Panorama
 
 
 

DOCUMENTAÇÃO DO SPI É INCLUÍDA NO REGISTRO REGIONAL DO PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

29 de outubro de 2008 - O Comitê Regional da América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo da UNESCO anunciou a decisão no último dia 17, em reunião na cidade de Nassau, nas Bahamas. Foram analisadas oito propostas, quatro delas encaminhadas pelo Brasil. Todos os projetos brasileiros foram aprovados para o Registro Regional, entre eles, o Fundo SPI – Serviço de Proteção aos Índios, custodiado pelo Museu do Índio/Funai.

O Fundo SPI traz registros de mais de 50 anos de atuação do Estado brasileiro junto aos grupos indígenas. Reúne documentos textuais, audiovisuais e etnográficos provenientes do trabalho desenvolvido por indigenistas do SPI no início do século passado. São 115.472 documentos textuais: 574.880 folhas, representados em 2.251 registros de base de dados. Mais os seguintes documentos iconográficos: 519 desenhos originais, 87 impressos aquarelados, 14.766 negativos fotográficos de 35 mm, 4.066 negativos fotográficos 6x6 cm, e 3.432 fotografias, além de 23 filmes cinematográficos de 35 mm e um de 16 mm. O material inclui também cerca de 300 documentos sonoros.

O Programa Memória do Mundo (MOW) é um projeto, iniciado em 1992, que tem como objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais que tenham valor de patrimônio da humanidade.Os outros acervos brasileiros que conquistaram em 2008 o Registro Regional no MOW foram: Fundo Carlos Chagas (Fiocruz), Arquivo Oscar Niemeyer (Fundação Oscar Niemeyer) e Carta de Abertura dos Portos (Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro). Os três foram indicados para candidaturas à nominação no Registro Internacional Memória do Mundo.

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Brasil busca parcerias internacionais para desenvolvimento de políticas indigenistas

28 de outubro de 2008 - Representantes dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) estiveram na cidade de Georgetown, na Guiana, entre os dias 24 e 26 de setembro, para a 1ª Reunião Regional de Autoridades Governamentais sobre Assuntos Indígenas. No encontro, ministros, representantes de Ministérios de Relações Exteriores e outros órgãos de governo da Bolívia, Brasil, Equador, Guiana, Perú, Suriname e Venezuela apresentaram e debateram políticas específicas para as populações indígenas que vivem no bioma amazônico.

A participação da Funai no evento recebeu destaque pelo avanço no desenvolvimento de políticas, no reconhecimento dos direitos constitucionais dos povos indígenas, inclusive a demarcação de terras tradicionais, e por sua diversidade sócio-cultural, da qual consta o maior número de referências de grupos isolados. A partir do encontro com os países membros da OTCA, a Funai busca ampliar o diálogo internacional para fortalecer o intercâmbio de experiências, informações e metodologias de trabalho com povos indígenas.

No encontro, os representantes dos países membros da OTCA recomendaram a realização de reuniões anuais entre autoridades governamentais, com a participação das comunidades indígenas integrantes da Coordenação de Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), para ações de desenvolvimento orientadas de acordo com seus interesses. A presença da Associação das Universidades Amazônicas também mereceu reconhecimento dos participantes da reunião, que valorizaram os esforços nacionais para geração de conhecimento e formação profissional dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais.

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Primeiras Conferências Locais e Regionais de Educação Escolar Indígena já tem data marcada.

30 de outubro de 2008 - A Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena definiu em reunião realizada nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília, que as primeiras Conferências Regionais de Educação Escolar Indígena serão a do Rio Negro no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), onde 98% da população é indígena e do Nordeste I,( Bahia, Alagoas e Sergipe). As conferências acontecerão no período de 16 a 19 de dezembro e iniciam o processo que desencadeará a Conferência Nacional prevista para setembro de 2009.

Para a Coordenadora Geral de Educação Maria Helena Fialho, representante titular do órgão indigenista na comissão, a Conferência Nacional de Educação é uma conquista e um marco histórico no contexto da educação escolar indígena. “Esta é uma reivindicação antiga para a Funai, que acompanha há mais de cinco anos essa exigência dos povos indígenas, reiterada em todos os momentos e espaços da discussão dessa temática”, analisa Maria Helena.

Mas a definição da realização da Conferência Nacional, que será confirmada em decreto a ser assinado pelo Ministro da Educação Fernando Hadad, é o primeiro momento dessa conquista. “No entanto, todos os atores envolvidos direta e indiretamente com essa pauta sabem dos desafios que serão enfrentados ao longo do processo de realização das Conferências Locais (comunidade educativa), as Regionais e a Nacional, mas também reconhecemos a importância e a necessidade de realizá-la”, enfatiza Maria Helena.

A Comissão Organizadora é composta por representantes e suplentes da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena: representante do Conselho Nacional de Educação, um representante da Comissão Nacional de Política Indigenista, representantes do Ministério da Educação; representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Educação (Consede), representante da Funai e um representante de Organizações não-Governamentais.

A Comissão Organizadora vai se reunir novamente em novembro para tratar de assuntos como o mapeamento das situações locais (parceiros e articulações), lançamento oficial e mobilização nacional, reunião técnica entre lideranças indígenas, equipe da Funai, Ong's e Comissão Nacional, Consed e Undime para capacitação e entrega de material. No mês de dezembro está agendada a primeira chamada para as Conferências das Comunidades Escolares e as primeiras Regionais.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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