Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO ATENDE REIVINDICAÇÃO DE GUARDA-PARQUES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2008

(23/10/2008) O secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires recebeu nesta quinta-feira (23), dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos do RS, com quem discutiu a situação dos guarda-parques que atuam nas Unidades de Conservação do Estado, que reivindicam equipamentos de proteção individual (EPIs), identidade funcional, armas e condições de trabalho no exercício da atividade, além de capacitação profissional.

Francisco Simões Pires considerou justa a revindicação e lamentou não ter resolvido a questão com a rapidez adequada, enfatizando que o problema deverá ser solucionado em um prazo de 30 a 40 dias. “Foi aberto um canal de diálogo com a categoria e os servidores foram receptivos às propostas formuladas”, frisou.

Já está marcado para dezembro um curso de qualificação para todos os novos servidores que estão ingressando na Secretaria do Meio Ambiente e que não fizeram o primeiro curso realizado em setembro último, depois que a governadora Yeda Crusius sancionou Lei aprovada pela Assembléia Legislativa criando 120 novos cargos para a pasta, dos quais 60 guarda-parques e 60 técnicos ambientais.

O secretário em exercício irá avaliar junto com a Secretaria da Justiça e da Segurança um curso de qualificação específico para os guarda-parques que deverá se realizar o mais breve possível, dependendo da disponibilidade da Brigada Militar.

Segundo ele, também está sendo agilizada a confecção da carteira de identidade funcional, bem como a questão do uso de armas pelos órgãos da Segurança Pública, além de uniformes e equipamentos de segurança.

POC – Francisco Simões Pires afirmou, ainda, que os guarda-parques, conforme escala a ser definida nas Unidades de Conservação, deverão participar das reuniões do Plano Operacional de Controle (POC), já implantado na área de abrangência do Projeto Mata Atlântica no RS.

O POC é o instrumento técnico e gerenciador das atividades operacionais conjuntas de fiscalização, licenciamento e monitoramento do bioma Mata Atlântica. As operações conjuntas são realizadas entre os órgãos federais, estaduais e municipais que tenham atribuições de fiscalização ambiental, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Participaram da reunião a coordenadora do Projeto Mata Atlática, Vera Pitoni. O diretor administrativo da Sema, Alexandre Schnack, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Estado, Carlos Eduardo de M. Alves, o diretor Luiz Augusto Ferreira e representantes dos guarda-parques.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Zoológico do Estado vence Prêmio Fiema

(20/10/2008) A primeira edição do Prêmio Fiema (Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente) já tem seus ganhadores. Entre os 74 projetos inscritos, a comissão julgadora apontou os 10 melhores, cinco na categoria educacional e cinco na tecnologia ambiental.

O Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do RS foi um dos cinco vencedores na categoria educacional concorrendo com o Projeto A Hora do Bicho. Este projeto, já em sua 4ª edição, é realizado através do Setor de Educação Ambiental do Parque Zoológico, sob a coordenação de Márcia Weber e visa divulgar as espécies da fauna ameaçadas de extinção, que fazem parte do acervo do Parque e apoiar a campanha de coleta seletiva do lixo realizada no Zoológico.

Os trabalhos vencedores serão apresentados durante a Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente - Fiema Brasil 2008, que estará acontecendo entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A premiação será no dia 30 de outubro.

O Prêmio Fiema foi criado com o objetivo de reconhecer as melhores iniciativas visando à minimização dos impactos ambientais e a promoção da sustentabilidade.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da FZB/RS

+ Mais

Sema participa do Seminário de Educação Ambiental de Alegrete

(22/10/2008) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) participa do 4º Seminário Regional de Educação Ambiental de Alegrete, que se inicia nesta quarta-feira (22) e segue até sexta (24) naquele município.

A abertura oficial do evento acontece hoje, às 18h30min, onde estará presente a Coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Lílian Zenker, que também fará palestra amanhã no Seminário.

Pela programação, na quinta-feira (23), a partir das 8h, Lílian Zenker falará sobre “Educação Ambiental como Instrumento de Gestão”.

Outros temas do Seminário são a participação da mulher na gestão da água, a importância da educação ambiental na sala de aula, agroecologia-ciência para o futuro sustentável, impactos antrópicos e biodiversidade, aquecimento global e influência nas águas subterrâneas, caracterização e quantificação dos resíduos sólidos gerados em Alegrete e degradação ambiental e os recursos hídricos.

O município de Alegrete possui secretaria do meio ambiente e é qualificado para o licenciamento ambiental das atividades com impacto local.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Rua da Cidadania estará em Camaquã

(23/10/2008) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) participa, mais uma vez, da Rua da Cidadania. Desta vez, será em Camaquã, neste sábado (25), entre 9h e 17h.

A Sema levará para aquela comunidade informações sobre gestão ambiental integrada com orientações técnicas sobre licenciamento ambiental, manejo florestal, áreas de preservação permanente, matas ciliares e resíduos sólidos urbanos. No estande estará exposto um minidiorama representativo do bioma Mata Atlântica, haverá coleta de lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha, serão distribuídas mudas de árvores nativas e material informativo de educação ambiental.

A participação da Sema na Rua da Cidadania em Camaquã acontece por meio da Assessoria de Educação Ambiental, Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS). Conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Camaquã e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

O projeto Rua da Cidadania é uma ação de governo, coordenada pelo Comitê de Ação Solidária do Gabinete da Governadora. O objetivo é facilitar o acesso da população a diversos serviços, como confecção de documentos e solicitação de segunda via; educação ambiental, educação para saúde e para o trânsito e palestras informativas especiais para as mulheres.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.