássaros em Cachoeiro, região Sul do Espírito Santo

Vitória (13/10/2008) - O Projeto Cereias, administrado pelo Ibama com outras empresas parceiras, coordenou a soltura de 180 pássaros, de 18 espécies, no Município de Cachoeiro de Itapemirim, região sul do Espírito Santo.

As aves, que foram apreendidas durante operações de fiscalização do Ibama, passaram por um processo de reabilitação antes de sua soltura. Entre as espécies soltas estão o coleiro, trinca ferro e a jandaia-estrela.

Para o chefe do Escritório Regional de Cachoeiro (Erci), José Luiz Vivas,esta soltura é especial porque as operações de fiscalização têm obtido bons resultados no município e havia uma cobrança da comunidade para que mais solturas fossem realizadas na região sul. “Desta forma atendemos à população e cumprimos nosso dever”, conclui Vivas.

Para os fiscais do Ibama a soltura do pássaros apreendidos por eles significa uma grande recompensa e nessas horas o trabalho se torna extramente gratificante.

Neste ano o Erci apreendeu mais de 300 pássaros silvestres nativos durante operações de fiscalização na região sul. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização do Ibama é crime ambiental. Até o final do ano, o Cereias pretende devolver mais aves para o seu habitat natural. Ponto positivo para a natureza.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

+ Mais

Um analista ambiental e um advogado assumem Ibama em Tocantins e Paraíba

Brasília – O analista ambiental do Ibama, Joaquim Henrique Montelo Moura, é o novo superintendente do instituto em Tocantins. Ele foi empossado pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, em uma cerimônia no gabinete da presidência na última quinta-feira.

No mesmo evento também tomou posse o novo superintendente da Paraíba, o advogado Anselmo Guedes de Castilho. O advogado era vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), antes de assumir o cargo no Ibama.

Num breve discurso, o presidente mencionou que o Ibama é representado em todos os estados por pessoas ilibadas, com compromisso com a política ambiental, conhecimento técnico e entusiasmo para trabalhar. Segundo o presidente, Moura e Castilho irão reforçar a presença nos estados.

Vários servidores e os deputados federais Luiz Couto (PT-PB) e Vicentinho Alves (PR-TO) prestigiaram a posse. A analista ambiental Lou Menezes falou em nome dos servidores. “Nós estamos muito felizes pela indicação de uma pessoa da casa para ocupar um cargo tão importante”. O deputado Couto elogiou a escolha de Castilho e disse que a experiência na OAB ajudará o advogado a enfrentar os problemas ambientais da Paraíba.
Ascom/Sede

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.