Panorama
 
 
 

MINC DEFENDE MAIOR PROTAGONISMO DO BRASIL NA ÁREA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

22/10/2008 - Daniela Mendes - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu um maior protagonismo do Brasil na área ambiental. "Não podemos ficar na defensiva, como às vezes, ficamos. Nos fóruns internacionais nós temos muita coisa a apresentar, inclusive na área do etanol e do biodiesel. Não tem sentido nós ficarmos eternamente nessa defesa, a gente tem que ser muito mais propositivo", disse Minc na abertura da audiência pública sobre o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, realizada nessa terça-feira (21), na Universidade de Brasília.

No encontro, que teve quase três horas de debates, Minc afirmou que o plano, que ainda está em fase de consulta pública, deve ter metas realizáveis. Ele destacou aspectos importantes como a previsão de o País chegar a 2015 plantando mais árvores do que cortando, o aumento de 1% para 20% na co-geração de energia e o crescimento de 11% a participação do etanol na matriz energética brasileira com crescimento de 11% ao ano.

Segundo a secretária Nacional de Mudanças Climáticas, Suzana Kahn, além dos objetivos citados acima, essa versão inicial do plano estabelece dois macro objetivos. Um deles é a redução das emissões provenientes da alteração do uso da terra e florestas com foco na questão do desmatamento que representa 55% do nosso total de emissões.

Outro ponto é a promoção do desenvolvimento, do crescimento econômico, seguindo uma trajetória de menor consumo de energia fóssil. "O Brasil vai crescer, mas esse crescimento pode se dar de uma forma menos agressiva ao meio ambiente e isso é possível desde que se tenha tecnologia para isso", acredita Suzana.

Os participantes do encontro sugeriram que o plano contemple de forma mais precisa ações voltadas para educação ambiental, o uso de áreas degradadas, o estímulo a projetos de energia limpa e o incentivo financeiro a projetos de geração de conhecimentos na área ambiental.

"Nós queremos discutir esse plano não só pela internet, mas também de corpo presente e a universidade tem muito a contribuir e nós temos de ter abertura para incorporar essas sugestões no primeiro plano brasileiro de mudanças climáticas", disse o ministro.

No próximo dia 27 de outubro será realizada, no Rio de Janeiro, outra audiência pública para debater o Plano Nacional de Mudanças Climáticas. A fase de consulta pública encerra no dia 31 de outubro.

+ Mais

Sai edital do concurso para contratação de servidores para o ICMBio

21/10/2008 - O Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UnB (Universidade de Brasília) divulgou nesta terça-feira (21) o edital do concurso para a contratação de servidores efetivos para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

São 175 vagas para o cargo de analista ambiental, sendo nove reservadas aos portadores de deficiência. A remuneração inicial é de R$ 2.956,17, acrescida de gratificações. As inscrições só podem ser feitas pela internet (http://www.cespe.unb.br/concursos/icmbio2008), no período de 27 deste mês a 19 de novembro.

Esse é o primeiro concurso público para o provimento de vagas do ICMBio. Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o órgão foi criado no ano passado para gerir as unidades de conservação (UCs) federais 299 no total. Atualmente, dispõe de 1.600 servidores lotados em Brasília e nos estados. As vagas abertas nesse processo seletivo são reservadas apenas para os estados da região amazônica - Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima - onde a carência de pessoal é maior.

Para concorrer, os interessados devem ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. As provas serão realizadas no dia 8 de fevereiro de 2009 em Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA). Na inscrição, o candidato deve optar pela cidade onde realizará as provas e pela Unidade Federativa para a qual concorrerá à vaga.
Fonte: Ascom/ICMBio

+ Mais

MMA inaugura, em Formosa, Centro de Apoio à Gestão Ambiental Territorial

23/10/2008 - O Ministério do Meio Ambiente inaugura nesta sexta-feira (24), às 9h, na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Formosa, Goiás, o primeiro Centro de Apoio à Gestão Ambiental e Territorial (Cegat) da bacia do Rio São Francisco. Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva articular os gestores locais para a implementação das diretrizes do Zoneamento Ecológico-Econômico. A idéia é buscar parceria com instituições locais para a montagem de estrutura e suporte à gestão do território.

O Cegat de Formosa será um espaço de articulação dos diversos programas governamentais e da sociedade civil e de negociação para o ordenamento territorial entre as instituições locais poder público, universidades, setor empresarial e sociedade civil organizada. Conta ainda com a assessoria técnica do Consórcio ZEE-Brasil e supervisão da Coordenação Nacional do Programa ZEE do MMA.

O Centro, coordenado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Formosa em parceria com o MMA, tem como parceiros MMA, UEG e Prefeituras de Formosa e de Cristalina por meio de acordo de cooperação técnica. Outros dois centros na Bacia do São Francisco estão em fase final de implantação nos municípios mineiros de Montes Claros e de Pains. Na Amazônia foram instalados treze Centros de Capacitação (Cecaps) em parceria com universidade pública.

Durante a solenidade de inauguração do Cegat, que contará com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente e autoridades locais, será lançada a segunda fase do Projeto Lendo Mapa. A iniciativa serve de apoio aos municípios para discussões das informações geradas pelo projeto de zoneamento da Região Integrada do Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride/DF).

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.