Panorama
 
 
 

IBAMA DEFINE AÇÕES PARA PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

Teresópolis (24/10/2008 ) – O Ibama definiu em oficina realizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, as ações prioritárias do instituto para a proteção ao bioma Mata Atlântica. Foram definidas as prioridades de monitoramento e fiscalização ambiental no bioma, a partir de análise de dados de sensoriamento remoto, mapeamento do bioma elaborado pela ONG SOS Mata Atlântica e programações trazidas pelos representantes das superintendências do órgão nos estados onde há remanescentes da Mata Atlântica.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, avalia que as estratégias traçadas na oficina de planejamento são um passo importante na retomada do monitoramento e controle no bioma, “que serão importantes como um dos pilares fundamentais para o efetivo cumprimento da Lei da Mata Atlântica, aprovada após 14 anos de discussão no Congresso,contudo, o monitoramento e controle do bioma devem ocorrer em paralelo a um conjunto de outras ações para o fomento de práticas sustentáveis”.

Áreas prioritárias para a proteção do bioma foram escolhidas com base em dados de sensoriamento remoto fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe e no mapeamento feito pela SOS Mata Atlântica, levando em consideração cinco critérios: desmatamentos no bioma, tamanho dos polígonos detectados, proximidade de unidades de conservação, áreas de extrema importância para a biodiversidade e os remanescentes de Mata Atlântica.

Servidores do Ibama de 14 estados que possuem remanescentes do bioma e representantes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade - ICMBio, apresentaram suas ações prioritárias, relacionando custos operacionais, operações planejadas nas unidades de conservação.

e traçaram um plano integrado para desencadear as ações de controle, levando em conta as O planejamento foi tratado regionalmente durante as oficinas,o que possibilita que as Superintendências do Ibama nos estados se apóiem mutuamente nas ações para a proteção do bioma mais ameaçado do país. Serão realizadas operações de fiscalização ainda este ano, e também foram programadas as operações para 2009.

Durante o evento também foi discutido o grau de implementação das seis linhas programáticas do Plano Mata Atlântica, lançado em 2006 durante a 8ª Conferência das Partes das Nações Unidas-COP8, e as adaptações necessárias para avanços no plano, devido a entre outros fatores, a criação do ICMBio.

Além das ações voltadas para o monitoramento, vigilância e controle no bioma, forma discutidas a necessidade de consolidar as unidades de conservação existentes e ações voltadas para a educação ambiental, com a possibilidade da elaboração de campanha específica para a Mata Atlântica.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama ressaltou que acordos de cooperação devem ser firmados com os órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - Sisnama, para que as atribuições fiquem mais claras e de acordo com os objetivos de cada instituição. Segundo Montiel, “a participação dos outros integrantes do Sisnama é fundamental para as ações de proteção ao bioma Mata Atlântica.”

Montiel também destacou a importância de um acordo a ser firmado durante a Semana da Mata Atlântica, que deve ocorrer no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 22 de novembro, que irá viabilizar a cooperação de organizações da sociedade civil, como a ONG SOS Mata Atlântica que já atua no monitoramento e vigilância do bioma, que poderão dar apoio às ações do órgão fiscalizador.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama

+ Mais

Lançado Atlas de Unidades de Conservação do Amapá

Macapá (31/10/2008) – Acontece hoje, 31, o lançamento do Atlas das Unidades de Conservação do Estado do Amapá, a partir das 19 horas, na Fortaleza de São José de Macapá, em Macapá (AP). O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Amapá, em parceria com as instituições públicas que atuam na área ambiental, entre as quais o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O atlas tem o objetivo de resgatar e informar a importância das unidades de conservação como espaços fundamentais para a proteção do patrimônio natural e cultural existente em território amapaense, em uma ampla abordagem sobre o conceito de áreas protegidas no Brasil e no mundo, e reúne informações relevantes a respeito do potencial de sustentabilidade do Estado, enfocando as 19 unidades de conservação existentes no Amapá, entre as quais os Parques Nacionais do Cabo Orange e Montanhas do Tumucumaque, a Reserva Biológica do Lago Piratuba, as Estações Ecológica Maracá-Jipioca e do Jarí, a Floresta Nacional do Amapá, a Reserva Extrativista do Rio Cajari, e cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que constituem unidades de conservação federais e representam aproximadamente 42% do percentual de áreas protegidas no Estado.

A publicação é primeira do gênero a ser lançada no Amapá e resulta da ampla colaboração e envolvimento de servidores do Ibama e ICMBio, servidores estaduais, pesquisadores e colaboradores, na organização e composição das informações, revisão técnica, assistência de pesquisa e cessão de fotografias que ilustram o atlas. Os organizadores pretendem distribuir para universidades, faculdades, bibliotecas e realizar uma ampla divulgação em escolas. O atlas será ainda disponibilizado em versão digital, para acesso publico e pesquisas.
Patrícia Sullivan
Ascom/Ibama/AP

+ Mais

Prevfogo/Ibama combate incêndios na região de Imperatriz-MA

Brasília (28/10/2008) – O Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Prevfogo/Ibama, deslocou no sábado (25), 88 brigadistas do Prevfogo lotados nas unidades de conservação federais em Brasília e voluntários, para combater incêndios na região de Imperatriz-MA. A atuação do Prevfogo/Ibama foi solicitada na tarde de sexta-feira (24), pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, o deslocamento dos 88 brigadistas de Brasília para Imperatriz “é fruto de um monitoramento eficaz, que resultou na rápida resposta do Governo Federal” a uma situação grave, resultado do uso inadequado do fogo.

O transporte dos voluntários e brigadistas do Prevfogo/Ibama de Brasília para Imperatriz foi feito em aviões da Força Aérea Brasileira, e a logística necessária à atuação das brigadas está sendo providenciada pelo Exército.

Os brigadistas já estão atuando nos municípios de Açailândia, Barra do Corda e Grajaú. Cada equipe em campo conta com 15 brigadistas. O coordenador nacional do Prevfogo/Ibama, Elmo Monteiro, afirma que com base nas informações recebidas até o momento, “a avaliação é de que os incêndios serão controlados nos próximos dias, com a ação dos brigadistas”.

Em relatório sobre a operação no Maranhão, a coordenação do combate ao fogo no local informa que em sobrevôos realizados em Imperatriz, Açailândia, Grajaú e na Reserva Biológica de Gurupi, constataram incêndios em áreas agropastoris devido a queimadas, e em algumas áreas florestais.

Segundo o relatório, os sobrevôos nas áreas onde existem focos são essenciais no planejamento e no apoio ao pessoal envolvido no combate aos incêndios, a utilização do helicóptero do Ibama também é necessária para transporte de equipamentos e material necessário à ação e eventuais resgates de brigadistas.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.