Panorama
 
 
 

TÉCNICOS DA FEPAM E CRPM ENTREGAM PUBLICAÇÃO AO SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2008

(30/10/2008) - Francisco Simões Pires (último a direita) recebe o estudo elaborado pelos técnicos da Fepam e da CRPM - O secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires, recebeu nesta quinta-feira (30), em seu gabinete, o trabalho intitulado “Mercúrio Antrópico e Outros Elementos em Drenagens Associadas às Minerações Auríferas em Lavras do Sul”, uma publicação resultante de convênio de cooperação técnica entre a Secretaria do Meio Ambiente, Fepam e a Companhia de Recursos Minerais (CPRM), com resultados na área ambiental, saúde e técnico-científica.

O trabalho, coordenado pelo geólogo Carlos Antônio Grazia, da CPRM, teve a participação da geóloga da Fepam, Maria Heloisa D. Pestana. O Projeto integra o Programa Nacional de Geoquímica Ambiental e Geologia Médica - PGAGEM - do Serviço Geológico do Brasil.

Para Francisco Simões Pires, o trabalho qualifica a gestão ambiental e pode ser o embrião de um programa de Estado que pesquisar e estudar áreas degradadas, podendo ampliar a parceria com a CPRM visando a formação de um banco de dados.

A diretora técnica da Fepam, Maria Elisa Santos Rosa afirmou que a fundação se sente honrada com a produção de um documento consolidando a amizade e parceria entre as duas instituições.

O trabalho foca a amostragem em baixa densidade de sedimentos de corrente, solos, águas superficiais e de consumo e respectivas análises para o conhecimento das variações das concentrações dos elementos químicos na superfície do território brasileiro. Inicialmente, o programa avaliou áreas com passivos ambientais gerados por contaminações antrópicas. E seus efeitos na saúde humana.

O trabalho estará disponível integralmente nos sites da CPRM (www.crpm.gov.br) e da Fepam (www.fepam.rs.gov.br) .Os dados brutos gerados, referentes aos 51 elementos analisados, poderão alimentar bancos de dados institucionais.

Também participaram o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da CPRM, José Leonardo Andriotti; o chefe do Departamento de Qualidade Ambiental, Manoel Eduardo de Miranda Marcos; a geógrafa Nina Rosa e o geólogo Nilo Sérgio Fernandes Barbosa. ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Fepam muda para meio eletrônico o licenciamento de transporte de produtos ou resíduos perigosos

(29/10/2008) - A Fepam já começou o processo de licenciamento do Transporte de Produtos ou Resíduos Perigosos por meio de sistema eletrônico, via Internet. O licenciamento, realizado pelo Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) permite o acesso ao novo sistema somente pelo responsável técnico da empresa.

A partir de 30 de março de 2009 não serão mais protocolados na Fepam processos em meio físico (papel) para o ramo de fontes móveis de poluição ou transporte de produtos ou resíduos perigosos. Uma vez iniciado o processo em meio eletrônico, não serão mais aceitos processos físicos (papel) para a transportadora.

Para acessar o sistema, apenas o responsável técnico da empresa (engenheiro químico ou químico) poderão fazer a solicitação de licenciamento. Este profissional deverá se cadastrar no site da Fepam, no seguinte endereço:
http://eta.fepam.rs.gov.br:81/cargasperigosas. O cadastramento somente poderá ser feito após o responsável técnico obter a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo respectivo Conselho Profissional.

Os Responsáveis Técnicos que se cadastrarem, sem se vincular (via ART) a alguma transportadora, terão seu cadastro cancelado em 60 (sessenta) dias.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Fepam e CPRM lançam publicação técnica sobre mineração em Lavras do Sul

(28/10/2008) - Nesta quinta-feira (30), às 09h30, o secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires recebe em seu gabinete os resultados do “Projeto Mercúrio Antrópico e Outros Elementos em Drenagens Associadas às Minerações Auríferas em Lavras do Sul”, uma publicação resultante de convênio de cooperação técnica entre a Fepam e a Companhia de Recursos Minerais (CPRM).

O trabalho, coordenado pelo geólogo Carlos Antônio Grazia, da CPRM, teve a participação da geóloga da Fepam, Maria Heloisa D. Pestana.

O Projeto integra o Programa Nacional de Geoquímica Ambiental e Geologia Médica - PGAGEM - do Serviço Geológico do Brasil

O objetivo foi o da amostragem em baixa densidade de sedimentos de corrente, solos, águas superficiais e de consumo e respectivas análises para o conhecimento das variações das concentrações dos elementos químicos na superfície do território brasileiro. Inicialmente, o programa focou a avaliação de áreas com passivos ambientais gerados por contaminações antrópicas.

O trabalho estará disponível integralmente nos sites da CPRM e da FEPAM. Os dados brutos gerados, referentes aos 51 elementos analisados, poderão alimentar bancos de dados institucionais.

Também participam do lançamento a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini; a diretora técnica, Maria Elisa Santos Rosa e representantes da CPRM.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

NOTA OFICIAL do Secretário do Meio Ambiente em exercício sobre Guarda-Parques

(24/10/2008) - Em razão das notícias veiculadas por órgãos de Imprensa sobre fatos envolvendo servidores da Secretaria do Meio Ambiente acerca de alegado assédio moral, os seguintes esclarecimentos se impõem:

a) o conhecimento dos fatos, áudios e afirmações vieram através dos órgãos de Imprensa;
b) foram solicitadas as gravações dos programas e aquela que deu origem para conhecimento completo e adoção de medidas administrativas;
c) a coleta destas informações é necessária para a deflagração de procedimento disciplinar que se impõe para apuração dos fatos no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente;
d) o gestor público tem o compromisso com a qualidade da gestão pessoal, com a criação de espaço democrático de discussão dos problemas internos e suas correções;
e) não há tolerância às práticas que subvertem o cumprimento dos deveres legais dos servidores;
f) não há qualquer ato da administração superior para afastar qualquer servidor das atividades-fins aos quais exercem;
g) a Secretaria do Meio Ambiente do Estado manteve aberto diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – SINDSEPERS visando a assegurar tranqüilidade e garantias no desenvolvimento das atividades dos Guarda-Parques;
h) já estão sendo tomadas medidas administrativas para oportunizar a categoria de Guarda-Parques as melhores condições de trabalho, almejando-se atingir as ideais.

As decisões serão tomadas com absoluto cumprimento de regras impostas ao Administrador Público como se exige no Estado Democrático de Direito.
Francisco Luiz da Rocha Simões Pires
Secretário de Estado do Meio Ambiente em exercício
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Guarda-parques terão curso de qualificação pela Brigada Militar

(24/10/2008) - O secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires reuniu-se nesta sexta-feira (24) com o diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, cel Sergio Pastl, com quem tratou sobre os cursos de qualificação dos guarda-parques que atuam nas Unidades de Conservação (UCs) da Secretaria, informando todas as atribuições e atividades exercidas por estes profissionais.

Conforme, o secretário em exercício, será elaborado projeto com o objetivo de celebrar acordo entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Pública. O cel Pastl espera que até a metade da próxima semana tudo já esteja definido e organizado.

Conforme o cel, a Brigada Militar pode dispor de um curso abrangendo as seguintes disciplinas: fundamentos de Direito Penal, qualificação técnica de abordagem, qualificação de tiro prático policial e manuseio de armamento e combate a incêndio.

Francisco Simões Pires afirma que a Secretaria do Meio Ambiente, contando com a absoluta parceria e colaboração da Secretaria da Segurança Pública, em especial com o Departamento de Ensino da BM, vai suprir a carência em relação a estes servidores. “A idéia é que possamos estabelecer pactuação para que o termo de cooperação entre as duas pastas possa se estender por cinco anos, prevendo sistemáticas atualizações”, finalizou.

Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPIs), iniciou-se entendimento no sentido de que os mesmos deverão corresponder aos utilizados pela BM. O assunto será tratado junto ao Departamento de Material e Intendência da Brigada Militar.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.