Panorama
 
 
 

MINC ANUNCIA PLANO DE PROTEÇÃO ÀS CAVERNAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2008

30/10/2008 - Paulenir Constâncio - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta quinta-feira (30) que o governo vai lançar, no ano que vem, um plano nacional de proteção para as cavernas. O anúncio foi feito em reunião no Ministério, da qual participaram vários representantes de ONGs ligadas à proteção da Mata Atlântica e da zona costeira. A medida é uma resposta do governo diante das críticas à proposta de edição de um decreto presidencial permitindo a exploração das cavernas por mineradoras.

Minc lembrou a situação de abandono do patrimônio espeleológico brasileiro. "Tem duzentas mil cavernas, 199 mil não têm qualquer tipo de proteção", exemplificou. Para ele, a atual legislação sob a qual "não pode nada", acaba por "permitir tudo". Ele considera injustificadas as críticas de alguns setores da sociedade ao anúncio da regulamentação da questão.

Em discussão pela frente parlamentar ambientalista e representantes da sociedade civil há mais de três anos, as cavernas serão objetos de um estudo de prioridades apontando para sua proteção realista. Minc afirmou que a partir do Plano serão estabelecidas "estratégia, prioridades e recursos". O objetivo é fazer com que o problema deixe de ser apenas objeto de reuniões técnicas e passe a ser tratado como política pública de proteção efetiva. Ele disse que não haverá mais atrasos nessa questão.

A resposta do governo, para dar agilidade ao processo, foi optar por editar um decreto regulamentando a exploração de cavernas, pois esta é uma medida legislativa que só depende de sanção presidencial. Para ele, o "Ministério do Meio Ambiente não concorda com as alegações" dos setores que vêm criticando a medida da Casa Civil, garantindo que o MMA está atento ao problema, em busca de soluções concretas.

Conama aprecia resolução sobre nova fase do Proconve

28/10/2008 - O Conama se reúne extraordinariamente nesta quinta-feira (30), em Brasília, para apreciar a proposta de resolução que estabelece novo prazo para o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) para veículos pesados novos (P-7), e também a resolução que simplifica o licenciamento ambiental para aterros sanitários.

A proposta que dispõe sobre a nova fase de exigência do Proconve para veículos pesados novos (P-7) foi apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente e amplamente debatida nas Câmaras Técnicas de Controle e Qualidade Ambiental e de Assuntos Jurídicos do Conselho.

A proposta determina a adoção do diesel S-10, a partir de 2012, no abastecimento da frota de veículos pesados (ônibus e caminhões) em circulação no Brasil. A expectativa é que com a implementação dessa nova fase do Proconve haja redução significativa das emissões.

Na ordem do dia, a segunda matéria a ser apreciada trata da revisão da Resolução nº 308/02, de licenciamento simplificado para aterros sanitários de pequeno porte. O texto define os critérios e as diretrizes necessárias para viabilizar a correta destinação de resíduos urbanos em aterros sanitários com capacidade de até 20 ton/dia, com a possibilidade de dispensa do EIA/Rima. Essa matéria teve pedido de vista na 91ª plenária pelas entidades da sociedade civil Grupo Ecológico Rio das Contas (Gerc) e da Bicuda Ecológica, que deverão apresentar emendas.

A reunião será realizada das 9 às 13 e das 14 às 19 horas, no auditório da sede do Ibama (Setor de Clubes Esportivos Norte SCEN, trecho 2), Brasília/DF.
Fonte: Conama

+ Mais

MMA lança Mapa das UCs e terras indígenas da Caatinga

24/10/2008 - O Ministério do Meio Ambiente lançará, na próxima quarta-feira (29), o Mapa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas da Caatinga e a publicação Caatinga: conhecimentos, descobertas e sugestões para um Bioma brasileiro, frutos de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC).

Promovido pelo Núcleo do Bioma Caatinga, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, o evento contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Cecília Wey de Brito, que farão o lançamento das publicações em cerimônia no Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios.

Na oportunidade também será firmado, entre MMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e TNC um Plano de Ação que visa promover a criação e a consolidação de unidades de conservação na Caatinga, a seleção de áreas prioritárias à conservação da Caatinga e elaboração da lista das regiões onde serão efetuados estudos até dezembro de 2010.

Exclusivamente brasileira e principal bioma da região Nordeste, a Caatinga ocupa mais de 10% do território nacional e é considerada o bioma semi-árido mais rico do mundo em biodiversidade. Contudo, apenas 1% de sua área está protegida por unidades de conservação de proteção integral. As medidas anunciadas no evento têm como objetivo promover o aumento da área protegida do bioma.

Publicações - O Mapa de Unidades de Conservação e Terras Indígenas do Bioma Caatinga disponibiliza informações sobre áreas protegidas de forma a apoiar ações que conduzam à conservação dos recursos naturais e à valorização da diversidade cultural. É possível visualizar as lacunas de conservação, que mostram a necessidade da busca por um melhor planejamento da paisagem.

A publicação Caatinga: conhecimentos, descobertas e sugestões para um Bioma brasileiro é uma reedição digital de sete obras sobre o Bioma Caatinga, que, além do Mapa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas do Bioma Catinga, inclui os seguintes estudos: atualização das Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira; Análise das Variações da Biodiversidade do Bioma Caatinga: Suporte a Estratégias Regionais de Conservação; Biodiversidade da Caatinga: Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação; Ecologia e Conservação da Caatinga; Ecorregiões propostas para o bioma Caatinga; Reserva Serra das Almas: lições e desafios de um modelo de conservação; e, por fim, o Mapa da Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros.

Também serão lançadas três publicações do projeto Demostração de Manejo Integrado de Ecossistemas e de Bacias Hidrográficas no Bioma Caatinga, executado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente - GEF. As publicações estão relacionadas com atividades estratégicas como a geração de informações para tomadores de decisão e a capacitação de instituições e produtores para o manejo sustentável da Caatinga. O Projeto GEF/Caatinga tem como objetivo principal promover o uso sustentável de produtos madeireiros e não-madeiros, apoiando atividades de manejo da Caatinga para diversos fins e também a comercialização de produtos elaborados em bases sustentáveis por comunidades da Caatinga. As publicações a serem lançadas são:

- Guia Técnico Volume I - Manejo Sustentável dos Recursos Florestais da Caatinga;
- Guia Técnico Volume II - Guia de Sementes Florestais: Colheita, Beneficiamento e Armazenamento;
- Revista Estatística Florestal da Caatinga.

+ Mais

Evento em São Paulo mostra produtos da Amazônia e da Caatinga

24/10/2008 - A Sala Andes Amazônia, instalada em um dos espaços da BioFach América Latina, evento que ocorre paralelo à Exposustentat 2008, em São Paulo, reúne 56 entidades e associações da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru que exibem seus produtos resultado do trabalho de mais de 3,5 mil famílias de ribeirinhos, indígenas, agricultores e povos e comunidades tradicionais dos cinco países.

A Sala Andes Amazônia é uma realização da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), do Ministério do Meio Ambiente, da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), dos Programas Nacionais de Biocomércio da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, da Comunidade Andina (CAN) e da Cooperação Técnica Alemã (GTZ).

O espaço é uma plataforma para a promoção do desenvolvimento sustentável andino-amazônico e representa a sociobiodiversidade produtiva ligada às culturas, tradições, saberes, aromas e sabores da região. Nesta edição, a sala foi dividida em três setores: biodiversidade para a alimentação, saúde e bem-estar; biodiversidade para a beleza; e biodiversidade para o ornamento e a moda.

Entre os produtos exibidos, encontram-se: óleos essenciais, sabonetes, palmito de pupunha, castanha, geléias, guaraná, quinua, amaranto, cacau, artesanatos de fibras vegetais de arumã, tucumã, biojóias, objetos e instrumentos musicais com madeira certificada da Amazônia. As formas de produção e extrativismo das organizações e empresas participantes são sustentáveis, com o objetivo de conservar os recursos naturais.

A BioFach América Latina é o maior evento mundial de divulgação e venda de produtos orgânicos e sustentáveis certificados. No evento há um espaço também dedicado aos produtos da sociobiodiversidade do bioma Caatinga.
A feira ocorre até este sábado (25), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

+ Mais

MMA promove em São Paulo VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação

24/10/2008 - O Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo e outros parceiros, promove, de 28 a 30 de outubro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação.

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, representará o ministro Carlos Minc na abertura do evento, prevista para as 10h. Mais de 650 participantes são esperados nos três dias de debates.

No encontro, o MMA apresentará um documento produzido pelo Departamento de Educação Ambiental com o apoio de 60 especialistas que sistematiza ações e lança propostas para a aplicação do conceito na área socioambiental estimulando políticas públicas.

O VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação se propõe discutir o tema meio ambiente , colocando-o em debate entre comunicadores, educadores e especialistas na área, num esforço conjunto de um grupo de instituições, unindo universidade, setor público, setor privado e terceiro setor.

O propósito é socializar as reflexões e experiências no campo da educomunicação socioambiental e refletir sobre os desafios que o meio ambiente e sua preservação apresentam para a mídia, para o ensino e para as práticas das organizações sociais.

São realizadores do simpósio em parceria com o MMA, o Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, o Serviço Social do Comércio e o Canal Futura. A programação do evento está disponível no endereço eletrônico: http://simposioeducom.blogspot.com

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.