Panorama
 
 
 

IBAMA E INSTITUIÇÕES DE REABILITAÇÃO IRÃO SOLTAR 100 PINGÜINS NO LITORAL DE SP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

Devolução em alto-mar é a primeira experiência do gênero e servirá para coletar informações sobre deslocamentos da espécie

São Paulo (13/10/08) - O Ibama, o Aquário do Guarujá, o Aquário de Santos, o Aquário de Ubatuba, a ONG Instituto Argonauta e a ONG Grupo de Resgates de Mamíferos Marinhos - GREMAR vão devolver ao mar cerca de 100 pingüins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) que chegaram ao litoral paulista nos últimos meses. A operação contará com o apoio da Marinha do Brasil e da Petrobras para realizar o transporte dos animais até os pontos de soltura. A data prevista para a soltura do primeiro grupo de pingüins é dia 14/10/08, com saída prevista às 9h00 da capitania dos portos em Santos com uso de embarcação da Marinha do Brasil, a depender das condições do tempo. O segundo grupo de animais deverá embarcar às 17h00 do dia 14/10/08 a partir do Terminal Pesqueiro de Santos.

A soltura em alto-mar é a primeira experiência do tipo realizada em SP. Nas solturas anteriores, os pingüins eram levados de avião até o Rio Grande do Sul para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos - CRAM da FURG, e de lá eram lançados de volta ao mar. Agora, eles serão lançados ao mar já no litoral de SP. Um dos objetivos é verificar se as aves conseguem encontrar o caminho de volta, poupando os custos da repatriação e permitindo solturas cada vez maiores desses animais. Espera-se também obter informações sobre a biologia desses animais e aprimorar as técnicas de soltura dessas aves em SP.

Pontos de soltura

Um grupo de pingüins deverá ser solto a cerca de 40 milhas da costa (aproximadamente 64 quilômetros da costa) e outro grupo a cerca de 100 milhas da costa (aproximadamente 160 km da costa). A soltura nesses pontos foi planejada para que as aves sejam auxiliadas pela dinâmica das correntes marinhas e dos ventos no seu direcionamento para o sul, onde se encontram as colônias de reprodução. A maior colônia reprodutiva da espécie está localizada em Punta Tombo na Argentina. Espera-se que nessas faixas de profundidade os pingüins também encontrem alimento (peixes como a sardinha), item essencial para garantir sua sobrevivência durante o deslocamento.

Os animais serão soltos em grupos de no mínimo 20 indivíduos, todos já marcados com anilhas (anéis metálicos de identificação), o que permitirá a recuperação de informações, quando os animais forem reencontrados. Todos os animais selecionados para o programa de soltura passaram por baterias de exames clínicos para garantir que estejam em boas condições de saúde.

Sobre os pingüins

Os pingüins-de-magalhães, nome científico Spheniscus magellanicus, são aves marinhas que freqüentam a costa brasileira durante os meses de inverno desde o RS até AL. A espécie nidifica em grandes colônias na costa da Patagônia, Argentina, Chile e Ilhas Malvinas entre outubro e janeiro.

A maior parte dos animais que chegam ao Brasil são jovens ou imaturos que se lançaram ao mar entre os meses de maio a agosto, após o período reprodutivo, em busca de alimento. A maioria chega às praias debilitada, necessitando de trabalhos de reabilitação, com enfoque no aumento da temperatura corpórea, ganho de peso e hidratação, além de outros tratamentos específicos.

Durante o inverno de 2008, o número de pingüins chegados à costa brasileira ultrapassou a média dos anos anteriores, sendo que somente no estado de São Paulo, mais de 600 animais, a maioria mortos, foram registrados pelas instituições que realizam a recepção e reabilitação dessas aves em nosso litoral. Ainda não se sabe o que acarretou o aumento de aves encontradas nas praias brasileiras durante esse ano. Os animais que forem considerados inaptos à soltura serão encaminhados para cativeiro, zoológicos e aquários.
Ascom/Ibama/SP
Airton De Grande

+ Mais

Treinamento de coletores do Estatpesca é realizado no Espírito Santo

Vitória (14/10/2008) - O Ibama irá realizar, no Espírito Santo, no período de 16 a 17/10/08 na cidade de Anchieta, o treinamento dos Coletores da Estatística que irão atuar na Região Sul do Estado.

Neste período serão treinados nove Coletores que atuarão desde Guarapari, até Presidente Kennedy, complementando desta forma o Monitoramento Estatístico em todos dos municípios litorâneos do estado. Estes coletores se vão se juntar aos outro onze que já atuam desde a Grande Vitória, até Conceição da Barra.

De acordo com a metodologia do Estatpesca, atividade desenvolvida pelo Núcleo de Pesca do Ibama, a coleta de dados em todo o estado será realizada através do processo de amostragem, a qual contemplará todas as modalidades de pesca existentes, levando em consideração as faixas de comprimentos da frota pesqueira capixaba.

Neste programa, além do monitoramento dos desembarques, também serão monitorados os preços de primeira comercialização do pescado, ao mesmo tempo em que se realiza uma atualização do cadastro da frota pesqueira, e das artes de pesca utilizadas no Espírito Santo.
Ascom Ibama ES

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.